Questões sobre Assistente Social

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Em sua atuação profissional, o assistente social recebe a demanda de um usuário que gostaria de participar das decisões institucionais. Este profissional, na relação com o usuário, tem o dever de

  • A.

    contribuir para a viabilização da participação efetiva da população usuária nas decisões institucionais.

  • B.

    descartar essa demanda do usuário, pois já existem canais de participação social por meio dos Conselhos de Políticas Setoriais e de Direitos.

  • C.

    viabilizar a participação do usuário somente para o caso desta existir por meio de instrumento formalmente instituído.

  • D.

    orientar ao usuário que essa demanda não está prevista no Código de Ética Profissional do assistente social, portanto, não há respaldo legal.

  • E.

    esclarecer ao usuário que sua demanda não tem nenhuma relação com a necessidade real que este deveria apresentar ao assistente social.

O conhecimento da realidade requer estudos e diagnósticos. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A.

    Os estudos sobre os problemas de determinada localidade devem seguir prioritariamente a lógica setorizada, para garantir sua abrangência.

  • B.

    O conhecimento da realidade é a base fundamental para a construção do plano de assistência social, que visa responder efetivamente às necessidades e aos anseios da população.

  • C.

    Estudos e diagnósticos devem apresentar, preferencialmente, a síntese das ações desenvolvidas em uma instituição.

  • D.

    Indicadores são itens que compõem o cronograma de um projeto.

  • E.

    No diagnóstico, os dados em si têm significado importante independentemente dos outros dados do território em estudo.

A configuração dos espaços institucionais deveria privilegiar a interdisciplinaridade com suas diferentes áreas de conhecimento. Nessa linha, as diferentes formações profissionais podem encontrar pontos de convergência que potencializam suas ações e resultados. Essa afirmação ancora-se nos pressupostos de que

I. há uma intrínseca relação entre esse pressuposto interdisciplinar e a necessidade de não descartar a disciplinaridade que, por princípio, representa o aprofundamento de aspectos particulares e diferentes enfoques.

II. o especialista deve ser concebido sob a égide do contexto global da realidade humana e a segurança do profissional em sua formação específica o torna capaz de dialogar e integra-se com outras áreas.

III. a interdisciplinaridade não coaduna com diferentes olhares para o mesmo objeto, sobretudo no que tange ao estudo interdisciplinar e, portanto, não há vinculação entre essa modalidade de estudo e a intersubjetividade.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Na década de 1940, o Estado Brasileiro passou a intervir diretamente no processo de reprodução social. A legitimação do profissional de Serviço Social nesse momento expressa o seu assalariamento e ocupação de um espaço na divisão sociotécnica do trabalho com orientações advindas da matriz humanista cristã fundamentada na teoria positivista. Esse processo é conhecido como:

  • A.

    Arranjo teórico positivista.

  • B.

    Arranjo teórico doutrinário.

  • C.

    Arranjo teórico humanista.

  • D.

    Nenhuma das alternativas.

Ao analisar a trajetória do Serviço Social na área da saúde, principalmente nos anos 90, identificam-se alguns desafios que ainda estão postos na atualidade. A saúde é entendida como um direito fundamental e há o compromisso do Estado em garantir o acesso universal equânime e integral da população às ações de saúde. O Ministério da Saúde tem apontado como um dos principais desafios,

  • A.

    a construção de novos modelos de oferecer serviços de saúde com base na integralidade.

  • B.

    a atuação específica e especializada de cada profissional envolvido.

  • C.

    o não estabelecimento da cooperação entre ensino e gestão.

  • D.

    a incorporação dos modelos assistenciais verticais voltados para a assistência médica.

  • E.

    a supressão do Programa de Saúde da Família e da Capacitação de recursos humanos.

O assistente social ao atuar no Ministério Público estará inserido em um ambiente de trabalho que possui profissionais de outras áreas de formação. Nesse sentido, a ação interdisciplinar se configura como

  • A.

    busca de um saber genérico.

  • B.

    simplesmente uma acumulação de visões parciais.

  • C.

    uma abordagem sintetizadora.

  • D.

    defesa de um conhecimento eclético.

  • E.

    afirmação de um saber que deve ser cada vez mais fragmentado.

Na medida em que se expande a base crítica da categoria profissional, também se altera a prática exercida pela mesma, embora esse processo não seja linear e unânime para todos os Assistentes Sociais. Assim, conviviam e ainda convivem, a crítica e

  • A.

    o conformismo e o Serviço Social da Comunidade.

  • B.

    a reconceituação e o positivismo.

  • C.

    a alienação e a crítica.

  • D.

    o neoliberalismo e o Método de Araxá.

  • E.

    a solidariedade e a caridade.

O assistente social possui instrumentos legais, que oferecem as bases para a sua intervenção profissional. Nesta linha, o projeto de trabalho do profissional

  • A.

    é um documento específico do profissional e a ele restrito, e cabe a sua publicização, o que contraria as normativas estabelecidas, sobretudo nas prerrogativas do Código de Ética Profissional.

  • B.

    é essencial para possibilitar o desenvolvimento de ações pragmáticas que são respaldadas pelas teorias sobre o estudo dos próprios fatos, o que confere uma direção mais objetiva da atuação profissional.

  • C.

    constitui-se na materialização de suas proposições demonstrando a tecnificação do agir profissional, sendo capaz de explicitar com clareza as ações que serão desenvolvidas com vistas à adaptação social dos indivíduos objeto da intervenção profissional.

  • D.

    deve ter, como ponto de partida, a vertente estruturalista que oferece as ferramentas mestras necessárias para a compreensão do fenômeno que se revela em sua aparência com referencial dialético-crítico.

  • E.

    possui caráter político devendo expressar o compromisso com a emancipação dos usuários dos serviços, apontando para a possibilidade de intervenção e transformação de determinada realidade.

O Assistente Social, na qualidade de perito judicial ou assistente técnico, quando convocado a comparecer em audiência, por determinação ou solicitação de Juiz, Curador, Promotor de Justiça ou das partes, deve

  • A.

    prestar informações sobre os fatos que tenha presenciado.

  • B.

    mencionar tudo que tomou conhecimento via relato de vizinhos, familiares ou quaisquer outras pessoas a que tenha contatado.

  • C.

    emitir suas conclusões de natureza técnica.

  • D.

    eximir-se de qualquer declaração em razão da questão do sigilo profissional.

  • E.

    intervir nos conflitos existentes entre as partes.

A prática profissional do assistente social com comunidades vem, ao longo dos anos, assumido diferentes interpretações. Essa abordagem, deve considerar

  • A.

    os sujeitos individuais e coletivos; os valores que orientam os sujeitos da comunidade; os projetos de sociedade que defendem; os formatos organizacionais que postulam e os meios que utilizam para sua transformação.

  • B.

    os sujeitos individuais e coletivos; os projetos de sociedade que defendem e os formatos organizacionais pelos quais se pautam. No entanto, as definições metodológicas e estratégicas não podem e nem devem considerar o campo axiológico, pois este não pode ser mensurado.

  • C.

    a necessidade das comunidades desenvolverem um caminho de absorção dos modos de gestão local, que considere suas lideranças instituídas de forma vocacional e com perspectivas essencialmente hierarquizadas.

  • D.

    os procedimentos e os modos da comunidade de ação com perspectiva a-histórica, com foco na conjuntura atual.

  • E.

    a abordagem comunitária como superada, no âmbito da prática profissional do serviço social, o que se deu pelo enfoque de matricialidade familiar em todas as políticas sociais, a partir da Constituição de 1988.

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