Lista completa de Questões sobre Assistente Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o Estudo Social e a Perícia Social no âmbito do trabalho do Assistente Social, assinale a opção incorreta.
O Estudo Social é um instrumento largamente utilizado nas mais diferentes áreas e modalidades de intervenção, cuja finalidade é a orientação do processo de trabalho do próprio Assistente Social.
A realização de uma Perícia Social implica na realização do Estudo Social, porém o Estudo Social não é em princípio uma perícia.
A Perícia Social visa esclarecer situações consideradas problemáticas e/ou conflituosas no plano dos litígios legais.
A Lei n. 8.662, de 07 de junho de 1993, prevê que constituem atribuições privativas do Assistente Social a realização de vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres, sobre a matéria do Serviço Social.
O Estudo Social é o trabalho de investigação e diagnóstico do profissional do serviço social com o objetivo de formar prova para subsidiar decisões.
A entrevista constitui um dos instrumentos que viabiliza a operacionalização nos processos de trabalho do Assistente Social. A respeito dessa técnica de pesquisa, assinale a opção correta.
O Assistente Social precisa utilizar um tratamento e uma linguagem informal para ser aceito pelo outro na situação da entrevista, como, por exemplo, chamar a pessoa mãe, quando procura a instituição em função do filho, ou vô, quando se trata de pessoas idosas.
O Assistente Social está aí para ajudar e isso deve ficar claro para a pessoa que será entrevistada pelo Assistente, inclusive quando se trata de trabalho voluntário.
O acolhimento na entrevista, como técnica e processo, foca-se em receber e em ouvir o entrevistado.
A técnica da conotação positiva na entrevista consiste em mostrar ao entrevistado duas coisas contrapostas, com a intenção de colocá-lo frente a um dilema, para que perceba uma contradição.
A clarificação na entrevista é a busca de substantivos e verbos para objetivar os adjetivos do entrevistado e, geralmente, é feita pela utilização de alguma das outras técnicas pelo Assistente Social, como a do questionamento, um degrau abaixo.
Acerca do trabalho em equipe e a interdisciplinaridade nas profissões, assinale a opção incorreta.
Em profissões disciplinares, os saberes e as práticas estão ancorados em instituições e organizações de natureza corporativa.
O projeto da equipe de trabalho deve ser formulado coletivamente, incluindo as contribuições dos profissionais e possibilitando a transcodificação de cada disciplina e cultura profissional.
As profissões com estatutos rigorosos e forte reconhecimento social têm maiores possibilidades de engajamento em trabalhos que exigem a aceitação de fronteiras fluídas entre as disciplinas.
O tamanho da equipe de trabalho é influenciado pelo tipo de objeto e a intencionalidade do problema que se deseja abordar.
A equipe de trabalho resulta da superação ou administração de divergências axiológicas, teóricas, metodológicas e estratégicas entre seus membros.
O processo de trabalho compreende elementos técnicos, teóricos e políticos, que se constituem em instrumentos de trabalho do Assistente Social, e que possibilitam a orientação de sua ação profissional, isto é, de seu próprio trabalho, que tem como objeto a questão social e que resulta em um produto. Sobre o trabalho do Assistente Social, julgue os itens abaixo, assinalando o correto.
O Projeto Ético-Político do Assistente Social concentrase em suas convicções político- partidárias, as que direcionam sua atuação profi ssional.
Os instrumentais do Serviço Social, isto é, os meios necessários para a atuação profissional, permitem que os Assistentes Sociais passem da intencionalidade para a efetivação das ações profissionais.
O trabalho do Assistente Social e as atividades e práticas voluntárias, assistemáticas caritativas e/ou filantrópicas têm semelhanças profundas.
O Serviço Social visa controlar e adaptar os indivíduos pela via de penalidades e formas de sociabilidade que atendam às exigências do padrão de acumulação capitalista.
Os problemas sociais ou patologias presentes na sociedade capitalista constituem o objeto de trabalho do Assistente Social, e o produto de seu trabalho é a harmonia entre o homem e a sociedade.
No que se refere às relações com as Entidades da Categoria e as demais organizações da Sociedade Civil; constitui como um direito do/a Assistente Social:
Denunciar ao Conselho Regional as instituições públicas ou privadas, onde as condições de trabalho não sejam dignas ou possam prejudicar os/as usuários/ as ou profissionais;
Participar de sociedades científicas e de entidades representativas da categoria profissional que tenham por finalidade, a produção de conhecimento cientifico e de fomentar a defesa e fiscalização do exercício profissional;
Apoiar e/ou participar dos movimentos sociais e organizações populares vinculados à luta pela consolidação e ampliação da democracia e dos direitos de cidadania;
Respeitar a autonomia dos movimentos populares e das organizações das classes trabalhadoras;
Denunciar, no exercício da Profissão, às entidades de organização da categoria, às autoridades e aos órgãos competentes, casos de violação da Lei e dos Direitos Humanos, quanto a: corrupção, maus tratos, torturas, ausência de condições mínimas de sobrevivência, discriminação, preconceito, abuso de autoridade individual e institucional, qualquer forma de agressão ou falta de respeito à integridade física, social e mental do/a cidadão/cidadã.
São considerados Serviços sócios-assistenciais de Proteção Social Especial de Alta Complexidade:
Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, Serviço de Acolhimento institucional em Casas de Passagem e em família acolhedora;
Serviço de Proteção a domicilio para pessoas com deficiência e idosas, serviço de Convivência e fortalecimento de vínculos e Serviço de Acolhimento em abrigo Institucional;
Serviço de Acolhimento em Família acolhedora, Serviço de Acolhimento institucional em Casa lar e abrigo institucional e Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos;
Serviço de Proteção em situações de Calamidades públicas e de Emergências; Serviço de Acolhimento em família Acolhedora, Serviço de Acolhimento em República e Serviço de Acolhimento Institucional nas modalidades abrigo institucional, casa lar, casa de passagem e residência inclusiva;
Serviço Especializado para pessoas em Situação de Rua, Serviço de Acolhimento Institucional em Albergues e residência inclusiva, Serviço de Proteção em situações de Calamidades públicas e de Emergências e Serviço de Acolhimento em república.
Serviço Social - Assistente Social - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O excesso de burocracia, o desperdício e o desvio de recursos públicos no nível governamental tornam necessária a criação de instrumentos para identificar as famílias, assim como seus dependentes, que estão vivendo em situação de pobreza e são os principais destinatários da política de assistência social. Assim, um dos princípios norteadores para assegurar, por meio das políticas de assistência e programas públicos, o acesso efetivo a bens, serviços e riquezas da sociedade é a convergência de setores, tais como sociedade civil, empresariado e governo em diferentes níveis. A referida afirmação expressa o pensamento de estudiosos voltados ao tema família, quais sejam:
Ana Rojas Acosta e Marcelo Augusto Santos Turine.
Potyara Amazoneida Pereira e Carlos Montãno.
Maria Lucia Rodrigues e Jose Paulo Netto.
Maria Lucia Martinelli e Raul de Carvalho.
Nobuco Kameyama e Vicente de Paula Faleiros.
Serviço Social - Assistente Social - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Nas questões de números 40 e 41, assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas dos textos.
O momento político e social em que vivemos é particularmente significativo. Há hoje uma tendência consolidada apontando para a necessidade de se conhecerem e se criarem ações para intervir nas contradições e hiatos sociais da sociedade brasileira.
As propostas de trabalho com famílias conforme Rosamélia Ferreira Guimarães e Silvana Cavichioli Gomes Almeida (in Acosta, 2003), devem priorizar metodologias que lhes permitam ocupar um espaço que gere _____________ e seja facilitador de formas de enfrentamento das condições econômicas, sociais e políticas: um espaço político no qual a __________ seja o valor fundante.
hostilidade ... consciência
solidariedade ... ética
igualdade ... sabedoria
prosperidade ... humanidade
harmonia ... humildade
Serviço Social - Assistente Social - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Nas questões de números 40 e 41, assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas dos textos.
A única solução viável e eficaz para evitar os riscos e os perigos decorrentes da especialização crescente das disciplinas é a cooperação dos especialistas em um trabalho realizado em equipe. O trabalho interdisciplinar em equipe deve ser orientado pela perspectiva de ____________ , com vistas a situar o indivíduo nas relações sociais que têm papel determinante nas suas condições de vida.
emancipação
singularidade
totalidade
atualidade
consciência
Serviço Social - Assistente Social - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Cabe ao Serviço Social em uma ação necessariamente articulada com outros segmentos que defendem o aprofundamento do Sistema Único de Saúde (SUS) formular estratégias que busquem reforçar ou criar experiências nessa área que efetivem o direito social à saúde. Como atenta Bravo (2009), o trabalho do Assistente Social na saúde que queira ter como norte o projeto ético-político-profissional tem que estar, necessariamente, articulado ao projeto de reforma
do estado.
psiquiátrica.
atual.
sanitária.
ambiental.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...