Questões sobre Serviço Social organizacional

Lista completa de Questões sobre Serviço Social organizacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A atual compreensão de gestão em rede sinaliza para a:

I. interconecção de serviços similares e complementares, organizações governamentais e não governamentais, comunidades regionais, nacionais e mundiais;

II. mobilização de parcerias e ações multisetoriais e construção de participação;

III. mobilização de vontades e adesões e implementação de pactos de complementariedade entre os atores sociais, organizações, projetos e serviços.

É correto o que consta em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I, II e III.

Julgue os próximos itens, acerca do absenteísmo, considerado em função de sua complexidade, como um dos grandes problemas dos gestores das mais diversas áreas, tanto em instituições públicas como em instituições privadas.

Por apresentar características de comportamento essencialmente individual, a ausência ao trabalho não influencia negativamente a equipe a que o trabalhador está vinculado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, acerca do absenteísmo, considerado em função de sua complexidade, como um dos grandes problemas dos gestores das mais diversas áreas, tanto em instituições públicas como em instituições privadas.

O absenteísmo pode estar relacionado a fatores de risco como tabagismo, hipertensão arterial, abuso de álcool e à categoria profissional em que o trabalhador encontra-se inserido.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, acerca do absenteísmo, considerado em função de sua complexidade, como um dos grandes problemas dos gestores das mais diversas áreas, tanto em instituições públicas como em instituições privadas.

As causas do absenteísmo justificam-se plenamente na atitude do empregado, e sua compreensão deve estar desvinculada da organização, da supervisão ou de estilo de gerenciamento na empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, acerca do absenteísmo, considerado em função de sua complexidade, como um dos grandes problemas dos gestores das mais diversas áreas, tanto em instituições públicas como em instituições privadas.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) define o absenteísmo como a falta ao trabalho por parte de um empregado e o absenteísmo por licença médica como período de ausência ao trabalho atribuída a uma incapacidade do indivíduo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No contexto de modernização gerencial, no trabalho em empresas, o Serviço Social é requisitado para:

  • A.

    estimular as críticas dos trabalhadores aos novos discursos gerenciais marcados pela participação e comprometimento com as metas corporativas

  • B.

    reduzir os benefícios sociais, seguindo a tendência de reforma do Estado

  • C.

    intervir prioritariamente sobre os problemas pessoais dos trabalhadores.

  • D.

    contribuir com a gerência no estabelecimento do consenso, do envolvimento e parceria entre capital e trabalho.

  • E.

    atualizar e modernizar sua atividade profissional, em atendimento às exigências do projeto ético-político profissional.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No Serviço Social, demandas são requisições técnico-operativas dirigidas à profissão por meio de organizações governamentais, organizações não-governamentais e setor empresarial. Com relação às demandas dirigidas ao assistente social, é correto afirmar que:

1 - as demandas sociais não se apresentam de maneira direta às práticas profissionais; sofrem um processo de mediação teórico-político para constituírem objetos da ação profissional.

2 - as demandas à profissão são complexas, nem sempre apresentam visibilidade, às vezes, convivem ao mesmo tempo e entrecruzam-se demandas tradicionais e demandas potenciais.

3 - as demandas confundem-se com as necessidades da população, havendo uma transposição mecânica do campo das necessidades para o das demandas.

4 - transformações societárias de toda ordem estão alterando ou produzindo novas necessidades sociais, que requerem, por sua vez, novas demandas à profissão.

O correto está em:

  • A.

    1, 2 e 4, apenas.

  • B.

    3 e 4, apenas.

  • C.

    1, 2, 3 e 4.

  • D.

    1 e 2, apenas.

Com relação as atuais demandas do Serviço Social no setor empresarial, é correto afirmar que:

  • A. Com a reestruturação produtiva, ocorre um deslocamento do Serviço Social para a área de recursos humanos, na esfera da assessoria gerencial e na criação dos comportamentos produtivos, ou seja, clima social
  • B. Os assistentes sociais perderam espaço de atuação nos Círculos de Controle de Qualidade - CCQ, nos programas de qualidade total.
  • C. O profissional deve abrir mão dos chamamentos à participação, do discurso da qualidade, da parceria e da cooperação
  • D. O Assistente Social não é mais requisitado pela empresa para intermediar as relações entre o trabalho e a vida particular do operário
  • E. Com a implantação de programas de qualidade de vida no trabalho, o Assistente Social deixa de ter como função o monitoramento e a instrumentalização de ações gerenciais, em busca de melhorias contínuas na Qualidade de Vida no Trabalho, que passam a ser desenvolvidas exclusivamente por profissionais da área de administração de empresas

Recentemente nas empresas, se processa um conjunto de mudanças na organização da produção e do processo de trabalho. Quanto aos Recursos Humanos, podemos apresentar algumas afirmativas, EXCETO:

  • A. Exige-se a adoção de uma política denominada "Gerenciamento do Crescimento do Ser Humano
  • B. Busca-se a formação de um quadro de trabalhadores que seja mínimo em tamanho, mas eficiente.
  • C. Não existe mais a antiga prática de recrutamento e seleção de pessoal. Esta foi substituída por outros mecanismos como indicação de trabalhadores por meio de agências especializadas
  • D. Busca da competência com ênfase na polivalência
  • E. Os trabalhadores são incentivados a se adaptar rapidamente às inovações através de reforço na educação e nos treinamentos

A origem do Serviço Social nas empresas está intimamente relacionada ao nível de eficiência, racionalidade e produtividade imposto pelo processo de modernização. Considerando a inserção do Serviço Social no setor empresarial, avalie as alternativas propostas:

I. É possível falar propriamente de Serviço Social de empresa, a partir do desenvolvimento industrial.

II. O Serviço Social de Empresas, nasceu com o intuito de inserir um profissional que vigiasse e controlasse a força de trabalho nas organizações.

III. O Assistente Social na empresa contribui para o aumento da produtividade no trabalho e do lucro.

IV. O Assistente Social também era, e é, requisitado para atender às necessidades sócio-econômicas dos trabalhadores, através dos benefícios sociais, para amenizar os conflitos entre os empregados e a empresa.

V. A racionalidade burocrático-administrativa e a modernização conservadora, geraram, nos espaços institucionais, um novo padrão de exigências para o desempenho profissional.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s):

  • A. I, II, III, IV e V
  • B. I e II
  • C. I, II e V
  • D. III, IV e V
  • E. IV
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...