Questões de Serviço Social do ano 2020

Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Nos termos da lei 8.080/1990, é parte do campo de atuação do Sistema Único de Saúde, EXCETO:

    A) controle e a fiscalização de serviços, produtos e substâncias de interesse para a saúde

    B) a formulação e execução da política de sangue e seus derivados

    C) assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica

    D) vigilância nutricional e a orientação alimentar

    E) fiscalização e a inspeção de alimentos, água e bebidas para consumo animal

Trabalhar com o conceito de Gestão Social no contexto das políticas públicas demanda perceber que:

    A)

    No processo de gestão social, uma pessoa procura motivar racionalmente outro para que este concorde com sua proposição.



    B) No âmbito da gestão social, os atores, ao fazerem suas propostas, podem impor suas pretensões de validade sem que haja um acordo alcançado comunicativamente, no qual todos os participantes expõem seus argumentos.

    C) A gestão social é compreendida como o processo gerencial deliberativo que procura atender às necessidades de uma dada sociedade, região, território ou sistema social específico.

    D) A gestão social não se contrapõe à gestão estratégica à medida que tenta conciliar a gestão tecnoburocrática com o gerenciamento participativo e dialógico.

    E) No processo da gestão social, a tomada de decisão ocorre sob uma esfera privada que interage com o Estado com o objetivo de promover uma administração pública ampliada.

A Política Nacional de Assistência Social prevê afiançar a Proteção Social.
Nesse sentido, sobre a Proteção Social Básica, é correto afirmar:

    A) Os serviços serão desenvolvidos apenas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

    B) Os serviços e benefícios oferecidos requerem acompanhamento individual e maior flexibilidade nas soluções protetivas.

    C) Os serviços, programas, projetos e benefícios não se articulam com outras políticas públicas locais, de forma a garantir o protagonismo dos indivíduos atendidos.

    D) Os serviços se articulam com o sistema de garantia de direito e uma gestão direta e compartilhada com o Poder Judiciário, Ministério Público e outros órgãos e ações do Executivo.

    E) As ações desenvolvidas têm como objetivo prevenir situações de risco por intermédio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

O Estatuto do Idoso assegura a toda pessoa idosa o direito ao transporte.
Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.

    A) No âmbito municipal, serão reservadas, nos termos da Lei Estadual, 10% das vagas nos estacionamentos públicos e privados.

    B) Para que a pessoa idosa tenha acesso à gratuidade é necessário apresentar qualquer documento pessoal que faça prova de sua idade.

    C) Às pessoas maiores de 65 anos fica assegurada a gratuidade somente nos transportes coletivos públicos urbanos, sem exceção.

    D) No sistema de transporte coletivo interestadual serão reservadas 4 vagas gratuitas por veículo para idosos com renda igual ou inferior a 3 salários-mínimos.

    E) Em todo veículo do sistema de transporte coletivo, estão asseguradas, de forma exclusiva, a prioridade do idoso nos procedimentos de embarque e desembarque.

De acordo com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a União apoia financeiramente o aprimoramento da gestão descentralizada dos serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social, por meio do Índice de Gestão Descentralizada (IGD) do SUAS para utilização no contexto estadual e municipal.
Para que não haja prejuízo de outras ações deve estar definido em regulamento:

    A) A medição dos resultados da gestão descentralizada do SUAS, com base na atuação do gestor municipal na implementação exclusiva da execução e monitoramento dos serviços.

    B) A aferição os resultados dos municípios diante dos serviços prestados à população, sob pena de multa.

    C) A transferência dos recursos aos municípios para o Benefício de Prestação Continuada através do Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família.

    D) O Incentivo da obtenção de resultados qualitativos na gestão estadual, municipal e do Distrito Federal do SUAS.

    E) O fortalecimento dos Conselhos de Assistência Social dos Estados, Municípios e Distrito Federal. Percentual dos recursos transferidos deverá ser gasto com o pagamento de pessoal efetivo e de gratificações de qualquer natureza a servidor público.

Assinale a alternativa que apresenta de forma correta afirmações sobre avaliação de políticas sociais.

    A) A avaliação deve se ater a classificar a avaliação de políticas e programas sociais de acordo com seu objetivo (efetividade, eficácia, eficiência).

    B) A avaliação visa compreender todos os elementos que atribuem forma e significado às políticas sociais.

    C) A avaliação da política social propõe perceber o quadro institucional, os traços constitutivos da política analisada, observar e criticar minuciosamente.

    D) A análise da política social pressupõe repensar as características de uma política, como a relação entre público e privado, as formas de financiamento e as modalidades de prestação de serviços.

    E) A avaliação de políticas sociais não deve se sobrepor ao conjunto de técnicas e instrumentos, e se fixar na identificação da concepção de Estado e de política social que determina seu resultado.

Sobre as novas modalidades de família, é correto afirmar:

    A) A Família Monoparental é formada pela relação do(s) filho(s) com apenas um dos seus genitores.

    B) A Família homoafetiva é compreendida por uma unidade familiar formada por pessoas do mesmo sexo, facultando a mesma tutela legal atribuída às famílias heteroafetivas, assegurada pela Constituição Federal de 1988.

    C) A Família Extensa é aquela que adquire a guarda, tutela e/ou adoção da criança ou adolescente sem ter nenhum vínculo parentesco com a família de origem.

    D) A Família Mosaico é aquela composta por parentes sem diversidade de gerações e sem a verticalidade dos vínculos, dentro da ideia de uma formação familiar.

    E) A Família Anaparental é constituída quando um ou ambos os parceiros já possuem filhos havidos em uniões anteriores, resultando assim a pluralidade dos vínculos parentais.

A Lei n° 11.340/2006 cria mecanismos para reprimir a violência doméstica e familiar praticada contra mulheres, assegurando os seguintes direitos:

    A) Os mecanismos de segurança destinados ao uso em caso de perigo iminente e disponibilizados para o monitoramento das vítimas domésticas assentadas por medidas protetivas terão seus custos ressarcidos pelo poder público federal.

    B) Manutenção do vínculo trabalhista, em casos de afastamento do local de trabalho, nos casos de situações de violência doméstica, para preservar sua integridade física e psicológica, pelo período de um ano.

    C) O atendimento às necessidades da mulher que vivencia situação de violência doméstica é de responsabilidade única do Sistema Único de Segurança Pública.

    D) No caso de a mulher que sofre violência doméstica ser uma servidora pública, o juiz assegurará o acesso prioritário à remoção, uma vez que é integrante da administração direta.

    E) Determinação por parte do juiz, por prazo certo, a inclusão da mulher em situação de violência doméstica e familiar no cadastro de programas assistenciais do governo federal, estadual e municipal.

O Código de Ética Profissional de Serviço Social assegura como direito do Assistente Social:

    A) A inviolabilidade do local de trabalho e respectivos arquivos e documentação, garantindo o sigilo profissional.

    B) Participar de ações que atendam à população em situação de calamidade pública, na defesa de suas necessidades.

    C) Utilizar seu número de registro no Conselho Regional no âmbito do exercício profissional.

    D) Exercer supervisão de aluno de Serviço Social em locais que não tenham em seu quadro assistente social que realize acompanhamento direto ao aluno estagiário.

    E) Participar exclusivamente nos processos de implantação e implementação de serviços e benefícios sociais.

O direito à vida e à saúde das crianças e dos adolescentes, previsto na Lei n° 8.069/90, assegura:

    A) Que SUS viabilize, de forma exclusiva, programas de assistência médica preventiva para enfermidades que afetam crianças e adolescentes.

    B) Que as gestantes demonstrem interesse em entregar seus filhos para adoção sejam obrigatoriamente encaminhadas, sem constrangimento, ao Conselho Tutelar.

    C) Que casos em que houver suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente, os profissionais deverão registrar queixa obrigatoriamente na Delegacia local.

    D) Que os profissionais que trabalham no cuidado diário ou frequente de crianças na primeira infância receberão formação específica e permanente para identificar sinais de risco para o desenvolvimento psíquico, bem como para o acompanhamento que se fizer necessário.

    E) Que o SUS promova a atenção à saúde bucal das crianças e adolescentes de forma integral e intersetorial com as demais políticas públicas oferecidas no município.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...