Questões sobre Proteção Social à Criança, ao Adolescente e à Família

Lista completa de Questões sobre Proteção Social à Criança, ao Adolescente e à Família para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com base no Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária- PNCFC, analise os itens a assinale a alternativa CORRETA:

    A) No PNCFC, os diversos arranjos constituídos no cotidiano para dar conta da sobrevivência, do cuidado e da socialização de crianças e adolescentes são chamados de comunidade solidária.

    B) No PNCFC, os diversos arranjos constituídos no cotidiano para dar conta da sobrevivência, do cuidado e da socialização de crianças e adolescentes são chamados de sistema de proteção social.

    C) No PNCFC, os diversos arranjos constituídos no cotidiano para dar conta da sobrevivência, do cuidado e da socialização de crianças e adolescentes são chamados de equipamento social.

    D) No PNCFC, os diversos arranjos constituídos no cotidiano para dar conta da sobrevivência, do cuidado e da socialização de crianças e adolescentes são chamados de conjunto protetivo autônomo.

    E) No PNCFC, os diversos arranjos constituídos no cotidiano para dar conta da sobrevivência, do cuidado e da socialização de crianças e adolescentes são chamados de rede social de apoio.

De acordo com a legislação social vigente, considera-se público prioritário para a meta de inclusão no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), crianças e, ou adolescentes e, ou pessoas idosas nas seguintes situações, exceto:

    A) Em situação de isolamento.

    B) Com medidas de proteção do Estatuto da Criança e do Adolescente.

    C) Fora da escola ou com defasagem escolar superior a 2 anos.

    D) Segurados do Benefício de Prestação Continuada.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é um serviço realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com seu ciclo de vida, com o objetivo de:

I- Assegurar espaços de convívio familiar e comunitário e o desenvolvimento de relações de afetividade e sociabilidade;

II- Priorizar a cultura nacional do país;

III- Desenvolver o sentimento de pertença e de identidade;

IV- Promover a socialização e convivência.


Dos itens acima

    A) Apenas os itens I, II e III estão corretos.

    B) Apenas os itens II, III e IV estão corretos.

    C) Apenas os itens I, III e IV estão corretos.

    D) Apenas os itens I, II e IV estão corretos.

Muitas políticas sociais estão diretamente relacionadas ao atendimento de famílias. Considerando o debate teórico sobre família, assim como o trabalho do assistente social nesse campo, é correto afirmar que:

    A) A família passou a ser um sujeito privilegiado de intervenção do Serviço Social a partir da Constituição Federal de 1988.

    B) No trabalho com famílias, o assistente social deve vincular a satisfação das necessidades sociais à competência ou incompetência individual /das famílias.

    C) Na década de 1990, a questão da família no Serviço Social teve pouca visibilidade se comparada à produção sobre política social e direitos sociais, embora tenha sido anunciada sua pertinência.

    D) As necessidades expressas nas famílias e pelas famílias são “casos de família” e, por conseguinte, as questões que as afligem se circunscrevem no campo da competência ou incompetência delas próprias enquanto sujeitos.

    E) Desde o final dos anos de 1920, houve uma grande incorporação da chamada terapia familiar de orientação sistêmica na prática dos assistentes sociais brasileiros, particularmente aqueles vinculados à área da saúde mental.

A gestante ou mãe que manifeste interesse em entregar seu filho para a adoção, antes ou logo após o nascimento, será encaminhada à Justiça da Infância e da Juventude. Em tais casos, serão cadastrados para adoção recém-nascidos e crianças acolhidas não procuradas por suas famílias no prazo de _____, contados a partir do acolhimento.

    A) 02 anos.

    B) 18 meses.

    C) 60 dias.

    D) 30 dias.

    E) 45 dias.

O Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social - BPC, individual, intransferível, não vitalício e financiado com recursos da seguridade social alocados no Fundo Nacional de Assistência Social (FREITAS, 2010). No que concerne à fala do autor, a revisão do Benefício de Prestação Continuada, acontece há cada:

    A) 03 anos.

    B) 02 anos.

    C) 01 ano.

    D) 06 meses.

    E) 04 anos.

A partir do disposto na Lei nº 12.594 / 2012, que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), assinale a afirmativa correta

    A) As funções executiva e de gestão do Sinase são de competência da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).

    B) O Sinase é coordenado pela União que implementa seus respectivos programas de atendimento a adolescente ao qual seja aplicada medida socioeducativa

    C) É dos estados a responsabilidade de elaborar o Plano Estadual de Atendimento Socioeducativo independente de conformidade com o Plano Nacional respectivo

    D) O Sinase se refere a um conjunto ordenado de princípios e regras, excetuando os critérios que envolvem a execução de medidas socioeducativas a adolescentes em conflito com a lei

    E) Ao Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) competem as funções normativa e deliberativa, sendo as de avaliação e de fiscalização competências exclusivas da União.

Marque a alternativa que indica o conceito de Família utilizado pelo princípio de matricialidade sociofamiliar.

    A) A família é o núcleo social básico de acolhida, convívio, autonomia, sustentabilidade e protagonismo social.

    B) Fortalecendo as possibilidades de proteção social na família, exime-se as responsabilidades do Estado.

    C) A família deve receber ajuda com o intuito de cumprir o seu papel de provedor.

    D) A família é o núcleo financeiro básico de apoio ao convívio familiar e comunitário.

    E) A família é o núcleo social responsável pelo caráter dos indivíduos sociais.

De acordo com o artigo 226, § 4º da Constituição Federal de 1988, a família denominada de monoparental é composta da seguinte forma:

    A) Composta pela mãe e seus filhos.

    B) Composta pela união de um homem e uma mulher.

    C) Composta por apenas um dos responsáveis, pai ou mãe e seus descentes.

    D) Composta por pai e seus filhos.

    E) Composta por pai, mãe e filhos.

No campo das políticas sociais, a família tem sido incorporada como um mecanismo fundamental para se assegurar a proteção social e o bem-estar de seus membros. No que diz respeito à proteção social às famílias na Política Nacional de Assistência Social (PNAS), é CORRETO afirmar que.

    A) Os serviços de proteção básica de assistência social potencializam a família como unidade de referência, buscando fortalecer seus vínculos internos e externos e assegurar o protagonismo de seus membros.

    B) A família, no âmbito da PNAS, é um mecanismo de mediação entre sujeitos e a sociedade, desde que tenha composição tradicionalmente aceita.

    C) Os serviços de proteção social voltados às famílias devem ser prestados unicamente pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

    D) O bem-estar da família tem centralidade na execução dos serviços oferecidos, significando que o atendimento dos indivíduos está condicionado ao atendimento familiar.

    E) Os serviços de proteção social às famílias devem ser executados, exclusivamente, pelas instituições públicas governamentais, a exemplo do CREAS e CRAS.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...