Questões de Serviço Social do ano 2020

Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“A ____________ da profissão não é estática e sua construção histórica envolve a resistência frente às contradições sociais que configuram uma situação de barbárie, decorrentes do atual estágio da sociabilidade do ____________ em sua fase de produção destrutiva, com graves consequências na força de trabalho. A política de Assistência Social, por sua vez, comporta equipes de trabalho interprofissionais, sendo que a formação, experiência e intervenção histórica dos/as assistentes sociais nessa política social não só os habilitam a compor as equipes de trabalhadores/as, como atribuem a esses/as profissionais um papel fundamental na consolidação da Assistência Social como direito de ____________” (CFESS, 2011).

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima, extraído dos Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social.

    A) identidade – keynesianismo – cidadania

    B) identidade – toyotismo – cidadania

    C) identidade – capital – cidadania

    D) regulamentação – capital – trabalho

    E) regulamentação – neoliberalismo – trabalho

Segundo os Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social, a intervenção profissional nesta política não pode ter como horizonte somente a execução das atividades arroladas nos documentos institucionais, sob o risco de limitar suas atividades à:

    A) Gestão da pobreza.

    B) Gestão da Questão Social.

    C) Gestão das situações de violação de direitos.

    D) Proteção básica.

    E) Proteção Especial.

Considerando o Código de Ética e a Lei nº 8.662/1993 (de regulamentação da profissão) e assinale a alternativa INCORRETA.

    A) O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) constituem, em seu conjunto, uma entidade com personalidade jurídica e forma federativa, com o objetivo básico de disciplinar e defender o exercício da profissão de Assistente Social em todo o território nacional.

    B) Os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) são dotados de autonomia administrativa e financeira, sem prejuízo de sua vinculação ao Conselho Federal, nos termos da legislação em vigor.

    C) Cabe ao Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e aos Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS), representar, em juízo e fora dele, os interesses gerais e individuais dos Assistentes Sociais, no cumprimento desta lei.

    D) Compete aos Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS), na qualidade de órgão normativo de grau superior, o exercício das seguintes atribuições orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício da profissão de Assistente Social, em conjunto com os Conselhos Municipais de cada região administrativa.

    E) O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) terá sede e foro no Distrito Federal.

Assinale a alternativa INCORRETA acerca das informações extraídas do artigo “Crise do capital, exército industrial de reserva e precariado no Brasil contemporâneo”, de Hiago Trindade (2017).

    A) Na medida em que o processo de centralização do capital acontece, ocorre também o alargamento do exército industrial de reserva.

    B) O incremento de tecnologias, também na era do capitalismo flexível, cumpre decisiva função na formação do exército industrial de reserva.

    C) A acumulação capitalista sempre produz uma população trabalhadora supérflua relativamente, isto é, que ultrapassa as necessidades médias da expansão do capital, tornando-se, desse modo, excedente.

    D) O precariado designa o proletário precarizado, ou seja, os sujeitos que fazem parte do que Marx denominou superpopulação relativa.

    E) No âmbito da tradição marxista, acredita-se ser possível enquadrar o precariado como uma nova classe social.

No documento “Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde” (2010), ao tratar sobre o tema Ações de Articulação com a equipe de Saúde, destacam-se algumas ações de articulação dos assistentes sociais na equipe de saúde. Sendo assim, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Formular e defender a constituição de orçamento público necessário à implementação do plano de Assistência Social. ( ) Prestar assessoria e supervisão às entidades não governamentais que constituem a rede socioassistencial. ( ) Esclarecer as suas atribuições e competências para os demais profissionais da equipe de saúde. ( ) Elaborar junto com a equipe propostas de trabalho que delimitem as ações dos diversos profissionais por meio da realização de seminários, debates, grupos de estudos e encontros.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – V – F – F.

    B) V – V – V – F.

    C) F – F – V – V.

    D) F – V – F – V.

    E) F – F – F – V.

No documento “Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde” (2010), ao tratar do tema Serviço Social e Saúde, aponta-se alguns pressupostos/afirmações necessários para pensar e realizar uma atuação competente e crítica do Serviço Social na área da saúde consiste. Assinale a alternativa que NÃO se refere a um desses pressupostos/afirmações.

    A) Facilitar o acesso de todo e qualquer usuário aos serviços de saúde da instituição e da rede de serviços e direitos sociais, bem como de forma compromissada e criativa não submeter à operacionalização de seu trabalho aos rearranjos propostos pelos governos que descaracterizam a proposta original do MDS de direito, ou seja, contido no projeto de Pensamento Higienista.

    B) Estar articulado e sintonizado ao movimento dos trabalhadores e de usuários que lutam pela real efetivação do SUS.

    C) Conhecer as condições de vida e trabalho dos usuários, bem como os determinantes sociais que interferem no processo saúde-doença.

    D) Buscar a necessária atuação em equipe, tendo em vista a interdisciplinaridade da atenção em saúde.

    E) Estimular a intersetorialidade, tendo em vista realizar ações que fortaleçam a articulação entre as políticas de seguridade social, superando a fragmentação dos serviços e do atendimento às necessidades sociais.

Sobre o texto “Uma face contemporânea da Barbárie”, de José Paulo Netto (2010), assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Na entrada dos anos 1970, esgotou-se a “onda longa expansiva” da dinâmica capitalista, que garantiu mais de duas décadas de significativo crescimento econômico. À redução das taxas de lucro, condicionadas também pelo ascenso do movimento operário, o capital respondeu com uma ofensiva política e econômica.

    B) Nos últimos vinte anos, ideólogos social-democratas pretenderam ter descoberto um “fenômeno novo” nas sociedades dos países capitalistas centrais: a nova pobreza – perceptível em especial a partir da crise do Welfare State.

    C) A “desregulamentação” e a “flexibilização” que o capital vem implementando hipertrofiam as atividades de natureza financeira (resultado seja da superacumulação, seja da especulação desenfreada).

    D) No que toca à estratificação social, verifica-se que a estrutura de classes da sociedade burguesa vem se modificando sensivelmente, inclusive com a desaparição de antigas classes sociais. Ocorrem alterações profundas, quer no plano econômico-objetivo da produção/reprodução das classes e suas relações, quer no plano ídeo-subjetivo do reconhecimento da pertença de classe (e sabe-se da unidade de ambos os planos na prática social).

    E) Houve profundas transformações societárias emergentes desde a década de 1970, que redesenharam amplamente o perfil do capitalismo contemporâneo – está claro que, planetarizado, este capitalismo apresenta traços novos e processos inéditos. Estas transformações estão vinculadas às formidáveis mudanças que ocorreram no chamado pós-capitalismo e na sociedade pós-industrial.

Analise as seguintes assertivas acerca do texto “A particularidade da dimensão investigativa na formação e prática profissional do assistente social”, de Carlos Antonio de Souza Moraes, e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Segundo o autor, as principais análises teóricas referentes ao trabalho/exercício/prática profissional ainda têm identificado o assistente social como o profissional que “faz tudo”. ( ) Segundo o autor, o Serviço Social tem ampliado suas produções científicas e, hegemonicamente, sinalizado que a dimensão investigativa é constituinte da formação profissional do assistente social. Dessa forma, é necessário que seja garantida sua horizontalidade ao longo de tal formação. ( ) Segundo o autor, de forma geral, a tradução das dimensões teórica, ética, política e técnica?operativa como base da dimensão investigativa não tem se processado na formação profissional em Serviço Social. Portanto, o acadêmico em Serviço Social, embora muitas vezes entenda que é preciso ter uma postura investigativa, não tem sido instrumentalizado para sua apropriação como dimensão constitutiva da intervenção profissional.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) F – F – F.

    B) F – F – V.

    C) F – V – V.

    D) V – V – V.

    E) V – V – F.

“Enquanto a atitude investigativa é um movimento constante de busca, questionamentos, debruçamentos, planejamento para atuar na profissão, a _________ é consequência e, ao mesmo tempo, subsídio para essa investigação. Sendo assim, é preciso se desvencilhar dos limites do _______ e incorporar a postura investigativa na ação do assistente social”. (FRAGA, 2018, p.61).
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas retiradas do texto “A atitude investigativa no trabalho do assistente social”, de Cristina Kologeski Fraga.

    A) ação profissional – pragmatismo

    B) ação profissional – subjetivo abstrato

    C) ação profissional – instrumento

    D) instrumentalidade – pragmatismo

    E) instrumentalidade – profissional

Na Revista Serviço Social Sociedade nº 132 (SÃO PAULO, 2018), Andrea Moraes Alves escreveu o texto “Pensar o gênero: diálogos com o Serviço Social”. Sobre o tema em questão, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Os sentidos dados a gênero no campo do Serviço Social são variáveis (e isso não é uma exclusividade da área). Gênero é um conceito em permanente disputa e significado, nunca se estabiliza.

    B) Há no Serviço Social uma compreensão geral de que gênero trata das relações de poder na vida social, relações essas que atribuem posições assimétricas ao masculino e ao feminino.

    C) Gênero ainda tem sido usualmente pensado como sinônimo de mulheres. Em geral, é a situação das mulheres que aparece com mais nitidez nas abordagens sobre gênero empregadas na área.

    D) O cruzamento entre raça e gênero, tal qual formulado pela abordagem interseccional, já não é periférico na produção do Serviço Social. A tendência à incorporação da questão étnico-racial tem sido feita pela via da relação com o debate marxista reformista ou revisionista, em que raça tende a aparecer como forma de estratificação social, e assim coadjutora das relações de exploração de classe.

    E) A atenção ao gênero para além das formas binárias é menos evidente nas pesquisas do Serviço Social.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...