Questões de Serviço Social do ano 2020

Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação à solidariedade e ao respeito crítico descritos na publicação O Código de Ética Comentado do Serviço Social, as relações profissionais, seja com colegas, com outros profissionais ou com usuários, não são pautadas pelo seguinte princípio e valor:

    A) Autonomia.

    B) Não discriminação.

    C) Não autoritarismo.

    D) Supremacia do saber profissional do Serviço Social.

Considerando que, como resultado das determinações constitucionais de 1988 e suas regulamentações, a proteção social no Brasil sofreu significativas alterações, assinale a alternativa incorreta.

    A) Houve a instituição da Seguridade Social como sistema básico de proteção social, articulando e integrando as políticas de seguro social, assistência social e educação.

    B) Houve o reconhecimento da Assistência Social como política pública, instituindo o direito de acesso aos serviços pelas populações necessitadas e o direito a uma renda de solidariedade aos idosos e portadores de deficiência em situação de extrema pobreza.

    C) Houve o reconhecimento do seguro-desemprego como direito social do trabalhador a uma provisão temporária de renda em situação de perda circunstancial de emprego.

    D) Houve a extensão dos direitos previdenciários, com o estabelecimento do salário-mínimo como valor mínimo e garantia de irredutibilidade dos benefícios.

As seguintes funções da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) foram descritas por Aldaíza Sposati no texto Modelo brasileiro de proteção social não contributiva: concepções fundantes. Com base nesse texto, analise as seguintes afirmativas:


I. A vigilância social é a capacidade de detectar e monitorar as ocorrências de vulnerabilidade e fragilidade que possam causar a desproteção, além da ocorrência de riscos e vitimizações.


II. A defesa de direitos trata-se de uma preocupação com os procedimentos dos serviços no alcance de direitos socioassistenciais e na criação de espaços de defesa para além dos conselhos de gestão da política.


III. A proteção social inclui a rede horizontal de serviços e benefícios.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

    A) II, apenas.

    B) II e III, apenas.

    C) III, apenas.

    D) I e II, apenas.

No que diz respeito aos movimentos específicos efetuados pelo conjunto CFESS / CRESS pela instituição e consolidação da Assistência Social como política pública, descritos nos Parâmetros para Atuação dos Assistentes Sociais na Política de Assistência Social, é incorreto afirmar:

    A) Durante a Constituinte (1987-1988), o CFESS participou ativamente nas subcomissões e Comissão da Ordem Social, sendo um ardoroso defensor da Seguridade Social como amplo sistema de proteção social, que deveria incluir a Assistência Social.

    B) O Conjunto CFESS / CRESS participou ativamente dos processos de discussão e debates para elaboração da PNAS, da NOB / SUAS e da NOB / RH, tendo elaborado e encaminhado ao CNAS diversas sugestões para a NOB / RH, das quais muitas foram incluídas no documento final.

    C) Após a aprovação da LOAS, o CFESS continuou lutando arduamente para sua implementação: interpôs ação judicial para que o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) fosse instituído em 1994.

    D) O Conjunto CFESS / CRESS apoiou o veto do então presidente Collor ao primeiro Projeto de LOAS e articulou a elaboração e apresentação ao Congresso de um amplo e alargado Projeto de Lei de Assistência Social.

No artigo Política social e trabalho familiar: questões emergentes no debate contemporâneo, sua autora afirma que “o caráter familista da política social vem se efetivando e se reforçando em vários níveis e tem se refletido em especial no campo da oferta dos serviços sociais”.
Segundo a autora, é incorreto afirmar que isso tem se realizado basicamente por meio de:

    A) insuficiência / ausência de serviços, especialmente públicos / estatais de caráter universal.

    B) forte investimento de recursos em subsídios à oferta de serviços por entidades governamentais.

    C) forte investimento de recursos em subsídios à oferta de serviços que tendem a ser focalizados, seletivos, precários e normalizantes.

    D) incorporação das famílias no cotidiano dos serviços ofertados.

O Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico – é um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, sendo utilizado para seleção de beneficiários e integração de programas sociais do Governo Federal voltados para esse público.


Nesse contexto, analise os itens a seguir.


São consideradas famílias de baixa renda as famílias

I. com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo.

II. com renda familiar mensal per capita de um salário mínimo.

III. que possuem renda familiar mensal de até três salários mínimos.

IV. que possuem renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio.


Estão corretos os itens

    A) II e IV, apenas.

    B) I e III, apenas.

    C) II e III, apenas.

    D) I, II, III e IV.

Considerando os objetivos da Agenda de Trabalho do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único de “aumentar o acompanhamento familiar”, no tocante à área de Assistência Social – Proteção Básica, é uma meta a ser alcançada:

    A) Registrar o acompanhamento da frequência escolar de pelo menos 90% das crianças e adolescentes.

    B) Registrar o acompanhamento da agenda de saúde de pelo menos 90% das famílias com perfil saúde.

    C) Atualizar pelo menos 80% dos cadastros das famílias participantes do Programa.

    D) Realizar no mínimo 60% de acompanhamento de famílias em fase de suspensão registrado no Sicon.

A Rede Cadastro Único, trabalho de articulação desenvolvido pelo Ministério da Cidadania, foi premiada no concurso de inovação no setor público promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O prêmio reconheceu a importância do projeto, criado para promover a troca de experiências, coordenar ações de programas sociais e incentivar o uso adequado das informações cadastrais para beneficiar a população de baixa renda.


Disponível em:<http://mds.gov.br/area-de-imprensa/

noticias/2019/novembro/ ministerio-da-cidadania-recebe

premio-de-inovacao-no-combate-a-pobreza-no-brasil> .

Acesso em: 06 nov. 2019.




Analise os itens a seguir.


I. Trabalho em rede na intersetorialidade de políticas voltadas para a diminuição da pobreza.

II. Apoio mútuo entre os diferentes programas para aprimoramento do combate à pobreza e do cuidado com a população vulnerável.

III. Interação e compartilhamento de informações por meio do portal, e reuniões presenciais envolvendo a participação de gestores e técnicos de 26 políticas e programas.

IV. Utilização da base de dados do Cadastro Único para elaboração e promoção de políticas públicas voltadas à população de baixa renda. São fatores-chave para o desempenho favorável da Rede Cadastro Único


São fatores-chave para o desempenho favorável da Rede Cadastro Único

    A) II e IV, apenas.

    B) I e III, apenas.

    C) II e III, apenas.

    D) I, II, III e IV, apenas.

Considere que Dona Cleusa procurou o CRAS para orientação em relação à situação de sua filha de 15 anos de idade, que está grávida, para cadastrá-la no Programa Bolsa Família.


Dado que os pilares do Programa Bolsa Família são a transferência de renda, as condicionalidades e os programas complementares, para que a filha de Dona Cleusa possa participar do programa, ela deverá atender aos seguintes critérios, exceto:

    A) Fazer o acompanhamento pré-natal em uma Unidade Básica de Saúde.

    B) Portar o cartão da gestante, ao comparecer às consultas na Unidade básica de saúde.

    C) Participar de atividades educativas sobre aleitamento materno e alimentação saudável.

    D) Receber o Benefício Variável da Gestante (BVG) desde o início da gestação.

Considere que a família de D. Maria foi procurada pela equipe do Cadastro Único para a renovação do Programa Bolsa Família e não foi encontrada. Quando a equipe procurou por ela na vizinhança, foi informada de que a senhora havia se mudado já fazia mais de quatro anos. Foram feitas outras tentativas de localizar a família de D. Maria para a revalidação do Programa, mas sem sucesso.


Nesse contexto, com relação ao procedimento para a atualização do cadastro dessa família na base do Cadastro Único, é correto afirmar:

    A) A família deverá ser procurada até ser encontrada para se fazer o devido recadastramento pelo gestor municipal do Cadastro Único.

    B) A família terá seu cadastro cancelado pelo gestor municipal do Cadastro Único no município de destino.

    C) Será feita a exclusão do cadastro da família pelo gestor no município de origem, uma vez que as informações não foram revalidadas nesse período.

    D) Será feita a exclusão do cadastro pelo gestor municipal do Cadastro Único no município de destino no qual a família foi encaminhada.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...