Questões sobre Geral

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Não resta dúvida de que o projeto de mobilização do "voluntariado" é parte da estratégia neoliberal de desresponsabilização do Estado no atendimento às necessidades e direitos sociais das grandes maiorias. O que fazer ante a "onda" de "voluntariado" que vem atravessando o trabalho dos profissionais em Serviço Social?

  • A.

    Por não constituir-se ameaça à dimensão ético-política da profissão, o "voluntariado" não merece preocupações

  • B.

    É preciso mobilizar esforços que possibilitem a transição do papel de voluntariado a outro tipo de inserção política, com distinto direcionamento social.

  • C.

    Associar-se às iniciativa no sentido de fazer crescer as alternativas de solução, uma vez que o Estado deverá tornar-se progressivamente mínimo.

  • D.

    Entendê-lo como parte da subjetividade da prática social

O projeto ético-político profissional expressa a perspectiva hegemônica impressa ao Serviço Social brasileiro. Tem suas raízes nas forças sociais progressistas e está fundado nas reais condições sociais em que se materializa a profissão. Para que este projeto se consolide é necessário:

  • A.

    Associar seu conteúdo jurídico à sua perspectiva operacional no âmbito das instituições públicas.

  • B.

    Integrar seu direcionamento social a uma proposta pedagógica sugerida pelas classes trabalhadoras.

  • C.

    Articular as dimensões ético-políticas, acadêmicas e legais que lhe atribuem sustentação.

  • D.

    Pôr em prática suas competências e atribuições privativas.

Os artigos 4o e 5o da Lei no 8.662, de 07/06/1993 que regulamenta a profissão dos Assistentes Sociais dizem respeito a:

  • A.

    Balizas de fiscalização do exercício profissional.

  • B.

    Princípios ético-políticos da profissão

  • C.

    Procedimentos técnico-operacionais.

  • D.

    Competências e atribuições privativas do Assistente Social.

No contexto de teoria social marxiana, dizer que a prática social não se revela na sua imediaticidade, significa dizer que:

  • A.

    a realidade é sempre obscura e fenomênica.

  • B.

    o real concreto é antes uma abstração

  • C.

    o movimento da realidade é mediado, também, pelo fetichismo

  • D.

    as formas sociais se obscurecem historicamente

Francisco de Oliveira, analisando as políticas sociais do governo Fernando Henrique e a constituição do Conselho do Programa Comunidade Solidária, observa que o projeto do governo combina diretrizes fortemente liberais com uma prática populista e atos de desrespeito às representações constituídas pela sociedade brasileira. Assinale os órgãos de Assistência Social que foram extintos neste período.

  • A.

    SAS; CNAS; LBA.

  • B.

    LBA; CBIA; CONSEA.

  • C.

    CONANDA; CBIA; LBA

  • D.

    CONSEA; MPAS; SAS.

Para Martinelli: "Na pesquisa qualitativa todos nos expressamos como sujeitos políticos, o que nos permite afirmar que ela, em si mesma, é um exercício político". Marque a opção que relaciona corretamente a pesquisa quantitativa à qualitativa.

  • A.

    Como modalidades totalmente opostas entre si.

  • B.

    Como recursos passíveis de complementaridade e articulação

  • C.

    Como modelos dependentes da opção do pesquisador.

  • D.

    Ao contrário de pesquisa qualitativa a quantitativa não expressa qualidade ao seu produto

Segundo Henri Lefebvre em todo processo de investigação é importante manter duas coisas. Não interessa a vida sem conceito, nem o conceito sem vida. É fundamental articular conceito e vida. Se o Serviço Social constitui-se uma prática essencialmente interventiva, o papel que cabe à pesquisa na prática profissional dos Assistentes Sociais é:

  • A.

    secundário pois sua importância limita-se ao âmbito da pós-graduação

  • B.

    Função suplementar em determinados tipos de atuação pois o Serviço Social não necessita desenvolver cotidianamente a pesquisa para agregar elementos teóricos à sua especificidade.

  • C.

    Iniciativa desnecessária ao processo de intervenção uma vez que o Serviço Social, no seio da divisão sócio-técnica do trabalho, situa-se como disciplina de intervenção

  • D.

    Recurso fundamental para possibilitar sentido de praxis a ação profissional.

Sabe-se que o Assistente Social não tem como objetivo último de seu fazer profissional a mera produção de conhecimentos, mas um conhecimento que informe a ação e que busque a transformação das representações sociais. Os para-digmas do conhecimento que mais têm influenciado o Serviço Social são

  • A.

    Doutrinarismo, Positivismo, Ecletismo, Pluralismo.

  • B.

    Racionalismo, Empirismo, Fenomenologia e a Dialética.

  • C.

    Teoricismo, Historicismo, Racionalismo, Dialética.

  • D.

    Tomismo, Positivismo, Tecnicismo, Reducionismo

Sabe-se que dentre algumas questões polêmicas que continuam a permear o debate sobre a concepção de metodologia no ensino do Serviço Social subsiste aquela relacionada à con-fusa dicotomia que se faz entre metodologia do conhecimento e metodologia de ação. Iamamoto coloca que dois problemas constituem fontes dessa separação. Estes problemas são:

  • A.

    A crise dos paradigmas e a revolução tecnológica.

  • B.

    O excesso de empirismo e a imediaticidade da prática

  • C.

    A relação teoria e prática e a elucidação do estatuto da metodologia no contexto da ação profissional

  • D.

    A recusa do teoricismo e a busca do praticismo.

Na recuperação da trajetória intelectual da profissão encon-tramos um antigo dilema colocado por aqueles que não reconhecem ser o Serviço Social um ramo específico do saber, com potencial científico autônomo. Para os defensores dessa idéia o Serviço Social, entre as ciências, se situa de fato como:

  • A.

    Uma técnica de intervenção no social que, por não ter a tradição da reflexão teórica, tampouco incorpora perspectiva teórico-metodológica à sua ação.

  • B.

    Uma prática profissional eminentemente interventiva que prioriza a dimensão teórico-metodológica, ou seja, habilidade no manejo da instrumentalidade profissional.

  • C.

    Um instrumento de ação das Ciências Sociais, entretanto, dotado de teoria própria

  • D.

    Prática, predominantemente, interventiva possuidora de uma metodologia de ação profissional que articula elementos teóricos à sua especificidade como parceira das Ciências Sociais

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