Lista completa de Questões sobre Assistente Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A intervenção profissional do Assistente Social se dá nas expressões da questão social e fundamentalmente, sobre o modo como elas são vivenciadas pelos usuários dos serviços. Vai depender ainda da perspectiva histórica, teórica-metodológica, técnica-operativa e ético-política assumida pelo profissional. Nesse contexto, o trabalho profissional do Assistente Social desenvolve-se por meio de uma dupla dimensão que se relaciona e se completa:
interventiva e investigativa.
reformadora e mediadora.
econômica e social.
ajustadora e de resistência.
conservadora e crítica.
Foi solicitado a um assistente social que atua junto ao Ministério Público elaborar um estudo social que envolve a requisição de direito de um adolescente referente ao acesso aos serviços de saúde mental. O estudo social é um procedimento que tem como objetivo
exercer a vistoria, solicitada ou determinada, sempre que a situação exigir um parecer do assistente social.
oferecer informações para as autoridades competentes com base, exclusivamente, nos depoimentos dos adolescentes.
conhecer com profundidade e de forma crítica uma determinada situação, especialmente em seus aspectos socioeconômicos e culturais.
manifestar sucintamente a situação social na qual se envolveu o adolescente, sem, contudo ter caráter conclusivo.
conhecer profundamente a situação com base nos fatos relatados no processo judicial e na visita domiciliar.
O Serviço Social enquanto disciplina interventiva se depara com expressões vivas da questão social, sendo através da intervenção profissional na realidade, que o Assistente Social participa da construção e reconstrução da sociedade.
Nesse sentido, considere:
I. O Serviço Social no desenrolar de sua prática, pode atingir a centralidade do ser humano em sua totalidade.
II. A ação profissional coerente com o projeto ético-político da profissão remete a uma direção social que está de acordo com o projeto societário vigente.
III. Os Assistentes Sociais podem direcionar sua prática para fazer a resistência à lógica da mercadorização dos sujeitos.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
II e III.
II.
III.
O assistente social faz uso de alguns instrumentos técnicos em seu trabalho. Pode ser considerado como instrumento utilizado pelo profissional
o relatório social, que registra o que foi observado, e contém as informações coletadas, propiciando a compreensão de determinada realidade social.
a entrevista social combinada com a anamnese, que tem por finalidade única colher subsídios para a compreensão da principal queixa trazida pelo assistido e, consequentemente, indicar a melhor forma de tratamento para o fato apresentado.
o plantão social para prestar atendimento às necessidades imediatas do indivíduo marginalizado, e empatia que cumpre o objetivo de criar condições favoráveis para uma futura intervenção.
o aconselhamento social, que se constitui em uma modalidade mais utilizada para o atendimento dos casos direcionados para famílias desestruturadas.
o diagnóstico social da situação-problema, anamnese, que oferece os elementos do histórico do indivíduo anterior ao seu nascimento e catarse que proporciona liberdade de expressão ao usuário sobre a sua vida.
A prática profissional cotidiana dos Assistentes Sociais, sob vínculo empregatício e assalariado, ocorre predominantemente no espaço das instituições, sejam elas públicas ou privadas. Nesse sentido é importante analisar que se elas têm o monopólio do objeto e dos recursos institucionais, dando o significado objetivo do papel profissional e a expectativa que existe em relação a ele, por outro lado é
o modo como o profissional elabora a sua situação na instituição, estabelecendo sua própria ordem de relevâncias, que vai dar o sentido do seu trabalho.
nesta relação onde o profissional é alienado e modificado, objetivando e legitimando uma prática apenas imediatista, mas de acordo com o projeto ético-político da categoria.
através de uma prática imediatista, fragmentada e intencional que o profissional se constitui e se afirma técnico-operativamente.
no contexto da banalização da vida humana e consequentemente da profissão que se dá a direção do trabalho profissional.
a construção do saber complexo e genérico da realidade social que vai permitir a elaboração de uma intervenção profissional remetida ao poder institucional.
O assistente social, ao intervir cotidianamente nas expressões e manifestações da questão social, depara-se com situações que exigem aptidão para
estruturar o seu trabalho de forma a mostrar a sua capacidade de obter o consenso para abafar os conflitos sociais existentes.
atuar na desordem provocada pelas camadas populares, e ser conhecedor dos aparelhos do Estado que possam responsabilizar os indivíduos em situação de vulnerabilidade.
saber utilizar as estratégias adequadas para ater-se nas tarefas burocráticas determinadas pelo empregador e não ir além do que foi solicitado, o que extrapola o objeto de sua intervenção profissional.
compreender a dinâmica das relações sociais, as formas como se estabelecem, as suas tendências, bem como as alterações no contexto social mais amplo.
olhar com naturalidade para as múltiplas expressões da questão social que já estavam previstas e ter ciência que é somente com a intervenção e equilíbrio do mercado que poderão ser minimizadas, além de contar com algum suporte do Estado.
No contexto profissional contemporâneo, novas demandas têm se apresentado ao Serviço Social e este tem procurado, respondê-las. Assim se dá com o trabalho profissional dos Assistentes Sociais no campo da assessoria/ consultoria, cuja temática apesar de emergente, requer uma reflexão mais aprofundada frente às suas implicações na realidade social. Nessa direção, considere:
I. Os Assistentes Sociais vêm sendo chamados a assessorar a criação de políticas sociais, de serviços sociais, de trabalhos educativos junto à população, entre outros.
II. É imprescindível que os Assistentes Sociais problematizem a natureza dessa assessoria, buscando entender as relações implícitas e explicitas entre a conjuntura, o contexto, os sujeitos sociais, no sentido de entenderem que seu trabalho está sendo desenvolvido para fortalecer a um dado segmento e/ou setor da sociedade.
III. Historicamente, a atuação profissional do Assistente Social no campo de assessoria/consultoria não está ligada ao reconhecimento intelectual que se dispensa ao assessor.
Está correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
III.
I e II.
I e III.
A prática profissional do assistente social insere-se num contexto institucional. A leitura das organizações, a partir da lógica burocrática, como sistemas racionais legais aponta como características:
as autoridades são tradicionais sem que haja preocupação com a derivação racional legal e as relações tendem a ser pessoais.
as relações são pessoais e seus dirigentes produzem regras para ampliar o controle, a organização pauta-se pela descentralização.
os sistemas sociais são formais, impessoais, dirigidos por profissionais que tendem a controlá-los cada vez mais.
os sistemas sociais primam pelas regras, mas definem muitos mecanismos para que perdure a visão democrática, cujos dirigentes têm obrigações de garantir o trânsito da informação.
as autoridades sustentam-se pela regra e ordem, no entanto não há necessariamente precisão e rigidez em seu sistema de mando.
O Assistente Social atua nos mais diversos espaços sócioocupacionais e trabalha com profissionais de várias outras áreas. Assim, na maioria das vezes, seu exercício profissional é realizado em equipes multiprofissionais. Nesse sentido, em relação à emissão de pareceres, laudos e opiniões técnicas conjuntos entre o Assistente Social e outros profissionais, considere:
I. A elaboração, emissão e/ou subscrição de opinião técnica sobre matéria de Serviço Social é atribuição privativa do assistente social.
II. O assistente social deve incentivar e estimular o trabalho interdisciplinar.
III. Na atuação em equipes multriprofissionais e interdisciplinares, o assistente social pode e deve ultrapassar a especificidade da profissão.
Está correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
III.
I e II.
I e III.
A regulamentação da profissão de Assistente Social define como atribuição privativa:
utilização de métodos e técnicas de Serviço Social que tenham como objetivo a realização de diagnóstico de contextos individuais, familiares e comunitários, visando à solução de problemas de ajustamento.
realização de estudos socioterritoriais para possibilitar uma leitura crítica da realidade social em que o profissional está inserido.
aplicação de questionário a integrantes de determinado núcleo familiar para contribuir para uma análise mais qualitativa do contexto familiar.
realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social.
realização de orientação sociopedagógica direcionada aos usuários e equipe multidisciplinar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...