Questões sobre Geral

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O método compreensivo consiste em entender o sentido que as ações de um indivíduo contêm. O fato em questão não se esgota em si mesmo mas aponta para todo um complexo de significações e relações sociais. Esta concepção de método é desenvolvida por

  • A.

    Merleau-Ponty.

  • B.

    Hegel.

  • C.

    Adam Smith.

  • D.

    Max Weber.

  • E.

    Kant.

Para Marilda Iamamoto, o Serviço Social como profissão na divisão social e técnica do trabalho é uma ação

  • A.

    transformadora das relações sociais.

  • B.

    neutra, acima dos interesses das classes sociais.

  • C.

    que participa do processo de reprodução das relações sociais na sociedade.

  • D.

    de apoio ao poder das classes dominantes.

  • E.

    de apoio à manutenção da ordem social.

Para José Paulo Netto, com a Reconceituação, emergem no Serviço Social brasileiro três vertentes téorico-metolológicas. São elas:

  • A.

    o funcionalismo, o positivismo e a intenção de ruptura.

  • B.

    a modernizadora, a de atualização do conservadorismo e a intenção de ruptura.

  • C.

    a fenomenologia, a modernizadora e o positivismo.

  • D.

    o marxismo, a intenção de ruptura e o positivismo.

  • E.

    a atualização do conservadorismo, o marxismo e a fenomenologia.

Segundo Raul de Carvalho, as bases para o surgimento do Serviço Social no Brasil têm origem na doutrina social da Igreja. Neste contexto, a instituição que se destaca como pioneira no processo formativo da profissão no Brasil é:

  • A.

    o Centro de Estudos e Ação Social de São Paulo (CEAS);

  • B.

    o Departamento de Assistência Social do Estado;

  • C.

    a Escola de Serviço Social de Bruxelas;

  • D.

    o Departamento Social do Trabalho;

  • E.

    a Escola Técnica do Serviço Social da PUC-SP.

O processo denominado por José Paulo Netto como "intenção de ruptura" evidenciou-se e explicitou-se primeiramente:

  • A.

    como forma de protesto contra o movimento de reconceituação;

  • B.

    como produto universitário sob o ciclo autocrático burguês;

  • C.

    como isolamento intelectual dos assistentes sociais progressistas;

  • D.

    a partir de um movimento de alianças com os partidos de esquerda no Brasil;

  • E.

    de forma a contestar os movimentos contrários ao regime militar.

Segundo Zélia Torres, num grupo que tenha a estrutura cooperativa, uma das características básicas é:

  • A.

    o entrosamento;

  • B.

    a cordialidade;

  • C.

    a cooperação;

  • D.

    a participação;

  • E.

    o dinamismo.

Quando se examina o papel das mães das camadas populares e das classes médias na composição do orçamento doméstico, podemos observar:

  • A.

    uma participação reduzida no orçamento, tendo em vista a necessidade de cuidar dos filhos;

  • B.

    uma grande quantidade de atribuições, seja mediante atividades profissionais, seja produzindo no próprio lar;

  • C.

    um aumento dos afazeres associado ao aumento da demanda por emprego por parte dos cônjuges;

  • D.

    a presença das mulheres no ambiente familiar, o que demonstra a redução dos postos de trabalho;

  • E.

    o trabalho doméstico das mulheres determinando o maior quantitativo de salário na família.

As entidades não-governamentais de atendimento à criança e ao adolescente somente poderão funcionar depois de registradas:

  • A.

    no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente;

  • B.

    no Conselho Municipal de Assistência Social;

  • C.

    nas entidades representativas da sociedade civil, ligada à infância e juventude;

  • D.

    na Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente das Câmaras Municipais;

  • E.

    no Ministério Público.

As crianças menores de dez anos somente poderão ingressar e permanecer nos locais de apresentação ou exibição de espetáculos quando acompanhadas:

  • A.

    dos tios ou qualquer responsável;

  • B.

    da presença de um representante do ministério público;

  • C.

    dos pais e da presença de um juiz da infância e do adolescente;

  • D.

    de qualquer pessoa maior de 21 anos;

  • E.

    dos pais ou responsável.

Para efeitos da proteção da criança e do adolescente, é proibido qualquer trabalho, salvo na condição de aprendiz, a menores de:

  • A.

    13 anos;

  • B.

    14 anos;

  • C.

    16 anos;

  • D.

    12 anos;

  • E.

    18 anos.

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