Questões sobre Geral

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O assistente social, ao realizar seu trabalho, tem sido chamado para prestar assessorias no âmbito do judiciário. Nesses casos, este profissional poderá:

  • A.

    dispor de um conjunto de conhecimentos que agreguem informações de todas as áreas de atuação e que possibilitem aos diretores tomarem as medidas cabíveis nas circunstâncias de defesa de direitos.

  • B.

    organizar um conjunto de conhecimentos relativos aos aspectos subjetivos dos sujeitos por ele atendidos, uma vez que tais aspectos tendem a superar as questões objetivas.

  • C.

    dispor as informações e os conhecimentos sobre as várias formas de manifestações das desigualdades sociais e exclusão social e sua vivência pelos indivíduos sociais e, com isso, transformar os espaços de trabalho em espaços efetivamente públicos.

  • D.

    dispor as informações e os conhecimentos sobre as várias formas de manifestações das desigualdades sociais e exclusão social, porém, em hipótese nenhuma, tratar da vivência pelos indivíduos sociais, e, com isso, transformar os espaços de trabalho em espaços efetivamente públicos.

  • E.

    realizar estudo de caso em busca de precedentes, a fim de instruir novos processos, e não incorrer em erro de praticar injustiças sociais conseqüentes de utilização de critérios diferentes para situações semelhantes e nem de critérios semelhantes para situações diferentes.

As informações que seguem referem-se às questões de números 35 a 43.

Alguns procedimentos e instrumentos são utilizados pelo assistente social no exercício de sua profissão, sobretudo no Poder Judiciário. São eles: estudo social, perícia social, laudo social e parecer social. Tais instrumentos são considerados metodologia de trabalho

I. de domínio específico e exclusivo do assistente social e que permite dar visibilidade às dinâmicas dos processos sociais que constituem o viver dos sujeitos.

II. de domínio específico e exclusivo do assistente social e que permite o conhecimento dos anseios e preocupações dos usuários.

III. que, muito embora sejam utilizadas pelo assistente social com o objetivo de explicitar a situação-problema, não são de utilização exclusiva deste profissional.

  • A.

    Somente a afirmativa I é correta.

  • B.

    Somente as afirmativas I e II são corretas.

  • C.

    Somente as afirmativas I e III são corretas.

  • D.

    Somente as afirmativas II e III são corretas.

  • E.

    As afirmativas I, II e III são corretas.

As informações que seguem referem-se às questões de números 35 a 43.

O Código de Ética do Assistente Social, ao tratar das relações profissionais, especifica deveres em diferentes âmbitos. No que concerne ao campo da Justiça, está postulado:

I. apresentar à Justiça, quando convocado na qualidade de perito ou testemunha, as conclusões de seu laudo ou depoimento, sem extrapolar o âmbito da competência profissional e violar os princípios éticos contidos no referido código.

II. comparecer perante a autoridade competente, quando intimado a prestar depoimento, para declarar que está obrigado a guardar sigilo profissional nos termos deste Código e da legislação em vigor.

III. depor, como testemunha, sobre situação sigilosa a respeito do usuário da qual tenha conhecimento no exercício profissional.

  • A.

    Somente a afirmativa I é correta.

  • B.

    Somente as afirmativas I e II são corretas.

  • C.

    Somente as afirmativas I e III são corretas.

  • D.

    Somente as afirmativas II e III são corretas.

  • E.

    As afirmativas I, II e III são corretas.

As informações que seguem referem-se às questões de números 35 a 43.

Um projeto interdisciplinar de trabalho ou de ensino consegue captar a profundidade das relações conscientes entre pessoas e coisas (Fazenda, 1991). Neste sentido, o assistente social, ao priorizar o trabalho em equipe, deve

I. construir multidisciplinarmente verdades acabadas.

II. defender os princípios da democratização das estruturas e reconhecer a importância da contribuição dos demais profissionais.

III construir a prática de forma coletiva, juntamente com a população usuária.

  • A.

    Somente a afirmativa I é correta.

  • B.

    Somente as afirmativas I e II são corretas.

  • C.

    Somente as afirmativas I e III são corretas.

  • D.

    Somente as afirmativas II e III são corretas.

  • E.

    As afirmativas I, II e III são corretas.

As informações que seguem referem-se às questões de números 35 a 43.

Ao analisar a inserção de adolescente aprendiz em programas de profissionalização, o assistente social deve observar

I. a garantia de acesso ao ensino regular e o acesso aos direitos trabalhistas e previdenciários.

II. o respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento, bem como a capacitação profissional adequada ao mercado de trabalho.

III. se as exigências pedagógicas relativas ao desenvolvimento pessoal e social do educando se sobrepõem ao aspecto produtivo.

  • A.

    Somente a afirmativa I é correta.

  • B.

    Somente as afirmativas I e II são corretas.

  • C.

    Somente as afirmativas I e III são corretas.

  • D.

    Somente as afirmativas II e III são corretas.

  • E.

    As afirmativas I, II e III são corretas.

Julgue os itens a seguir, acerca de tratamentos dispensados a idosos.

O fato de um motorista de ônibus urbano comum não parar no ponto para o embarque de um casal de idosos com mais de 70 anos de idade, porque estes teriam o direito de viajar gratuitamente, não deve ser considerado como uma atitude de violência contra o idoso.

  • C. Certo
  • E. Errado

As informações que seguem referem-se às questões de números 35 a 43.

No desenvolvimento de seu trabalho, o assistente social depara-se, inúmeras vezes, com cidadãos desprovidos de meios para garantir o atendimento às necessidades básicas. É fundamental considerar que a assistência social, enquanto política pública de direito do cidadão e de dever do Estado, tem por objetivos

I. a promoção da integração ao mercado de trabalho e a concessão do benefício de um salário mínimo mensal ao idoso e à pessoa portadora de deficiência, sem condições de ter provida sua manutenção por sua família ou por si próprio.

II. a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice e a habilitação e reabilitação da pessoa portadora de deficiência.

III. a proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário e aos idosos abaixo de 65 anos, com a concessão de um salário mínimo mensal.

  • A.

    Somente a afirmativa I é correta.

  • B.

    Somente as afirmativas I e II são corretas.

  • C.

    Somente as afirmativas I e III são corretas.

  • D.

    Somente as afirmativas II e III são corretas.

  • E.

    As afirmativas I, II e III são corretas.

Em relação à Educação Especial (EE), percebe-se historicamente grande dificuldade em identificar o aluno de fato deficiente. Dentre as várias razões que explicam tal cenário, pode-se citar:

  • A.

    o conceito de deficiente é dependente das normas sociais que se impõem na definição dos critérios de normalidade;

  • B.

    a variedade de escalas e testes que existem para aferição do grau de deficiência contam, cada uma delas, com critérios distintos;

  • C.

    a deficiência se manifesta circunstancialmente e pode ser minorada e até mesmo curada, por conta do uso contínuo de medicamentos;

  • D.

    o deficiente pode, em razão de sua capacidade cognitiva, mascarar sintomas, produzindo uma falsa idéia de normalidade;

  • E.

    a deficiência é associada, por diferentes teorias explicativas, a genes hereditários, cujos testes de identificação não estão disponíveis na rede pública.

Tendo como referência a lógica dos incentivos sociais, o princípio consoante com o Programa Bolsa Escola é:

  • A.

    às classes mais favorecidas cabem a organização e mobilização da população carente para o enfrentamento da pobreza;

  • B.

    a pobreza é circunstancial e diz respeito ao momento político, econômico e cultural de cada família, numa dada comunidade;

  • C.

    a pobreza decorre diretamente da falta de acesso aos bens e serviços essenciais;

  • D.

    a mobilização de população pobre só é possível com a implementação de políticas sociais compensatórias;

  • E.

    a erradicação da pobreza ocorre pelo aumento da renda, traduzida pelo reajuste periódico do salário mínimo nacional.

De acordo com Carlos H. Araújo, desenvolver sistemas de avaliação de políticas públicas é fundamental para:

  • A.

    estipular gastos menores com prazos mais estreitos e resultados mais satisfatórios;

  • B.

    aprimorar e aquilatar os verdadeiros efeitos na resolução que se propõem as referidas políticas;

  • C.

    prestar contas às instituições nacionais e internacionais que financiam e supervisionam as políticas implementadas;

  • D.

    conhecer o perfil da população usuária e suas reais demandas e condições de vida;

  • E.

    divulgar amplamente os efeitos das políticas públicas, sensibilizando organizações da sociedade civil e órgãos da imprensa.

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