Questões sobre Geral

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Segundo Silvia Helena Chuairi, de um modo geral, as pessoas atendidas pe-los serviços de assistência jurídica do Estado e Poder Judiciário recebem a denominação de:

  • A.

    "parte", "hipossuficientes", "pobres", "necessitados"

  • B.

    "hipossuficientes", "necessitados", "assistidos", "carentes"

  • C.

    "parte", "hipossuficientes", "necessitados", "carentes"

  • D.

    "assistidos", "pobres", "parte", "necessitados"

Conforme o Código de Ética, são deveres dos Assistentes Sociais, face ao binômio Instituição/Cliente:

  • A.

    defender os objetivos da instituição.

  • B.

    empenhar-se na viabilização dos direitos dos usuários.

  • C.

    ter livre acesso aos usuários.

  • D.

    empenhar-se para manter o equilíbrio nas relações usuário/instituição.

  • E.

    empenhar-se na assistência ao usuário.

A Política Social brasileira nos últimos anos

  • A.

    tem-se caracterizado por sua pouca efetividade social e por sua subordinação à interesses econômicos.

  • B.

    tem-se constituído em um dos mais importantes mecanismos de resolução das desigualdades sociais.

  • C.

    tem revelado efetividade na solução de problemas ligados à pobreza.

  • D.

    tem servido aos interesses de seus usuários.

  • E.

    vem contribuindo para reduzir a exclusão social.

Tradicionalmente, as ações públicas de Assistência Social têm sido acompanhadas de distorções, que lhes conferem um perfil limitado e ambíguo. Podemos destacar alguns fatores que reafirmam esse perfil, dentre eles:

  • A.

    a parceria com as redes solidárias da sociedade civil.

  • B.

    a vinculação aos grupos de maior vulnerabilidade social.

  • C.

    a fragilidade de programas e recursos sociais.

  • D.

    a ausência de legislação e instrumentos de ação.

  • E.

    a tutela e o assistencialismo.

A prática profissional do Assistente Social desenvolve-se fundamentalmente em instituições e, portanto, coloca-se

  • A.

    na dependência exclusiva das normas institucionais.

  • B.

    como executora dos objetivos institucionais.

  • C.

    como mero repasse de serviços oferecidos pela instituição.

  • D.

    como resposta exclusiva às demandas dos usuários.

  • E.

    como mediadora entre demandas dos usuários e determinações institucionais.

O conhecimento das limitações institucionais para o exercício da prática profissional leva o Assistente Social a

  • A.

    considerá-las obstáculos a seu trabalho.

  • B.

    considerá-las componentes das forças contraditórias presentes na realidade.

  • C.

    aceitá-las, na medida em que traduzem uma realidade que não podem superar.

  • D.

    descartá-las criando processos alternativos de ação não institucional.

  • E.

    considerá-las como uma fatalidade que não pode ser enfrentada.

A política de Assistência Social é, para a população que dela se utiliza,

  • A.

    expressão da benemerência do Estado.

  • B.

    solução para a pobreza e a desigualdade social.

  • C.

    expressão de poder do Estado.

  • D.

    política de segurança aos direitos sociais.

  • E.

    política de direitos ao acesso a recursos, bens e serviços.

A afirmação: os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência e enfermidade, está presente na

  • A.

    Constituição de 1988.

  • B.

    Campanha da Fraternidade de 2004.

  • C.

    pauta dos movimentos sociais em geral.

  • D.

    Política Nacional do Idoso.

  • E.

    reivindicações dos movimentos de idosos no país.

As pequenas e rápidas alterações de freqüência e intensidade que ocorrem, principalmen durante o canto, são chamadas:

  • A.

    falsete

  • B.

    vibrato

  • C.

    vocal fry

  • D.

    registro basal

A Seguridade Social do cidadão brasileiro na Constituição de 1988 é constituída pelas

  • A.

    políticas de saúde, previdência e assistência social.

  • B.

    políticas de salário e renda.

  • C.

    políticas sociais.

  • D.

    políticas de emprego.

  • E.

    ações da sociedade organizada.

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