Questões de Serviço Social do ano 2020

Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Conforme o Código de Ética dos/as assistentes sociais de 1993, constituem infrações disciplinas as seguintes afirmativas, EXCETO:

    A) Exercer a profissão quando impedido/a de fazê-lo, ou facilitar, por qualquer meio, o seu exercício ao/às não inscritos/as ou impedidos/as.

    B) Não cumprir, no prazo estabelecido, determinação emanada do órgão ou autoridade dos Conselhos, em matéria destes, depois de regularmente notificado/a.

    C) Deixar de pagar, regularmente, as anuidades e contribuições devidas ao Conselho Regional de Serviço Social a que esteja obrigado/a.

    D) Participar de associação que, tendo por afinidade o Serviço Social, não esteja inscrita no Conselho Federal.

    E) Fazer ou apresentar declaração, documento falso ou adulterado, perante o Conselho Regional ou Federal.

Segundo Santos (2011), as transformações na esfera produtiva e Estatal incidem no trabalho e na formação profissional de assistentes sociais. A partir dessa afirmativa é CORRETO afirmar que:

    A) As orientações neoliberais, ao exigir um Estado forte, atuante e conservador, amplia políticas sociais e precariza as condições de trabalho do Serviço Social.

    B) A falta de recursos humanos e os precários contratos de trabalho são aspectos que comprometem a qualidade dos serviços prestados com a adoção de medidas pragmáticas.

    C) As universidades particulares, ao combinar a massificação dos cursos graduação presencial e das vagas docentes, atuam na contramão das tendências de precarização do ensino superior.

    D) As mudanças no âmbito do Estado, ao ampliar as políticas sociais de caráter público-privado, contribuem para refutar as tendências neoconservadoras.

    E) É necessário que o Serviço Social potencialize a compreensão sobre os fundamentos do trabalho profissional, dando ênfase ao manejo do arsenal técnico-operativo para responder os desafios contemporâneos.

Conforme Iamamoto (2011), são desafios contemporâneos do Serviço Social no âmbito da formação e do exercício profissional as seguintes alternativas, EXCETO:

    A) Aprofundar a investigação sobre as condições e relações de trabalho, articulando as tendências contemporâneas de contrarreformas.

    B) Aperfeiçoar os mecanismos de articulação entre a profissão e a sociedade civil no campo das lutas por direitos.

    C) Estimular intercâmbios e socialização de experiências exitosas no fortalecimento do projeto profissional.

    D) Se apropriar e atualizar do acúmulo do pensamento social brasileiro no âmbito das particularidades do processo de formação social do país e suas atuais expressões.

    E) Priorizar o estudo dos espaços sócio-ocupacionais emergentes em detrimento dos já consolidados.

Ao desempenharem suas funções, os/as assistentes sociais articulam referências teóricas, concepções de sociedade, valores éticos, instrumentos e técnicas que apreendeu ao longo da formação e opções políticas. Considerando a diversidade de elementos que compõem a experiência da formação e do trabalho profissional, comparece na profissão três dimensões fundamentais: teóricometodológica, ético-política e técnico-operativa. Sobre as dimensões fundamentais é CORRETO afirmar que:

    A) As dimensões se articulam, no entanto, há prevalência da dimensão teórico-metodológica na definição das concepções éticas e no manejo do instrumental técnico.

    B) A dimensão ético-política diz respeito ao modo de investigar compreender o ser social na sociabilidade burguesa.

    C) As dimensões são construções históricas refletem a direção social da profissão em determinadas conjunturas.

    D) A dimensão técnico-operativa se define, fundamentalmente, pelos instrumentos e técnicas utilizadas pelo Serviço Social.

    E) A dimensão teórico-metodológica, pelo caráter investigativo, está voltada para o universo da formação acadêmica.

O Código de Ética profissional dos/as assistentes sociais de 1993 apresenta onze princípios fundamentais. Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando a tolerância à diversidade, à participação de grupos socialmente privilegiados e à discussão das diferenças.

    B) Ampliação e consolidação da proteção social, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis, sociais, culturais e políticos das classes trabalhadoras.

    C) Defesa da social-democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida.

    D) Posicionamento em favor da equidade e justiça restaurativa, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão cooperada.

    E) Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional.

A chamada “pós-modernidade” surge num contexto de intensas mudanças políticas, econômicas, sociais e culturais a partir dos anos 1960. Sobre as características gerais do ideário pós-moderno, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) As formulações pós-modernas questionam as chamadas metanarrativas e suas causalidades históricas.

    B) As formulações pós-modernas dão ênfase à universalidade das relações sociais, não se restringindo às determinações econômicas.

    C) As formulações pós-modernas criticam a existência de estruturas e dos sistemas macrossociais.

    D) As formulações pós-modernas ganham espaço no terreno das identidades particulares.

    E) As formulações pós-modernas estabelecem diálogos prioritários no âmbito da linguagem e do discurso.

Conforme Simionato (2009, p. 14), o “Serviço Social, em seu processo de profissionalização e desenvolvimento sócio? histórico, aparece vinculado a duas grandes matrizes do racionalismo contemporâneo: o racionalismo ‘formal? abstrato’, que está na base da matriz positivista, e seus desdobramentos nas abordagens funcionalistas, estrutural? funcionalistas e sistêmicas, e o racionalismo ‘crítico? dialético’, expresso na teoria social de Marx”. A partir dessa assertiva, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) O Serviço Social incorporou a perspectiva estrutural-funcionalista de Talcott Parsons.

    B) Durante os anos 1960 e 1970 os setores críticos do Serviço Social dialogou, prioritariamente, com o marxismo-leninismo e com o maoísmo.

    C) Nos anos 1980 e 1990 a interlocução do Serviço Social com o pensamento de Gramsci e Lukács potencializou os debates sobre Estado, sociedade civil e ética.

    D) O Serviço Social incorporou a perspectiva fenomenológica de Mary Richmond.

    E) Durante os anos 1960 e 1970 os setores críticos do Serviço Social dialogaram, prioritariamente, com fontes originais de Marx e Engels.

Segundo Simionato (2009, p. 02), a modernidade instaura um “um novo modelo explicativo do real, fundado no primado da razão, ou seja, na capacidade do homem em formular teorias científicas a partir de leis objetivas”. Hegel, um dos principais expoentes da modernidade, desenvolve três grandes núcleos de compreensão da realidade social. Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Humanismo, historicismo concreto e razão dialética.

    B) Humanismo radical, história e método.

    C) Humanismo, historicismo e razão formal.

    D) Humanismo radical, historicismo e razão instrumental.

    E) Humanismo, história e razão cartesiana.

Baptista (2007, p. 13) afirma que o conceito de planejamento diz respeito à “decisão sobre os caminhos a serem percorridos, pela ação e às providências necessárias à sua adoção, ao acompanhamento da execução, ao controle, à avaliação e à redefinição da ação”. Com base perspectiva de Baptista (2007), é INCORRETO afirmar que:

    A) O planejamento é um processo racional que implica um conjunto de operações complexas e interligadas.

    B) A construção do planejamento envolve, necessariamente, análise da correlação de forças sociais.

    C) O planejamento exige reflexão, tomada de decisão, ações e execução e avaliação.

    D) O planejamento possui uma dimensão política, sendo espaço desprovido de relações de poder.

    E) A operacionalização do planejamento pode exigir a construção de planos, programas e projetos.

Constituem características fundamentais do liberalismo, EXCETO:

    A) Predomínios do individualismo

    B) O Estado deve regular as relações sociais com vistas a assegurar a propriedade privada e a coletivização dos meios de produção

    C) Predomínio da liberdade e competitividade

    D) Livre mercado

    E) Ideia de o bem-estar individual maximiza o bemestar coletivo

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...