Questões de Serviço Social do ano 2020

Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) se configura como porta de entrada para os usuários e como unidade de referência para os serviços das demais políticas públicas no seu território de abrangência.


Considerando as funções da rede socioassistencial, analise as afirmativas a seguir.

I. O CRAS é a unidade efetivadora da referência e contrarreferência do usuário na rede socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

II. Devem ser acordados entre as organizações que compõem a rede e a coordenação do CRAS, os critérios de acesso dos usuários, seu desligamento do serviço e os objetivos a serem cumpridos.

III. A gestão da proteção básica assegura que a ação com a família, exercida por meio do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), seja o eixo em torno do qual os serviços locais se organizam e que os encaminhamentos feitos pelo CRAS tenham efetividade e resolutividade.

IV. O CRAS deve contribuir para potencializar a ação do Estado em territórios de pobreza, violência ou mesmo com acesso dificultado aos serviços públicos.


Estão corretas as afirmativas

    A) II e IV, apenas.

    B) I e III, apenas.

    C) II e III, apenas

    D) I, II, III e IV.

Diversos programas e benefícios sociais do Governo Federal utilizam o Cadastro Único como base para seleção das famílias.


Uma vez cadastradas, essas famílias não poderão fazer parte do

    A) Programa Bolsa Família.

    B) Programa Minha Casa, Minha Vida.

    C) Programa Jovem Aprendiz.

    D) Programa Pro-Jovem Adolescente.

De acordo com o Ministério da Cidadania, as condicionalidades são compromissos assumidos tanto pelas famílias beneficiárias quanto pelo poder público para reforçar o acesso dessas famílias a seus direitos sociais básicos, principalmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.


Nesse contexto, são consideradas condicionalidades, exceto:

    A) Frequência escolar mensal mínima de 85% para beneficiários e beneficiárias de seis a 15 anos de idade.

    B) Frequência escolar mensal mínima de 75% para os adolescentes que recebem o Benefício Variável (BVJ) vinculado ao adolescente.

    C) Formação técnica dos adolescentes, possibilitando a conquista de emprego e renda, gerando uma ruptura do ciclo intergeracional de pobreza.

    D) Vacinação e acompanhamento nutricional (peso e altura) de crianças menores de sete anos de idade e pré-natal de gestantes.

O Índice de Gestão Descentralizada (IGD) do PBF e do Cadastro Único é um indicador sintético, objetivo e transparente que associa a fórmula de repasse ao monitoramento e incentivo às boas práticas da gestão padrão.


Considerando esse contexto, analise as características a seguir.

I. Intersetorialidade na gestão do PBF e do Cadastro Único com a mobilização e sensibilização dos profissionais das áreas de assistência social, educação e saúde para o cumprimento das metas estabelecidas.

II. Contratação de entrevistadores e digitadores, por tempo indeterminado, para as ações de inserção das famílias no Cadastro Único, bem como para as ações de atualização, revisão e averiguação do Cadastro Único.

III. Acompanhamento pelos conselheiros do CMAS ou do CAS / DF na gestão do PBF e do Cadastro Único, inclusive na análise da comprovação dos gastos e aplicação dos recursos do IGD.

IV. Criação ou expansão de despesas pelo gestor municipal, consoante ao planejamento estratégico do município e / ou quando se fizer necessário.


São características que contribuem para o alcance das metas dos Índices de Gestão Descentralizada (IGD)

    A) II e IV, apenas.

    B) I e III, apenas.

    C) II e III, apenas.

    D) I, II, III e IV.

A Resolução n° 109, de 11 de novembro de 2009, do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), tipificou os serviços socioassistenciais em níveis de complexidade.
Com relação aos serviços tipificados, analise as seguintes afirmativas.
I. O serviço de proteção e atendimento integral à família (PAIF) está inserido na proteção social de média e alta complexidade.
II. Os serviços de média e alta complexidade devem ser executados pelos centros de referência de assistência social (CRAS).
III. O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos está inserido na proteção social básica.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

    A) III, apenas.

    B) I e II, apenas.

    C) I e III, apenas.

    D) I, apenas.

Os centros de referência de assistência social (CRAS) são ponto focal de acesso e promoção de direitos socioassistenciais. Analise os seguintes direitos.
I. Ter acesso ao registro dos seus dados, se assim o desejar.
II. Ter seus encaminhamentos por escrito, identificados com o nome do profissional e seu registro no conselho ou ordem profissional, de forma clara e legível.
III. Conhecer o nome e a credencial de quem o atende (profissional técnico, estagiário ou administrativo do CRAS).
É(são) direito(s) assegurado(s) à(s) família(s) usuária(s) dos serviços do CRAS

    A) I, II e III.

    B) II e III, apenas.

    C) II, apenas.

    D) III, apenas.

Com base na Resolução nº 33, de 12 de dezembro de 2012, que aprova a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB / SUAS), são diretrizes estruturantes da gestão do SUAS, exceto:

    A) Matricialidade sociofamiliar.

    B) Territorialização.

    C) Financiamento partilhado entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios.

    D) Primazia de parcerias público-privadas na condução da política de assistência social.

São diretrizes explicitadas na Lei nº 8.742, de 7 de novembro de 1993 (LOAS), exceto:

    A) Descentralização político-administrativa para os estados, o Distrito Federal e os municípios, e comando único das ações em cada esfera de governo.

    B) Participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis.

    C) Primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social em cada esfera de governo.

    D) Universalização do acesso aos benefícios e serviços ofertados pela política de assistência social.

O Protocolo de Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferências de Renda no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Resolução CIT nº 7, de 10 de setembro de 2009, estabelece ações no atendimento a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF).
Serão priorizadas, nesse acompanhamento familiar:

    A) Famílias que vivenciam situações de risco pessoal.

    B) Famílias do PBF em situação de descumprimento de condicionalidades, em especial aquelas que estão em "suspensão do benefício por dois meses".

    C) Famílias com renda per capita inferior a meio salário-mínimo.

    D) Famílias residentes nas regiões Norte e Nordeste do país.

De acordo com a Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993, constitui atribuição privativa do assistente social

    A) planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais.

    B) planejamento, organização e administração de serviços sociais e de unidade de serviço social.

    C) planejar, organizar e administrar programas e projetos em unidades de serviço social.

    D) encaminhar providências e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...