Lista completa de Questões sobre Assistente Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Assistente Social - Centro de Produção da Universidade do Rio de Janeiro (CEPUERJ) - 2013
Conforme as análise de Matos (2009), quando se fala de assessoria, na categoria profissional do assistente social a remissão que se faz é à(ao):
No Serviço Social, a Assistência Social é qualificada como política pública constitutiva da
Inclusão social.
Prática profissional.
Política social.
Previdência social.
Seguridade social.
Segundo os parâmetros para atuação dos assistentes sociais na política de saúde, são atribuições do assistente social:
Marcação de consultas e exames, bem como solicitação de autorização para tais procedimentos aos setores competentes.
Solicitação e regulação de ambulância para remoção e alta.
Identificação de vagas em outras unidades nas situações de necessidade de transferência hospitalar.
Participação do projeto de humanização da unidade na sua concepção ampliada, tendo como referência o projeto de Reforma Sanitária.
Convocação do responsável para informar sobre alta e óbito.
Os Parâmetros para Atuação dos Assistentes Sociais na Política de Saúde (CFESS, 2010 p.39) classificam a atuação do assistente social em quatro grandes eixos que correspondem às seguintes ações:
I. Democratizar as informações por meio de orientações (individuais e coletivas) e/ou encaminhamentos quanto aos direitos sociais da população usuária.
II. Mobilizar e capacitar usuários, familiares, trabalhadores de saúde e movimentos sociais para a construção e participação em fóruns, conselhos e conferências de saúde e de outras políticas públicas.
III. Elaborar planos e projetos de ação profissional para o Serviço Social com a participação dos assistentes sociais da equipe.
IV. Participar ativamente dos programas de residência, desenvolvendo ações de preceptoria, coordenação, assessoria ou tutoria, contribuindo para a qualificação profissional da equipe de saúde e dos assistentes sociais, em particular.
Assinale a alternativa que correlaciona, na ordem apresentada, essas ações aos quatro grandes eixos de atuação do profissional:
Mobilização, participação e controle social; atendimento direto ao usuário; investigação; planejamento e gestão; assessoria, qualificação e formação profissional.
Assessoria, qualificação e formação profissional; investigação, planejamento e gestão; mobilização, participação e controle social; atendimento direto aos usuários.
Investigação, planejamento e gestão; assessoria, qualificação e formação profissional; atendimento direto aos usuários; mobilização, participação e controle social.
Atendimento direto aos usuários; assessoria, qualificação e formação profissional; investigação, planejamento e gestão; mobilização, participação e controle social.
Atendimento direto aos usuários; mobilização, participação e controle social; investigação, planejamento e gestão; assessoria, qualificação e formação profissional.
As tarefas do assistente social em Unidades Prisionais orientam-se para
reinserção social, investigação sócio-familiar, orientação ao assistido e elaboração de relatório.
investigação da vida privada do assistido, acompanhamento do processo de execução, esclarecimento do delito e encaminhamento de processos.
estabelecimento de penas alternativas, assistência religiosa, ética e esclarecimento sobre a vítima.
promoção de cultos religiosos, conscientização do preso, reabilitação social e sistematização das informações.
esclarecimentos sobre os cuidados maternos, orientação ao trabalho penitenciário, higiene e segurança física e produção de relatórios.
Segundo alguns autores, o assistente social é um profissional que trabalha com políticas sociais, de corte público ou privado, e é essa a determinação fundamental na constituição da sua profissão. As políticas sociais públicas são uma das respostas privilegiadas à questão social, ao lado de outras formas acionadas para o seu enfrentamento pelo diferentes segmentos da sociedade civil que têm programas de atenção à pobreza, como as corporações empresariais, as organizações nãogovernamentais e as formas de organização das próprias classes sociais para fazer frente aos níveis crescentes de exclusão a que se vêem submetidas.
Essa visão:
Contempla a inserção do assistente social nos processos de trabalho no campo das políticas públicas.
Nega a presença do Serviço Social inserido no terceiro setor, pois cabe somente ao Estado promover a execução das políticas públicas.
Adverte para as dificuldades da atuação no campo das políticas públicas, no qual o Serviço Social é o principal ator.
Aerta sobre o campo de trabalho do Serviço Social no mercado brasileiro a partir de 1988.
Defende que a necessidade de apreender o conjunto dos atores acionados para o enfrentamento da questão social é secundária.
Identifica-se, a partir da década de 60, na prática do assistente social, uma tendência de ruptura com as origens e traços conservadores. Essa ruptura caracteriza-se por:
Interpretar para os usuários os valores e ideologias da instituição, de modo a promover a estabilidade social.
Conduzir a população ao enquadramento nas exigências e normas institucionais.
Garantir a ênfase dominante nos procedimentos administrativos e burocráticos.
Efetivar a prática profissional sem reduzi-la ao mero repasse de benefícios sociais, os quais representam apenas a sua aparência.
Implementar uma política para acabar com a pobreza.
Um dos maiores desafios do assistente social na contemporaneidade é:
A reorientação de seu cotidiano para facilitar o acesso da população ao saber sobre si própria, aos recursos disponíveis e ao poder de decisão.
O manejo eficiente e racional de recursos dentro dos parâmetros burocráticos.
A ruptura com tarefas executivas para dedicar-se exclusivamente ao planejamento.
A luta por ampliar a mercantilização dos serviços sociais.
O desenvolvimento de estratégias e táticas para a gestão da vida cotidiana da clientela, conforme as prioridades institucionais.
Alguns autores contemporâneos da profissão chamam de maturidade acadêmica e profissional do Serviço Social (Netto, 1996) definiram novos requisitos para status de competência profissional. Iamamoto (2004), após realizar uma análise dos desafios colocados ao Serviço Social nos dias atuais, apontou dimensões que devem ser do domínio do Assistente Social. Sendo :
I - competência ético-política
II competência técnico- operativa
III competência teórico-metodológica
Somente a competência I está correta
Somente a competência II está correta
Somente a competência III está correta
Estão corretas somente as I e II competência
Todas as competências estão corretas
Considere as afirmativas a seguir.
I. O Serviço Social enquanto prática profissional sempre realizou uma ação educativa junto às classes populares, na medida em que sua intervenção interfere nas concepções, comportamentos e representações da população acerca de si própria, do Estado e da Sociedade.
II. Articulada à ação de prestação de serviço, o assistente social realiza a educação política dos usuários da assistência social.
III. As atividades educativas são projetadas com fins disciplinares e não com fins de desenvolvimento social da população.
IV. O assistente social, em sua prática, promove mecanismos de ação que levam à educação social dos grupos atendidos.
Assinale a alternativa CORRETA.
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas I e IV.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...