Questões de Serviço Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Serviço Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ana, assistente social, presta assessoria há cerca de seis meses para um consórcio de empresas que executam obras de esgotamento sanitário numa cidade de médio porte. Quando foi contratada, Ana apresentou sua proposta de assessoria e pretendia ser informada, em um prazo de até dois meses, acerca dos pressupostos e das condições em que os seus assessorados atuavam.
A partir dessa situação hipotética, assinale a opção correta, a
respeito de assessoria em serviço social.

    A) Cabe a Ana, ao exercer seu trabalho de assessoria,problematizar junto aos usuários a necessidade de organizarem-se politicamente, tanto dentro da instituição quanto fora dela.

    B) Cabe a Ana, ao prestar assessoria, empreender ações em nome dos usuários.

    C) Pelo tempo de assessoria já prestada na instituição, Ana pode apontar estratégias no processo que desenvolve, já que o assessor é um sujeito importante para desvelar a realidade.

    D) Com o estabelecimento da proposta de assessoria, apresentada por Ana ao ser contratada, se encerra a fase de estudos, que antecede a execução de atividades.

    E) Na condição de assessora, Ana é um sujeito que busca a neutralidade, mas que deve estabelecer a crítica como forma de troca e decidir o que deverá ser feito.

Acerca de supervisão em serviço social, assinale a opção correta.

    A) Formação e trabalho profissional, que são as faces de uma mesma atividade curricular, demandam dialeticamente respostas e reflexões próprias do arcabouço teórico-prático que constituem supervisão de campo e acadêmica.

    B) O estágio supervisionado, como síntese de múltiplas determinações da formação e exercício profissional, expressao movimento teórico-prático da profissão e, juntamente ao processo de supervisão, os desafios enfrentados pela categoria profissional.

    C) As supervisões de campo e acadêmica, apesar de suas particularidades, são consideradas momentos extremamentes imilares e, por isso, constituem o mesmo processo, que é o estágio supervisionado.

    D)

    Ao supervisor de campo cabe afinar com o estagiário os elementos teórico-metodológicos, ético-políticos etécnico-operativos da profissão, visto que é nesse momento que os estagiários levam as angústias e dinâmicas do campo de estágio para a sala de aula.



    E) A supervisão dispensa uma relação de unidade e demanda uma relação de diálogo pontual entre supervisor de campo,supervisor acadêmico e estagiário. Requer também a construção individual de uma proposta de estágio e do processo de supervisão direta e sistemática.

Julgue os itens a seguir quanto à dimensão técnico-operativa do serviço social.

I A dimensão técnico-operativa se confunde com a questão dos
instrumentos e técnicas e, diferentemente das outras dimensões(ético-política e teórico-metodológicas), mobiliza as condições subjetivas do trabalho e as condições objetivas dos agentes profissionais.
II O uso competente e crítico dos instrumentos (observação,
abordagem individual e coletiva, entrevista, grupos e reuniões,visita domiciliar, entre outros) permite que as respostas sejam dadas, mas eles não se confundem nem podem ser confundidos,com as respostas profissionais.
III Os procedimentos são os conjuntos de atividades que os
profissionais realizam e se confundem com as ações desenvolvidas por esses profissionais, necessariamente, com as suas intervenções.Assinale a opção correta.

    A) Apenas o itens I está certo.

    B) Apenas o item II está certo.

    C) Apenas os itens I e III estão certos.

    D) Apenas os itens II e III estão certos.

    E) Todos os itens estão certos.

Acerca da complexidade da expressão questão social e de sua vinculação com o projeto de intervenção profissional do serviço social, assinale a opção correta.

    A) A questão social é importante para a fundação sócio-históricada formação profissional, embora seja um elemento desagregador da relação entre profissão e realidade social.

    B) O assistente social convive continuamente com as mais amplas expressões da questão social, instrumental de seu trabalho.

    C) A particularidade do serviço social, como especialização do trabalho coletivo, está organicamente vinculada às configurações estruturais e conjunturais da questão social e às formas históricas de seu enfrentamento.

    D) A questão social é tomada de forma genérica, por isso é recorrentemente usada para definir o fazer generalista do assistente social.

    E) Do ponto de vista epistemológico, a questão social deve ser tratada à luz de semelhantes paradigmas, na discussão de seus dimensionamentos que estão vinculados a fatores econômicos.

Com relação às formas de intervenção construídas pelo serviço social em seus distintos contextos históricos, assinale a opção correta.

    A) O serviço social inscreveu-se na divisão social do trabalho como executor de intervenções pautadas por uma análise crítica das relações sociais e da sociedade.

    B) Foi apenas a partir dos anos 90 do século passado, por meio da aproximação da análise crítica e da apropriação de novas bases teórico-metodológicas, que a profissão superou o estágio marcado pela filantropia.

    C) A formulação dos primeiros objetivos político-sociais do serviço social brasileiro pautou-se por posicionamentos de cunho marxista, na busca da superação da hegemonia do pensamento social da igreja diante da questão social.

    D) A atuação do assistente social na contemporaneidade é realizada a partir de robusto arcabouço teórico e metodológico,não sendo mais possível caracterizar a dimensão política da intervenção profissional.

    E) O serviço social, ao atuar na intermediação entre as demandas da população usuária e o acesso às políticas públicas, intervém em um espaço permeado por conflitos, presentes no cotidiano das relações sociais.

Acerca das influências teórico-metodológicas e da institucionalização do serviço social em distintos contextos históricos, assinale a opção correta.

    A) Dissincronia com as solicitações contemporâneas, insuficiência da formação profissional e subalternidade executiva são características da crise do serviço social contemporâneo,pautado em uma teoria marxista.

    B) O movimento de renovação do serviço social foi importante,mas não conseguiu superar a laicização, por não ter rompido com os ideais da igreja católica.

    C) A vertente modernizadora do serviço social é caracterizada pela incorporação de abordagens funcionalistas, estruturalistas e, mais tarde, sistêmicas, voltadas a uma modernização conservadora.


    D) A corrente funcionalista se caracterizou pelo salto qualitativo na formação teórica e prática do serviço social, assim como pelo adensamento do debate profissional.

    E) O movimento de renovação do serviço social no Brasil pode ser dividido nas seguintes tendências: redimensionamento da fenomenologia, fortalecimento da perspectiva modernizadora e reatualização do funcionalismo.

Considerando o redimensionamento da profissão de assistente social ante as transformações sociais, assinale a opção correta.

    A) No contexto capitalista, o trabalho desenvolvido pelo assistente social pode ser incluído entre as atividades diretamente produtivas, voltadas à acumulação do capital.

    B) A institucionalização do serviço social como trabalho assalariado está vinculada ao aprofundamento da crise do capital e ao neoliberalismo.

    C) A crise do capitalismo, a descentralização e a municipalização das políticas públicas resultou na redução do mercado de trabalho do assistente social.

    D) No processo de desenvolvimento da sociedade capitalista, a intervenção profissional permeia-se por interesses de classes sociais antagônicas, responde a demandas do capital e também do trabalho, e tem na questão social a base de justificação da profissão.

    E) A precarização não tem repercutido nas condições éticas etécnicas de exercício profissional do assistente social, dada a especificidade de inserção do serviço social na divisão social e técnica do trabalho.

Considerando o projeto ético-político do serviço social brasileiro,sua constituição histórica, seu estado atual e seus desafios futuros,assinale a opção correta.

    A) O reconhecimento do pluralismo é o valor ético central do projeto ético-político do serviço social.

    B) O projeto ético-político do serviço social está vinculado a uma proposta de transformação da sociedade.

    C) Por ser permeado por interesses contraditórios, o projeto ético-político do serviço social não é claro ou explícito quanto aos seus compromissos.

    D) Por se mostrar inviável no contexto da contemporaneidade e do neoliberalismo, o projeto ético-político do serviço social está em fase de rediscussão, por meio de um documento preliminar elaborado pelo Conselho Federal de Serviço Social.

    E) O projeto ético-político do serviço social surgiu nos anos 90 do século passado, mas consolidou-se a partir de 2000, tensionado pelo fortalecimento do neoliberalismo e por uma nova reação conservadora da profissão.

No que se refere ao movimento de reconceituação do serviço social na América Latina, especialmente no Brasil, assinale a opção correta.

    A) Esse movimento carece de legitimação, pois foi construído por grupo relativamente pequeno de profissionais, especialmente por aqueles vinculados à academia.

    B) Apesar do caráter revolucionário desse movimento, não houve esforço no sentido de superar o pragmatismo presente no serviço social.

    C) O serviço social brasileiro, devido ao contexto do regime militar então vigente no país, acabou por não exercer papel de destaque no movimento de reconceituação latino-americano.

    D) Um dos legados mais importantes desse movimento foi o fortalecimento teórico-metodológico da profissão, mediante a busca de modelos de análise, diagnóstico e planejamento.

    E) Esse movimento constituiu um marco histórico ao desencadeara crítica ao serviço social tradicional e contribuir para a construção da alternativa crítica de orientação marxista.

A Lei n.º 8.662/1993 prevê como atribuição privativa do assistente social

    A) elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública, empresas, entidades e organizações populares.

    B) orientar indivíduos e grupos no sentido de identificar recursos e de fazer uso desses recursos no atendimento e na defesa deseus direitos.

    C) realizar estudos socioeconômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.

    D) coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos,pesquisas, planos, programas e projetos na área de serviço social.

    E) planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...