Questões de Serviço Social do ano 2020

Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No texto Desigualdade, pobreza e Serviço Social, José Paulo Netto afirma: “ao contrário do que sustentam alguns ideólogos, não estamos diante de uma ‘nova’ questão social – entendo que estamos confrontados com novas expressões da questão social.” Nesse contexto, o autor apresenta como novas problemáticas algumas situações que antes não eram socialmente reconhecidas como significativas, mas que adquiriram magnitude.


Assinale a alternativa que não representa uma dessas novas problemáticas apontadas pelo autor.

    A) Violência campesina.

    B) Migrações involuntárias.

    C) Conflitos étnicos e culturais.

    D) Opressão / exploração nas relações de gênero.

Em seu texto Reflexões sobre o Serviço Social e o projeto ético-político profissional, a autora Maria Lúcia Martinelli afirma que o projeto ético-político que se tem hoje no âmbito do Serviço Social, cuja base de sustentação é a teoria social marxista, é uma construção coletiva.


Dessa construção não participaram os seguintes sujeitos:

    A) Profissionais de campo.

    B) Estudantes de Serviço Social.

    C) Usuários das políticas sociais.

    D) Pesquisadores.

Segundo o texto Fundamentos históricos e teóricometodológicos do Serviço Social, de Maria Carmelita Yazbek, são vertentes de análise que emergiram no bojo do movimento de reconceituação, exceto:

    A) Vertente modernizadora, caracterizada pela incorporação de abordagens funcionalistas, estruturalistas e sistêmicas.

    B) Vertente inspirada na fenomenologia, que emerge como metodologia dialógica.

    C) Vertente do pensamento tomista, que orientou a profissão para a compreensão da sociedade como união dos homens para a realização do bem comum.

    D) Vertente marxista, que remete a profissão à consciência de sua inserção na sociedade de classes.

De acordo com os Parâmetros Para Atuação dos Assistentes Sociais na Política de Saúde, analise as seguintes afirmativas quanto a uma atuação competente e crítica do Serviço Social na área de saúde.



I. O assistente social deve conhecer as condições de vida e trabalho dos usuários, bem como os determinantes sociais que interferem no processo saúde–doença.


II. O assistente social deve estimular a intersetorialidade, tendo em vista realizar ações que fortaleçam a articulação entre as políticas de seguridade social, superando a fragmentação dos serviços e do atendimento às necessidades sociais.


III. O assistente social deve facilitar o acesso de todo e qualquer usuário aos serviços de saúde da instituição e da rede de serviços e direitos sociais, bem como de forma compromissada e criativa não se submeter à operacionalização de seu trabalho e aos rearranjos propostos pelos governos, que descaracterizam a proposta original do SUS de direito contida no projeto de Reforma Sanitária.



Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

    A) II e III, apenas.

    B) I, II e III.

    C) I e II, apenas.

    D) III, apenas.

Considerando o texto As dimensões ético-políticas e teórico-metodológicas no Serviço Social contemporâneo, de Marilda Iamamoto, analise as seguintes afirmativas sobre o Serviço Social.


I. Situa-se no processo de reprodução das relações sociais como uma atividade principal no exercício do controle social e da ideologia.

II. Intervém na criação de condições favorecedoras da reprodução da força de trabalho.

III. Contribui para a reprodução das contradições que caracterizam a sociedade capitalista.

IV. Participa no processo de produção e reprodução das relações sociais.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

    A) I, apenas.

    B) I, III e IV apenas.

    C) II, apenas.

    D) I, II, III e IV.

No texto Sistematização, planejamento e avaliação das ações dos assistentes sociais no campo da saúde, as autoras afirmam que os processos socioassistenciais correspondem ao conjunto de ações profissionais desenvolvidas no âmbito da ação direta com os usuários nos diferentes níveis de complexidade nos serviços de saúde, a partir de demandas singulares.


Sobre os processos socioassistenciais, considere as seguintes ações:


I. Ações periciais;


II. Ações socioemergenciais;


III. Ações socioterapêuticas;


IV. Ações socioeducativas.


De acordo com as autoras, é(são) ação(ões) profissional(is) correspondente(s) aos processos socioassistenciais

    A) IV, apenas.

    B) III e IV, apenas.

    C) II e III, apenas.

    D) I, II, III IV.

De acordo como o artigo A intersetorialidade enquanto estratégia profissional do serviço social na saúde, é incorreto afirmar que a

    A) intersetorialidade é entendida como articulação de saberes e experiências no planejamento, realização e avaliação de ações, com o objetivo de alcançar resultados integrados em situações complexas.

    B) intersetorialidade, entendida como articulação de saberes e experiências, visa promover um impacto positivo nas condições de vida da população, num movimento de reversão da inclusão social.

    C) intersetorialidade diz respeito ao atendimento das necessidades e expectativas dos cidadãos de forma sinérgica e integrada.

    D) articulação da descentralização com a intersetorialidade constitui um novo paradigma orientador da modelagem de gestão pública.

De acordo com a Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993, não compete ao Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), na qualidade de órgão normativo de grau superior, a seguinte atribuição:

    A) Prestar assessoria técnico-consultiva aos organismos públicos ou privados, em matéria de Assistência Social.

    B) Estabelecer os sistemas de registro dos profissionais habilitados.

    C) Funcionar como Tribunal Superior de Ética Profissional.

    D) Julgar, em última instância, os recursos contra as sanções impostas pelos CRESS.

Segundo a publicação O Controle Social e a Consolidação do Estado Democrático de Direito, do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), são propostas para fortalecimento dos Conselhos nas mais diversas políticas públicas, exceto:

    A) Estabelecimento de canais de interlocução dos Conselhos com a sociedade.

    B) Constituição de assessoria aos Conselhos escolhida pelo Estado.

    C) Retorno constante e permanente dos conselheiros às suas bases.

    D) Consolidação de meios eficazes para articular a sociedade civil, envolvendo diversas entidades.

Segundo Yolanda Guerra, no texto “A dimensão investigativa no exercício profissional”, há a necessidade de formar profissionais capazes de desvendar as dimensões constitutivas da chamada Questão Social. A fim de identificar e construir estratégias que venham a orientar e instrumentalizar a ação profissional, permitindo não apenas o atendimento das demandas imediatas e/ou consolidadas, mas sua reconstrução crítica, o que se dá através da(s):

    A) Ampliação do patrimônio intelectual e bibliográfico da profissão.

    B) Tradição marxista.

    C) Múltiplas mediações.

    D) Pesquisa.

    E) Ampliação dos saberes interventivos e procedimentais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...