Questões sobre Serviço Social organizacional

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Em uma empresa, o assistente social foi requisitado para contribuir com o seu conhecimento profissional no âmbito da saúde e segurança do trabalho. Tendo incorporado o conjunto de saberes e práticas do campo da Saúde do Trabalhador, a sua intervenção

  • A. adotará um enfoque de análise biológico e individual, demarcando o ambiente laboral como objeto de investigação/ intervenção para identificação dos riscos.
  • B. considerará a inevitabilidade dos riscos e a cotidiana interação do trabalhador com os objetos e meios de trabalho, potencialmente causadores do adoecimento.
  • C. privilegiará como foco de análise o processo de trabalho e o trabalhador, elegendo este como principal sujeito nas relações trabalho-saúde.
  • D. priorizará a investigação das condições de vida, dos hábitos individuais e familiares como elementos centrais nos processos saúde-doença.
  • E. elegerá como prática sistemática a responsabilização do trabalhador pela própria saúde e pela prevenção das doenças através da adoção de hábitos saudáveis.

A constituição de organizações representativas voltadas para agregar empresas e os propósitos de ações de Responsabilidade Social, como o Instituto ETHOS, indica a profissionalização dessas atividades. Essa afirmação pode ser explicada através da

  • A.

    contratação maciça de profissionais da área das ciências humanas

  • B.

    preservação dos valores essenciais da filantropia

  • C.

    interferência em projetos sociais, apresentando o empresário como ator político responsável

  • D.

    importância da doação do recurso, sem a preocupação com o retorno do investimento

  • E.

    garantia de um conteúdo humanista nas ações dissociado do marketing social

Nos anos noventa, do século XX, a ideia da responsabilidade social corporativa adquiriu consistência no meio empresarial como o conjunto de atividades que a empresa realiza para atender às demandas sociais. Concomitantemente, tornaram-se correntes as denúncias relativas à ineficiência do Estado em contornar a crise econômica e os problemas sociais no Brasil. Examinando tal aspecto, é possível observar que ele está relacionado com uma

  • A.

    demanda legítima da classe empresarial e dos trabalhadores, para aumentar a produtividade.

  • B.

    proposta das empresas para minimizar, por meio de soluções inovadoras, os problemas do país, visando à reprodução da força de trabalho.

  • C.

    afirmação da consciência cívica e da sensibilidade do empresariado para romper com o quadro de desigualdade social do país.

  • D.

    ação do empresariado, reforçada pela sociedade civil, para resolver a precariedade das condições de vida dos trabalhadores.

  • E.

    ação do empresariado para, além de reforçar a assimetria entre eficiência pública e privada na gestão social, inserir uma nova estratégia de negócios.

Nas empresas, a função do assistente social na assessoria às gerências apresenta o papel de

  • A.

    absorver a gestão de pessoas pela descaracterização das suas funções tradicionais.

  • B.

    materializar o seu saber específico na ação direta junto ao trabalhador polivalente.

  • C.

    auxiliar no alcance das metas com iniciativas mais coercitivas e menos simbólicas.

  • D.

    mediar as relações de trabalho em prol do aumento da produtividade.

  • E.

    assumir a função gerencial com a introdução dos esquemas de subcontratação.

A postura crítica que questiona a relação entre as exigências das empresas capitalistas e as respostas profissionais do assistente social no trato dos problemas dos trabalhadores, pressupõe que

  • A.

    o assistente social está a serviço da empresa e dos trabalhadores pela posição de complementaridade entre capital e trabalho.

  • B.

    o lugar da profissão na empresa é uma contingência da organização da produção, havendo distinção entre as intenções do assistente social e da empresa.

  • C.

    a prestação de serviços sociais é necessária à mútua colaboração entre empresa e trabalhadores, mediante a administração técnica do assistente social.

  • D.

    a competência técnica do assistente social se consubstancia nos problemas sociais dos trabalhadores, independente da mediação política da ação profissional.

  • E.

    os serviços sociais da empresa são úteis para os trabalhadores, e a tarefa primordial do assistente social é a elevação do padrão de vida.

Nas empresas, os programas de qualidade de vida no trabalho buscam

  • A. adequar o funcionamento do mercado interno de trabalho por meio da capacitação.
  • B. elevar os padrões de qualidade e confiabilidade dos processos, produtos e serviços.
  • C. enquadrar hábitos e cuidados pessoais através de uma intervenção normativa.
  • D. estabelecer a relação entre disciplina do trabalho e desempenho técnico.
  • E. fortalecer a marca dos produtos e a imagem da organização com ações pedagógicas.

Dentro das empresas capitalistas, a posição do assistente social decorre de uma das funções originais do empresário no âmbito da produção que, ao longo do tempo, foi delegada aos seus quadros técnicos e administrativos. Essa função é a de

  • A.

    controle e disciplinamento dos trabalhadores, tendo em vista sua subordinação aos requisitos do processo de valorização

  • B.

    organização e mediação das relações entre a empresa e a vida privada dos trabalhadores, através do acesso aos serviços públicos

  • C.

    articulação e integração empresa-comunidade, por meio das ações filantrópicas e benemerentes realizadas pelos trabalhadores

  • D.

    planejamento e execução de programas voltados para a humanização das relações de trabalho, com ingerência direta da comunidade local

  • E.

    tutela e programação do cotidiano extrafabril, mediante o privilegiamento dos interesses e reivindicações dos trabalhadores

Analise as ações abaixo, relacionadas aos atuais desdobramentos das demandas empresariais.

I - Desvalorização dos programas socioeducativos participativos.

II - Descarte dos programas assistenciais das empresas, através de sua terceirização.

III - Transdisciplinaridade substituindo os espaços profissionais, multiprofissionais e interprofissionais, principalmente nos programas socioeducativos.

É(São) tendência(s) contraditória(s) à possibilidade de avanço da perspectiva de ruptura APENAS a(s) ação(ões)

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e II.
  • E. II e III.

No discurso acrítico dos profissionais que atuam em empresas, a conceituação de “promoção humana” evidencia uma estratégia de manutenção do status quo. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo.

I - A expressão “promoção humana” tem um signifi cado relacionado a uma ação profi ssional que favoreça o trabalhador e a empresa.

II - A promoção do homem é vista como uma exigência capitalista presente na afi rmação dos objetivos da empresa.

III - A intervenção promocional implica o enquadramento do trabalhador aos padrões de normalidade estabelecidos pela empresa para manter a produtividade do trabalho.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

A administração de recursos humanos nas empresas reestruturadas vem sofrendo, nas últimas décadas, uma série de mudanças, diante das novas exigências do mundo do trabalho. Dentre essas mudanças, destaca-se a

  • A.

    implantação de uma nova política salarial fundamentada no princípio da isonomia salarial

  • B.

    ampliação dos planos de benefícios e serviços para os chamados trabalhadores precários

  • C.

    alteração nos critérios de contratação, com ênfase na idade e na experiência profissional

  • D.

    introdução de avaliações de desempenho focadas na progressão funcional individual

  • E.

    realização de treinamentos voltados para a requalificação técnica e comportamental

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