Questões sobre Geral

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De acordo com Ney Luiz de Almeida, a globalização tem colocado alguns temas e proposições na agenda educacional do país. São eles:

  • A.

    alteração no tempo de escolaridade com maior enfoque no ensino médio / transferência de recursos da habitação e construção civil para o setor educacional / retomada do programa nacional de alfabetização de adultos;

  • B.

    redução do tempo de escolaridade / maior valorização do ensino superior / maiores parcerias com entidades da sociedade civil na implantação das políticas educacionais;

  • C.

    redução gradativa do tempo de escolaridade / incentivo à formação técnica priorizando, portanto, o ensino médio / implantação de projetos de articulação e colocação no mercado de trabalho;

  • D.

    gradativa transferência das universidades públicas para a iniciativa privada / elevação do tempo de duração do ensino médio / articulação do plano educacional com projetos para criação do primeiro emprego;

  • E.

    elevação do tempo de escolaridade / reorientação da educação para uma formação mais voltada para o trabalho / demanda de remanejamento de orçamento para educação sem provisão de novos recursos.

De acordo com José Wellington Germano, o PRODASEC/PRONASEC e o Programa Comunidade Solidária, apresentam princípios em comum que se coadunam com o recorte neoliberal, no tocante à gestão pública na área das políticas sociais. São eles:

  • A.

    universalização, privatização e integração;

  • B.

    participação, focalização e terceirização;

  • C.

    focalização, descentralização e privatização;

  • D.

    integração, centralização e hierarquização;

  • E.

    descentralização, terceirização e universalização.

Marilda Iamamoto (2001) aponta como um dos maiores desafios que o assistente social vive no presente, o de ser um profissional:

  • A.

    articulado politicamente, buscando filiar-se a um partido político;

  • B.

    crítico, com capacidade técnica de mediar e minorar interesses antagônicos;

  • C.

    qualificado, com formação nos mais diversos campos de atuação;

  • D.

    propositivo e não só executivo das ações institucionais;

  • E.

    observador, capaz de identificar o melhor momento para intervir.

De acordo com Minayo (1994), são características fundamentais da questão social:

  • A.

    a criatividade, a neutralidade e o imobilismo;

  • B.

    a especialidade, o ceticismo e a centralidade;

  • C.

    a complexidade, a rigidez e a modernidade;

  • D.

    a finitude, o movimento e a pluralidade;

  • E.

    a provisoriedade, o dinamismo e a especificidade.

Maria Cecília Minayo (1994) caracteriza a atividade da pesquisa como:

  • A.

    um conjunto de técnicas aferidoras da totalidade;

  • B.

    uma prática política de conhecimento absoluto da realidade social;

  • C.

    uma prática teórica que veicula pensamento e ação;

  • D.

    uma atividade intelectual que dá significado à prática social;

  • E.

    uma tarefa da academia, pertinente ao espaço universitário.

O objeto privilegiado da ética é o bem. Na modernidade, o bem assume o sentido de:

  • A.

    igualdade;

  • B.

    felicidade;

  • C.

    fraternidade;

  • D.

    capacidade;

  • E.

    liberdade.

Quanto ao ensino religioso nas escolas públicas, a LDB regulamenta a:

  • A.

    obrigatoriedade da disciplina na grade curricular;

  • B.

    matrícula facultativa aos responsáveis e alunos;

  • C.

    garantia de professores de diversas religiões;

  • D.

    proibição da disciplina na grade curricular;

  • E.

    exclusividade para o segmento de ensino médio.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), constitui-se um princípio básico do ensino:

  • A.

    o respeito às concepções pedagógicas definidas por lei;

  • B.

    o respeito à liberdade e apreço à tolerância;

  • C.

    a erradicação do analfabetismo infanto-juvenil;

  • D.

    a aplicação dos valores fundamentais ao interesse nacional;

  • E.

    a obrigatoriedade do ensino fundamental.

Ainda nesta bibliografia, José Paulo Neto destaca a distinção entre moral e ética. Tal distinção pode ser assim definida:

  • A.

    ética resulta da processualidade dinâmica entre o homem individual e sua essência humana, enquanto a moral é natural e intemporal;

  • B.

    a primeira refere-se ao conjunto de princípios que distinguem o certo do errado na sociedade, e a segunda, ao conjunto de leis;

  • C.

    enquanto a moral reivindica a mudança social, a ética constrói um arcabouço filosófico para a transformação social;

  • D.

    moral é o conjunto de regras utilizadas para naturalizar a subalternização entre os homens, enquanto a ética é formulada para garantia de direitos;

  • E.

    enquanto uma representa um sistema histórico de costumes e imperativos, a outra refere-se à análise filosófica dos fundamentos daquela.

O artigo de Marilda Iamamoto, em "Serviço Social e Ética", nos aponta para uma dissociação entre conhecimento e valores, que prevaleceu na tradição profissional do Serviço Social, mesmo após o movimento de Reconceituação. Esta dissociação se expressa:

  • A.

    na segmentação entre determinismo social e liberdade;

  • B.

    no fato de poderem existir diferentes correntes na profissão;

  • C.

    na contradição entre a formação católica e a prática marxista;

  • D.

    na ausência de um Código de Ética profissional até 1996;

  • E.

    na divisão entre profissionais da prática e os da academia.

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