Questões de Serviço Social da CONSULT

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Para decidir por um instrumento de coleta de informações, quer seja entrevista, quer seja questionário, bem como pela formulação das perguntas, o assistente social deve:

  • A.

    considerar o domínio conceitual e experiência sobre o assunto, bem como os recursos materiais disponíveis para a abordagem;

  • B.

    considerar o domínio conceitual, recursos materiais e humanos disponíveis, tendo em vista o cronograma;

  • C.

    considerar o método adotado, o domínio conceitual sobre o problema, a caracterização dos sujeitos, recursos materiais, humanos e de tempo;

  • D.

    partir de estudos anteriores que forneçam os modelos compatíveis com a problemática em estudo;

  • E.

    partir da avaliação da população a ser envolvida, considerando os recursos materiais e de tempo.

Quando o Assistente Social coordena grupos, deve observar as modificações de postura corporal, expressões faciais, olhares, gestos dos integrantes do grupo, visto que estas formas de comunicação dão indícios de relações existentes no grupo. Tal assertiva é:

  • A.

    falsa, pois o processo grupal não se efetiva pela comunicação não verbal e sim pelas ações do grupo;

  • B.

    verdadeira, pois o processo grupal e as relações grupais não se restringem somente ao que é verbalizado;

  • C.

    verdadeira somente para os casos de grupos formados por pessoas portadoras de deficiência visual e auditiva;

  • D.

    falsa, pois a observação do não verbal pode ser tendenciosa e o profissional não tem preparo psicológico para essa avaliação;

  • E.

    falsa, pois as pessoas se comunicam através da linguagem oral e é esse o material necessário ao trabalho profissional.

A Reforma do Estado Brasileiro, formulada por Bresser Pereira no governo presidencial de Fernando Henrique Cardoso, dispõe que o Estado deve ser dividido em setores que constituem seu núcleo estratégico, com atividades e serviços de sua exclusividade. São eles:

  • A.

    Poder Judiciário, Ministério do Trabalho, Poder Executivo e Câmara Federal;

  • B.

    Poder Legislativo, Ministérios, Secretarias Estaduais e Municipais;

  • C.

    Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público;

  • D.

    Superintendências, Poder Executivo, Tribunais de Justiça e do Trabalho;

  • E.

    Poderes Legislativo e Judiciário, Ministério Público e Senado Federal.

O quadro da investigação social define, basicamente, dois tipos de observação participante: a observação natural e a observação artificial. A observação artificial tem como característica principal:

  • A.

    eleição dos membros mais ativos e participantes para representar o grupo;

  • B.

    o desejo do observador em tornar-se um participante reconhecido pelo grupo;

  • C.

    uma breve fase de exploração do funcionamento do grupo, por parte do observador;

  • D.

    a integração do observador ao grupo, com a finalidade de obter informações;

  • E.

    o pertencimento do observador à mesma comunidade ou grupo que investiga.

A verificação da causalidade de um fenômeno exige a compreensão de que:

  • A.

    a observação resulta no conhecimento verdadeiro do fenômeno.

  • B.

    um fator pode dar a explicação completa sobre o fenômeno.

  • C.

    o estudo do fenômeno depende de condições controladas em laboratório.

  • D.

    um único acontecimento sempre provoca outro acontecimento único.

  • E.

    múltiplas condições determinantes, reunidas, tornam provável o fenômeno.

Com base nas diretrizes curriculares do curso de serviço social, os conhecimentos advindos da teoria geral da administração são apropriados, na formação profissional do assistente social, para habilitá-lo na capacitação:

  • A.

    Técnico-Operativa;

  • B.

    Teórico-Metodológica;

  • C.

    Técnico-Filosófica;

  • D.

    Ético-Política;

  • E.

    Teórico-Conceitual.

A tendência neoliberal é aquela que pode ser claramente observada na formulação e execução da política social brasileira:

  • A.

    a partir do conjunto dos dispositivos da Constituição de 1988;

  • B.

    na vinculação da política nacional de saúde ao orçamento da Seguridade Social;

  • C.

    no período do regime autoritário instalado em 1964;

  • D.

    no crescimento das atribuições conferidas às organizações não governamentais;

  • E.

    na exigência, pela primeira vez, de sua subordinação à política econômica.

O processo gerencial que estabelece políticas, prazos e objetivos de uma organização de trabalho, visando a obter níveis de otimização de todos os seus recursos na relação com o ambiente, é o(a):

  • A.

    Planejamento do Desenvolvimento;

  • B.

    Planificação por Objetivos;

  • C.

    Plano Técnico–Organizacional;

  • D.

    Planejamento Estratégico;

  • E.

    Planificação Setorial.

O sigilo profissional é uma das prerrogativas do Assistente Social, conforme Código de Ética profissional. Ele pode ser quebrado quando:

  • A.

    se tratar de situações graves que possam trazer prejuízos aos interesses do usuário, de terceiros e da coletividade;

  • B.

    por autorização expressa do Conselho Regional dos Assistentes Sociais, quando a informação puder comprometer a categoria profissional;

  • C.

    somente por autorização judicial;

  • D.

    sempre que o profissional achar conveniente;

  • E.

    sempre que o empregador do profissional assim o determinar

A avaliação do resultado obtido em programas sociais tem como condição básica:

  • A.

    a execução do processo avaliativo de forma centralizada na principal organização responsável pelo desenvolvimento dos programas.

  • B.

    a realização de entrevistas com um número representativo dos usuários desses programas.

  • C.

    a definição dos seus objetivos e metas, estabelecida previamente ao início de sua implantação.

  • D.

    a neutralidade dos avaliadores na interpretação dos dados colhidos junto a cada um dos setores responsáveis pelo trabalho realizado.

  • E.

    a participação dos profissionais que formularam a proposta dos programas que se pretende avaliar.

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