Questões de Serviço Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Serviço Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando as influências teórico-metodológicas e as formas de intervenção construídas pela profissão em seus distintos contextos históricos, assinale a opção correta.

    A) Somente a partir do ano 2000, com o agravamento da precarização, o serviço social brasileiro começou a ser analisado a partir de aportes teóricos metodológicos do materialismo histórico e da teoria marxista.

    B) Os referenciais orientadores do pensamento e da práxis do serviço social brasileiro originaram-se de duas teorias sociais:o doutrinarismo e o conservadorismo.

    C) Na gênese do serviço social brasileiro, está presente a relação entre a profissão e o ideário católico.

    D) A perspectiva funcionalista se caracteriza por ações voltadas à transformação da realidade, mediante análise ampliada das relações sociais e com propostas de ruptura da ordem vigente.

    E) O racionalismo higienista se caracteriza pela abordagem da questão social como problema moral e religioso, numa intervenção que prioriza a formação do indivíduo para a solução dos seus problemas.

Com relação a condições e parâmetros normativos que visam garantir que o exercício profissional do assistente social seja executado de forma ética e tecnicamente qualificada, assinale a opção correta.

    A) O local de atendimento deve ser dotado de espaço suficiente para abordagens individuais ou coletivas.

    B) É recomendado que o atendimento não seja realizado comportas fechadas, pois o usuário pode ficar constrangido ou se sentir intimidado.

    C) O material técnico utilizado no atendimento deve ser arquivado no mesmo espaço físico onde é realizado o atendimento, com vistas a evitar que outros profissionais tenham acesso a ele.

    D) Não existem parâmetros normativos que regulem o exercício profissional do assistente social em entidade privada.

    E) Havendo qualquer inadequação quanto às condições físicas etécnicas do exercício profissional, a primeira providência a ser tomada é notificar o conselho regional de serviço social.

Em um atendimento, o assistente social toma conhecimento de várias situações relacionadas à vida de um usuário, sendo o sigilo profissional relevante nesse contexto.
Quanto ao sigilo profissional,
assinale a opção correta.

    A) Conforme o Código de Ética do(a) Assistente Social, manter o sigilo profissional é um dever do assistente social.

    B) A quebra de sigilo é admissível quando se tratar de situação cuja gravidade possa trazer prejuízos aos interesses da coletividade.

    C) O usuário é protegido pelo sigilo apenas em relação a questões específicas das quais o assistente social tomar conhecimento.

    D) Em um trabalho multidisciplinar, o sigilo profissional não é necessário, pois as informações devem ser compartilhadas coma equipe.

    E) Em situação excepcional, ao ser convocado para depoimento judicial, é dever do assistente social quebrar o sigilo profissional.

Como forma de participação institucional da cidadania na administração pública brasileira, existem conselhos gestores de políticas públicas e conselhos de direito. Assinale a opção que apresenta um exemplo de conselho destinado a operacionalizar ações de governo, de caráter específico, como as de segurança alimentar, merenda escolar, aleitamento materno e desenvolvimento rural.

    A) conselho de eventos

    B) conselho de programas

    C) conselho consultivo de governo

    D) conselho de defesa e promoção de direitos

    E) conselho de controle administrativo-financeiro e funcional

Ellen é assistente social do Ministério Público de um estado da Federação. Para potencializar as condições de conhecimento do cotidiano dos usuários a quem atende, faz visita domiciliar periodicamente, o que a permite apreender aspectos importantes do cotidiano das relações sociais dos usuários visitados.Esses aspectos geralmente escapam às entrevistas realizadas no órgão onde atua.
Nesse contexto, a visita domiciliar

    A) é balizada por uma dimensão problematizadora que possibilita o questionamento dos processos sociais singulares em conexão com a dinâmica societária, juntamente com uma postura ético-política comprometida com a redução das necessidades sociais e com o respeito da liberdade e da autonomia.

    B) pode ser discutida de forma dissociada do contexto histórico,político e societário na qual é realizada, juntamente com os conhecimentos e valores que fundamentam a utilização desse instrumento interventivo.

    C) necessita, como todo instrumental técnico-operativo, ser apreendida em indireta articulação com a categoria trabalho, já que nem sempre é dimensão constitutiva de qualquer processo de trabalho.

    D) é, além de um espaço de ação fiscalizatória, um espaço privilegiado para a formação de consciência crítica e luta por direitos.

    E) constitui um instrumento que, devido a sua natureza,caracteriza-se por ser uma técnica que dispensa o emprego da entrevista.

Considerando o Código de Ética do(a) Assistente Social, assinale a opção correta.

    A) É permitido intervir na prestação de serviços que estejam sendo efetuados por outro profissional, desde que a pedido deste profissional, o que deve ser-lhe imediatamente comunicado.

    B) É dever do assistente social fazer pronunciamento em matéria de sua especialidade, sobretudo quando se tratar de assuntos de interesse da população.

    C) É facultado ao assistente social denunciar ao Conselho Federal de Serviço Social instituições públicas ou privadas nas quais as condições de trabalho não sejam dignas ou possam prejudicar usuários ou profissionais.

    D) O assistente social tem a prerrogativa de depor como testemunha sobre situação sigilosa do usuário da qual tenha conhecimento em decorrência do exercício profissional.

    E) É permitido ao assistente social exercer a supervisão de aluno estagiário de serviço social em instituições que não tenham em seu quadro um assistente social, desde que a equipe multidisciplinar se responsabilize pelo acompanhamento direto desse aluno.

De acordo com a Lei n.º 8.662/1993, que dispõe sobre a profissão de assistente social, é competência do assistente social

    A) superintender centros de estudo e de pesquisa em serviço social.

    B) revelar aos empregadores informações acerca de aspectos biopsicossociais, culturais e religiosos dos trabalhadores, observados e registrados no âmbito do atendimento social.

    C) fiscalizar, diretamente, a prática profissional de assistentes sociais, instituições e organizações na área do serviço social.

    D) ofertar assessoria e subsídio aos movimentos sociais em matéria relacionada a políticas partidárias, no exercício e na defesa dos direitos sociais da coletividade.

    E) coordenar projetos que sejam do escopo de atuação do serviço social com participação da sociedade civil.

No Brasil, uma das competências do assistente social é orientar indivíduos e grupos, com base em um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação, exploração de classe, etnia e gênero. Nesse sentido, é correto afirmar que se incluem entre os segmentos orientados por assistentes sociais, cotidianamente, em diferentes espaços sócio-ocupacionais,

I migrantes e refugiados(as), componentes da classe trabalhadora.
II empregados públicos de uma empresa pública de tecnologia da informação que recorram ao serviço de saúde do trabalhador e medicina ocupacional.
III estudantes universitários em situação de vulnerabilidade socioeconômica que pleiteiam sua participação em programas de incentivo à permanência e conclusão do ensino superior.
IV acompanhantes de usuários internados em um hospital do Sistema Único de Saúde (SUS).

Assinale a opção correta.

    A) Apenas o item III está certo.

    B) Apenas os itens I e III estão certos.

    C) Apenas os itens II e IV estão certos.

    D) Apenas os itens I, II e IV estão certos.

    E) Todos os itens estão certos.

A visita familiar

    A) é um instrumento para cuja utilização é necessário o emprego de, pelo menos, duas técnicas: a entrevista e a observação.

    B) tornou-se um quesito obrigatório para o assistente social realizar o atendimento a famílias, após notificação de óbito por unidade hospitalar, durante a pandemia da covid-19, conforme determinação do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS).

    C) é um instrumento obsoleto para assistentes sociais que trabalham nos serviços especializados para a população em situação de rua, pois, cotidianamente, não são incluídos familiares nem pessoas de referências nas intervenções sociais com esse segmento de usuários.

    D) é um instrumento centralizado na técnica de entrevista, cujas perguntas são estruturadas a partir de questões socioeconômicas, para averiguar os discursos dos usuários que buscam os serviços socioassistenciais.

    E) é um instrumento que, por si só, caracteriza uma técnica capaz de dar visibilidade ao cotidiano do usuário do serviço socioassistencial, porém se mostra incipiente para analisar os impactos de políticas sociais sobre a sociedade e o Estado.

Nos termos da Lei n.º 12.594/2012, que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) e regulamenta a execução das medidas destinadas a adolescente que pratique ato infracional, um dos requisitos específicos para a inscrição de programas de regime de semiliberdade ou internação é

    A) a apresentação de atividades de natureza individual.

    B) o estabelecimento de intervenções para o gerenciamento de conflitos, com a definição prévia de ações de isolamento cautelar.

    C) a comprovação da existência de estabelecimento de recuperação moral e cívica com instalações de segurança compatíveis com a prestação de atendimento socioeducativo.

    D) a previsão do processo e da designação preliminar de uma lista tríplice como requisito para a escolha do dirigente.

    E) a previsão de regime disciplinar, o qual é independente da responsabilidade civil ou penal que decorra do ato cometido.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...