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O Planejamento, enquanto um conjunto orgânico, intencional, de ações contínuas e sistemáticas que implicam uma metodologia de intervenção, pressupõe os seguintes instrumentos de execução:
controle, avaliação e monitoramento;
fases, etapas e cronograma;
planos, projetos e programas;
funções, atribuições e competências;
justificativa, objetivos e finalidade.
A ética profissional, no exercício da prática do assistente social, baseia-se:
em princípios básicos de atuação profissional, que supõem o envolvimento emocional controlado e um distanciamento da situação.
em pressupostos individuais, ressaltando-se a responsabilidade frente às implicações da ação profissional.
na neutralidade da ação profissional e respeito a si mesmo e aos usuários e empregadores.
no enfrentamento moral e militante das seqüelas da questão social.
em sua vinculação com projetos societários, tendo por eixo a defesa e universalização dos direitos sociais e de mecanismos democráticos de regulação social.
As medidas sócio-educativas têm objetivos fundamentais de:
orientar, educar e possibilitar alternativas aos adolescentes;
atender, encaminhar e elaborar estudos sociais sobre os adolescentes, suas famílias e seu futuro;
investigar, diagnosticar e punir adolescentes em litígio com a lei;
condicionar os adolescentes às regras definidas pelos adultos;
garantir o direito do adolescente de não se responsabilizar pelos seus atos.
A última reforma do sistema previdenciário, feita em 2003:
criou o sistema de previdência complementar, abrindo possibilidade para investimentos em fundos de pensões.
induziu a aplicações em fundos de previdência privada para conservar o padrão salarial da ativa, no caso de valores de aposentadorias acima do teto pago pelo sistema público.
instituiu o chamado "fator de correção" para o pagamento dos benefícios da aposentadoria após vencido o tempo de contribuição.
introduziu legalmente, pela primeira vez, a idade mínima para aposentadoria dos empregados de empresas privadas.
extinguiu a Renda Mensal Vitalícia, dispositivo criado em 1974, de apoio aos idosos com 70 anos e mais.
Em Florestan Fernandes, "o modo pelo qual os homens transformam socialmente a organização da sociedade e pode ser representado, conceptualmente, pelo destino do mundo em que vivem, com os ideais correspondentes [.....] e de domínio ativo crescente sobre os fatores de desequilíbrio da sociedade de classes" é um conceito de desenvolvimento social que se baseia:
numa abordagem estrutural-funcional;
na Teoria das Relações Humanas;
nos fundamentos do Enfoque Sistêmico;
na perspectiva desenvolvimentista;
na análise histórico-sociológica.
As medidas sócio-educativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) são:
advertência, punição com serviços à comunidade, reclusão em estabelecimentos educacionais, liberdade vigiada, reclusão no sistema penitenciário;
aviso, advertência, suspensão escolar por um mês, trabalhos forçados na comunidade, liberdade vigiada e capacitação para o trabalho;
advertência, obrigação de reparo de danos, prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, internação em regime semiaberto e internação em estabelecimento educacional;
detenção por 76 horas, advertência, liberdade assistida e colocação em família substituta;
reclusão em abrigos, advertência, prestação de serviços escolares, reclusão em estabelecimentos ocupacionais.
Ao processo decisório, descentralizado e participativo na formulação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e serviços sociais, incluindo a sua implantação e execução através de procedimentos e instrumentalização técnica apropriados, denomina-se:
Administração Organizacional;
Gestão Social;
Gerenciamento Corporativo;
Responsabilidade Social;
Análise Institucional.
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