Lista completa de Questões sobre Assistente Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa correta sobre os instrumentos técnico-operativos utilizados pelo Assistente Social:
I. A observação é um processo mental e, ao mesmo tempo técnico. SOUZA (2000)
II. A entrevista tem por finalidade descartar informações sobre o usuário.
III. O acompanhamento social é procedimento técnico de caráter descontinuado, e por período de tempo indeterminado, no qual é desnecessário que haja vínculo entre o usuário e o Profissional.
IV. Segundo AMARO (2003), a visita domiciliar é uma prática profissional, investigativa ou de atendimento, realizada por um ou mais profissionais, junto aos indivíduos, em seu próprio meio social e familiar.
V. O relatório é um documento de registro de informações, observações, pesquisas, investigações, fatos e que varia de acordo com o assunto e as finalidades.
As alternativas I, II e V estão corretas;
As alternativas II, III, IV e V estão corretas;
As alternativas I, IV e V estão corretas;
As alternativas I, III estão corretas;
As alternativas II e V estão corretas.
Como um trabalhador inserido na divisão social e técnica do trabalho, o/a Assistente Social, em seu exercício profissional, deve pautar suas ações em dimensões:
sociojurídica, educacional-tereapêutica e ético-administrativa.
socioassistencial, terapêutica e ético-profissional.
técnico-operativa, teórico-metodológica e ético-política.
terapêutica, teórico-prática e ético-social.
teórico-prática, ético-profissional e terapêutica.
O controle social tem sua concepção advinda da Constituição Federal de 1988, enquanto instrumento de efetivação da participação popular no processo de gestão político-administrativo-financeira e técnico-operativa, com caráter democrático e descentralizado. Dentro dessa lógica, o controle do Estado é exercido:
pelos gestores da Administração Pública definidos constitucionalmente pelo Governo Federal.
pelas instituições públicas e privadas de acordo com os regulamentos e normas deliberados nas regulamentações constitucionais.
pelos setores públicos, autarquias e instituições privadas de acordo com os regulamentos e normatizações referenciadas.
pela sociedade na garantia dos direitos fundamentais e dos princípios democráticos balizados nos preceitos constitucionais.
pelas administrações federal, estaduais e municipais, garantidas pela legislação atual.
A respeito da atuação em equipe multiprofissional e interdisciplinar, assinale a opção correta.
Uma equipe de trabalho multiprofissional é sempre interdisciplinar.
A equipe multidisciplinar compõe-se de mais de um profissional da mesma área envolvida no trabalho a ser realizado.
A equipe interdisciplinar reúne disciplinas com objetivos diferenciados e profissionais mediados pelo diálogo entre si.
Na equipe transdisciplinar, as relações internas são hierarquizadas.
Os trabalhos em parceria são intrinsecamente interdisciplinares.
A principal normativa relacionada ao exercício profissional da categoria dos assistentes sociais consiste nas diretrizes curriculares elaboradas pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social.
A reestruturação produtiva de uma empresa intervém exclusivamente nas práticas empresariais e nas ações dos trabalhadores da empresa.
A hegemonia da perspectiva modernizadora dos anos 60 do século XX, cujas reflexões inscrevem-se nos textos do Seminário de Araxá e Teresópolis, contribuiu para o estabelecimento da tecnificação pragmática no trabalho do assistente social.
O mercado de trabalho para assistentes sociais encontra-se tradicionalmente no terceiro setor, sendo as entidades sociais o maior empregador dessa categoria.
As transformações ocorridas na área de serviço social repercutem sobre o mercado de trabalho, influenciando diretamente o processo de elaboração das normativas das entidades nacionais da categoria, o que não acontece no processo de elaboração das políticas sociais.
Serviço Social - Assistente Social - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Na efetivação do trabalho do assistente social, o Estado, a empresa e a entidade não-governamental viabilizam aos usuários o acesso a seus serviços, fornecem meios e recursos para sua realização, estabelecem prioridades a serem cumpridas, interferem na definição de papéis e funções que compõem o cotidiano do trabalho institucional. Nessa perspectiva,
Márcia Nogueira da Silva (2010), no artigo "Assessoria em Serviço Social: breves notas sobre o trabalho profissional na área da infância e juventude do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, trata sobre a atuação do Assistent Social em equipe interdisciplinar junto ao Ministério Público Federal (MPF). A autora ressalta que no I Encontro Nacional do Ministério Público, realizado em setembro de 2006, a então presidente do Conselho Federal de Serviço Social, assistente social Elizabete Borgianni, frisou que existe uma convergência clara da função do Ministério Público e do projeto ético-político e profissional do Serviço Social, à medida que ambos têm como principal objetivo a defesa e a garantia de direitos. Tomando como foco a atuação interdisciplinar do assistente social junto ao Ministério público, analise as assertivas abaixo descritas.
I. A atuação do assistente social é direcionada a instrumentalizar e subsidiar decisões no que tange a procedimentos voltados para a garantia de direitos dos cidadãos, prestando assessoria técnica aos membros do Ministério Público.
II. A assessoria técnica a órgãos da administração pública direta e indireta enquanto atribuição profissional privativa expressa na Lei N.8662/93, é entendida como o processo de disponibilizar a outrem um olhar atento às múltiplas determinações das demandas trazidas pelo público para o Ministério Público.
III. Sua atuação deve estar de acordo apenas com o disposto na legislação civil brasileira, em especial com os dispositivos referentes à ordem social, econômica e cultural.
IV. São atribuições profissionais privativas do assistente social dentro da equipe interdisciplinar: visitas técnicas em entidades de atendimento ao público que procura pelo MPF; articulação da política de atendimento a este mesmo público; produção de materiais técnicos.
V. Um desafio importante do assistente social na equipe interdisciplinar do MPF é, num contexto de criminalização, judicialização e assistencialização das refrações da questão social, efetivar o projeto ético-político e profissional no sentido da consolidação de uma visão dialética do direito, confirmando a lógica jusnaturalista que norteia as práticas profissionais inseridas neste espaço sócio-ocupacional.
Qual(is) dela(s) está(ão)correta(s)?
I e II, apenas.
I, apenas.
I e V, apenas.
III e IV, apenas.
II, apenas.
No que diz respeito à prática social na sua dimensão política da ação profissional, não se pode afirmar:
As condições que circunscrevem o trabalho do assistente social expressam a dinâmica das relações sociais vigentes na sociedade.
O exercício profissional é necessariamente polarizado pela trama de suas relações e interesses sociais.
A prática profissional jamais participará como um mecanismo de exploração e dominação, vez que atua exclusivamente para dar respostas às necessidades de sobrevivência da classe trabalhadora.
O exercício profissional participa de um processo que tanto permite a continuidade da sociedade de classes quanto cria possibilidades de sua transformação.
A respeito dos mecanismos de Resolução de Conflitos, é correto afirmar:
o desequilíbrio extremo de poder entre as partes, na aplicação do processo de mediação, pode ser uma violência ou ter como resultado o desrespeito dos direitos de uma das partes.
o mediador estimula ou facilita a aproximação entre os interessados e restaura o diálogo entre eles, apontando soluções para o conflito.
o mediador possui autoridade suficiente para impor a decisão sobre as pessoas em conflito.
a mediação tem um potencial especial de contribuir naqueles conflitos que surgem de relações de naturezas esporádicas, casuais.
a mediação constitui um processo no qual as partes resolvem o conflito por meio da ação de um terceiro, que sugere a solução para cada caso.
Sobre a instrumentalidade do Serviço Social é incorreto afirmar:
É entendida como capacidade que possibilita ao homem passar da vontade (substração) para a ação (concretização).
Ao transformar a natureza o homem adquire habilidades e conhecimentos que geram novas necessidades, novos questionamentos. Para responder a esses questionamentos e necessidades o homem é levado à reflexão e a criar novas estratégias de ação, e aí está o caráter emancipatório da instrumentalidade do processo de trabalho.
A capacidade teleológica do homem alcança suas finalidades, e pouco auxilia o homem na criação de instrumentos de trabalhos para transformar a natureza, a fim de satisfazer suas necessidades.
Instrumentalidade pode ser entendida como propriedade social que o homem atribui as coisas no processo de trabalho, ao convertê-las em instrumentos que permitem sanar suas necessidades e atingir suas finalidades.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...