Lista completa de Questões sobre Serviço Social nas políticas setoriais e transversais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
O trabalho do assistente social com a chamada cultura juvenil, quando vinculado à perspectiva crítica de intervenção e caracterizado como socioassistencial, deve ser centrado
em uma práxis que atua com os usuários do sistema público para acesso a direitos instituídos e instituintes, a partir de suas individualidades, para que apreendam a sua realidade de maneira crítica e consciente.
nos clientes, vistos como sujeitos de direitos institucionalizados e instituídos.
nos usuários, considerados sujeitos de direitos contributivos.
na possibilidade de o cliente construir estratégias individualizadas de acesso a benefícios e a recursos, em função do que está previsto no orçamento da instituição.
na perspectiva funcional e pragmática da relação assistente social/cliente.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A discussão acerca da questão de gênero está presente nos diferentes espaços, especialmente na intervenção profissional. Quanto a esse assunto, julgue os itens seguintes.
A categoria gênero pode ser compreendida como categoria relacional que busca explicar a igualdade dos seres humanos, restringindo a discussão à mulher e ao seu papel na sociedade.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
As estratégias, objetivos e diretrizes do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária estão fundamentados
no encaminhamento para o processo de adoção.
nas ações concretas e articuladas de responsabilidades do município.
no encaminhamento para instituições de acolhimento.
no retorno ao convívio com a família substituta.
na prevenção ao rompimento dos vínculos familiares.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2009
O Novo Código Civil (Lei n.o 10.406, de 10 de janeiro de 2002) é uma legislação infraconstitucional civil brasileira que se adequa à igualdade entre homens e mulheres, em direitos e obrigações. Para analisar os principais aspectos referentes aos direitos das mulheres no Novo Código Civil, com ênfase na área de família, faça o que se pede.
Assinale a opção correta.
O texto original atribui ao marido a chefia da sociedade conjugal, acrescentando que ele exerce essa chefia com a colaboração da mulher, no interesse comum do casal e dos filhos.
O pai ou a mãe que contrai novas núpcias ou estabelece união estável não perde quanto aos filhos do relacionamento anterior o poder familiar, exercendo-o sem qualquer interferência do novo cônjuge ou companheiro
Reconhece como entidade familiar a convivência duradoura por mais de cinco anos, pública e contínua, de um homem e uma mulher, estabelecida com o objetivo de constituição de família.
No caso de dissolução da sociedade ou do vínculo conjugal, pela separação judicial por mútuo consentimento ou pelo divórcio consensual, a prioridade é materna para a guarda dos filhos.
Estabelece que o filho ilegítimo havido fora do casamento pode ser reconhecido pelos pais conjunta ou separadamente.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Assinale a alternativa correta. O art. 106 do Estatuto do Idoso determina que induzir pessoa idosa sem discernimento de seus atos a outorgar procuração para fins de administração de bens ou deles dispor livremente é crime, cuja pena é estabelecida de:
Detenção de 1 (um) a 3 (três anos de multa.
Detenção de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos e multa.
Reclusão de 2 (dois) a 5(cinco) anos.
Reclusão de 2 (dois) a 4 (quatro) anos.
Detenção de 6 (seis) meses a 1 (um) ano e multa.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
A política de atendimento ao Idoso, no Estatuto, far-se-á por meio do conjunto articulado de ações governamentais e nãogovernamentais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. São linhas de ação da política de atendimento:
I- Serviços especiais de prevenção e atendimento às vítimas de negligência, maustratos, exploração, abuso, crueldade e opressão.
II- Serviço de identificação e localização de parentes ou responsáveis por idosos abandonados em hospitais e instituições de longa permanência.
III- Políticas sociais básicas, previstas na Lei nº 8.842, de 4 de janeiro de 1994.
IV- Proteção jurídico-social por entidades de defesa dos direitos dos idosos.
Estão corretas apenas as afirmações:
I e II.
I, II e IV.
I e IV.
I, II, III e IV.
I, III e IV.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Sobre a questão de transporte previsto no Estatuto do Idoso, pode-se afirmar que:
I- Para ter acesso à gratuidade, basta que o idoso apresente qualquer documento pessoal que faça prova de sua idade.
II- No sistema de transporte coletivo interestadual, observar-se-á, nos termos da legislação específica a reserva de 2 (duas) vagas gratuitas por veículo para idosos com renda igual ou inferior a 2 (dois) saláriosmínimos.
III- No sistema de transporte coletivo interestadual, observar-se-á, nos termos da legislação específica o desconto de 80% (oitenta por cento), no mínimo, no valor das passagens, para os idosos que excederem as vagas gratuitas, com renda igual ou inferior a 2 (dois) salários-mínimos.
É(São) correta(s) apenas a(s) afirmação(ões):
I e III.
II e III.
I e II.
I, II e III.
III.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Nos programas habitacionais, públicos ou subsidiados com recursos públicos, o idoso goza de prioridade na aquisição de imóvel para moradia própria. Segundo o Estatuto do Idoso sobre esta questão, estão previstos alguns fatores a serem observados. Assinale a alternativa incorreta sobre esta questão.
Implantação de equipamentos urbanos comunitários voltados ao idoso.
Reserva de 5% (cinco por cento) das unidades residenciais para atendimento aos idosos.
Eliminação de barreiras arquitetônicas e urbanísticas, para garantia de acessibilidade ao idoso.
Critérios de financiamento compatíveis com os rendimentos de aposentadoria e pensão.
Todas as alternativas estão corretas.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Devido ao cenário epidemiológico atual do consumo de substâncias psicoativas, os diferentes setores têm sido convocados para a criação de estratégias e intervenções com vista à prevenção, à promoção da saúde, ao tratamento e à redução dos danos sociais e à saúde associados ao consumo prejudicial dessas substâncias. A respeito desse tema, julgue os itens de 57 a 63.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) recomenda, no relatório para a elaboração de estratégias de prevenção ao uso de álcool e outras drogas no ambiente de trabalho, o estabelecimento do diálogo social, pois considera que a maioria dos empregadores esquiva-se de abordar claramente esse assunto.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Reconheça as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F) relativas ao Estatuto do Idoso e marque a alternativa correta correspondente a seqüência.
( ) É dever de todos zelar pela dignidade do idoso, colocando-o a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.
( ) Ao idoso internado ou em observação, é assegurado o direito à acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo parcial, segundo o critério médico.
( ) O direito à liberdade compreende, entre outros, os seguintes aspectos: faculdade de ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais; opinião e expressão; crença e culto religioso; prática de esportes e de diversões; participação na vida familiar e comunitária; participação na vida política, na forma da lei; faculdade de buscar refúgio, auxílio e orientação.
V, V, V.
V, F, V.
F, F, F.
F, V, F.
V, V, F.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...