Questões de Serviço Social da CONSULT

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A primeira grande organização de Assistência Social, criada na década de 40, em colaboração com o Estado, foi:

  • A.

    Banco Nacional da Habitação –- BNH;

  • B.

    Centro de Estudos Assistenciais -– CEAS;

  • C.

    Federação de Obras Sociais –- FOS;

  • D.

    Serviço Social do Comércio - SESC;

  • E.

    Legião Brasileira de Assistência Social - LBA.

O processo de resolução de um conflito existente ou emergente, mediante composição de interesse das partes, chamadas de "partes principais", para determinar a melhor forma de reparar o dano pela transgressão, é entendido como:

  • A.

    justiça reparadora;

  • B.

    justiça penal e civil;

  • C.

    justiça colaborativa;

  • D.

    justiça restaurativa;

  • E.

    justiça comunitária.

A compreensão de que a metodologia, entendida como o modo de conhecer o ser social historicamente dado e ter uma perspectiva teórica metodológica, não é privativa do Serviço Social, nem de qualquer outra disciplina particular, expressa que:

  • A.

    o Serviço Social tem uma perspectiva única de análise da vida social, criada no interior da profissão.

  • B.

    no Serviço Social, ter uma perspectiva teóricometodológica é pautar-se por uma matriz de compreensão da vida social que possibilita explicar a sociedade e iluminar a ação profissional.

  • C.

    o Serviço Social possui um arsenal próprio de conhecimentos teórico-metodológicos pautado nas ciências humanas, mas que possui uma teoria particular para explicar a questão social.

  • D.

    no Serviço Social, conhecer o ser social significa partir de um método produzido pela Sociologia e de teorias produzidas pela Psicologia.

  • E.

    no Serviço Social, as abordagens individuais e grupais são técnicas privativas da profissão.

Indicador Social, enquanto uma categoria conceitual, significa:

  • A.

    procedimento estatístico que objetiva quantificar o grau de bem-estar ou qualidade de vida de uma população.

  • B.

    sistema de dados sociais informatizados que medem a eficácia dos projetos e programas sociais.

  • C.

    mapeamento de informações necessárias à prestação de serviços ao público usuário.

  • D.

    conjunto de índices de crescimento da produção de bens e serviços.

  • E.

    parâmetro quantitativo que estabelece um padrão de produção e consumo.

Apêndices e anexos podem compor o conjunto da apresentação de um trabalho científico, sendo que:

  • A.

    devem ter uma formatação diferente daquela utilizada no corpo do trabalho, para não confundir o leitor.

  • B.

    os anexos são necessários para dar credibilidade ao trabalho, enquanto que os apêndices podem ser dispensados.

  • C.

    tanto os apêndices, quanto os anexos, são geralmente pouco lidos e, por isso, dispensáveis.

  • D.

    os anexos apresentam gráficos e tabelas, enquanto que os apêndices apresentam textos.

  • E.

    contêm informações complementares, mas sua dispensa não deve alterar a compreensão do trabalho.

Os depoimentos pessoais:

  • A.

    são circunscritos a um evento que o depoente presenciou ou conheceu.

  • B.

    devem ser obtidos por entrevistadores que conheçam pessoalmente os depoentes.

  • C.

    exigem a apresentação e comprovação de certidões de identidade do depoente.

  • D.

    são realizados por pesquisadores da História, e não por outros pesquisadores.

  • E.

    são utilizados em investigações policiais, e não em outras investigações sociais.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma substância é psicoativa, quando:

  • A.

    reduz a inibição, permitindo que as pessoas ampliem suas relações sociais.

  • B.

    determina alterações no estado natural de vigília e senso de percepção do sujeito.

  • C.

    inibe a capacidade do sujeito para desenvolver atividades físicas.

  • D.

    retira o sujeito de situações depressivas.

  • E.

    leva o sujeito a atos e ações violentas.

A pesquisa histórica coloca duas tarefas básicas ao pesquisador:

  • A.

    Reconstruir cenários e buscar informações verdadeiras sobre os fatos, em contextos históricos específicos.

  • B.

    Buscar fontes de informações adequadas e conhecer definições conceituais utilizadas em diferentes períodos históricos.

  • C.

    Buscar o maior número possível de fontes secundárias e produzir relatórios que registrem fatos históricos.

  • D.

    Elaborar os instrumentos de coleta de informações e aplicá-los junto aos sujeitos da pesquisa de campo.

  • E.

    Contatar especialistas para inseri-los no circuito das fontes de informação, bem como conhecer bibliotecas nacionais e internacionais.

A elaboração de um questionário implica, em princípio, refletir sobre:

  • A.

    o problema formulado, amostra e tipo de análise pretendida, bem como sobre a seqüência psicológica das perguntas

  • B.

    o método de amostragem, definindo a ordenação das perguntas a partir do tamanho da amostra.

  • C.

    o referencial teórico, bem como sobre a seqüência lógica das perguntas.

  • D.

    a melhor forma de construir perguntas abertas na relação com o problema.

  • E.

    perguntas que dirijam, objetivamente, a resposta do entrevistado às hipóteses formuladas.

Na acepção de Marilda V. Iamamoto, o conjunto de problemas sociais gerados pelas desigualdades e contradições próprias do antagonismo de classes na sociedade capitalista, assim como pelo processo de reprodução social destas mesmas classes, denomina-se:

  • A.

    Situação social problema;

  • B.

    Sociedade civil desorganizada;

  • C.

    Demandas sociais;

  • D.

    Mais valia relativa;

  • E.

    Questão social.

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