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Dadas as afirmativas, sobre as condições histórico-sociais da emergência do Serviço Social,
I. A gênese do Serviço Social está imbricada com a sociedade burguesa e o fenômeno da exploração, peculiaridades que decorrem da transição à organização monopólica do capital.
II. A particularidade da gênese do Serviço Social se esgota, somente, no surgimento da questão social em sua dimensão abstrata.
III. Na bibliografia que aborda o surgimento do Serviço Social, há vasta determinação que vincula essa profissão com as peculiaridades da questão social, na sociedade burguesa, em sua fase monopólica.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Dadas as afirmativas sobre o controle democrático das políticas sociais públicas no Brasil,
I. Foi proposto nos anos de 1980 em um contexto de mobilização da sociedade civil, que culminou na Constituição de 1988.
II. A sua implementação aconteceu nos anos de 1990, em pleno período de regressão dos direitos sociais.
III. Com a Constituição de 1988, houve um novo pacto federativo, que reconheceu o município como ente autônomo da federação.
IV. Desde os anos de 1980, os assistentes sociais incorporaram às suas pesquisas e intervenções o controle democrático das políticas sociais públicas, mediante a implementação dos conselhos e a articulação com os movimentos sociais em efervescência nesse período.
verifica-se que estão corretas apenas
Quando a política social é entendida como técnica social aplicada para adequar a realidade ao movimento da história, em função de promover a normalidade social, mediante o estabelecimento do consenso pelo Estado que representa a sociedade, pode-se afirmar que essa concepção de política social é sustentada pelo método
O art. 4º da Lei n. 8.080, de 19/09/1990, institui o SUS - Sistema Único de Saúde. Segundo o artigo 5º desta Lei 8.080, são objetivos do SUS:
I. A identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.
II. A assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
III. Executar o conjunto das ações e serviços, seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada.
IV. Administrar as instituições públicas federais, estaduais e municipais de controle de qualidade, pesquisa e produção de insumos, medicamentos, inclusive de sangue e hemoderivados, e de equipamentos para saúde.
V. A formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a observância do disposto no § 1º do art. 2º da Lei 8.080, qual seja, O dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.
Estão corretos os itens
I e III, apenas.
I, II e V, apenas.
II, III e V, apenas.
I, II, III e IV, apenas.
I e V, apenas.
Segundo Iamamoto (2008, p. 213), há ainda hoje presente [...] um duplo dilema na prática profissional: o fatalismo e o messianismo, ambos cativos de uma análise da prática social esvaziada de historicidade. Segundo a autora, o fatalismo se manifesta em:
I. Interpretações que naturalizam a vida social, ou seja, que a realidade social já está dada e não pode ser mudada.
II. Na visão perversa da profissão concebida como totalmente atrelada às malhas de um poder monolítico.
III. Em posições de impotência, resignação e subjugação dos assistentes sociais frente ao instituído.
IV. No posicionamento crítico, assentado na materialização das relações sociais.
V. Na cristalização das condições sociais como mutáveis e na despolitização da ação profissional.
Marque a opção que contém os itens que caracterizam o fatalismo.
I e III, apenas.
I, III, IV e V, apenas.
II, III e V, apenas.
I, II e III, apenas.
I e V, apenas.
Para Iamamoto (2004, p. 3), a atual desregulamentação das políticas públicas e dos direitos sociais desloca a atenção à pobreza para a iniciativa privada ou individual, impulsionada por motivações solidárias e benemerentes, submetidas ao arbítrio do indivíduo isolado, e não à responsabilidade pública do Estado. Também para Yazbek (2001), o pensamento liberal estimula um vasto empreendimento de refilantropização do social, já que não admite os direitos sociais, uma vez que os metamorfoseia em dever moral: opera, assim, uma profunda despolitização da questão social, ao desqualificá-la como questão pública, questão política e questão nacional. Diante desse quadro, as consequências de transitar a atenção à pobreza da esfera pública dos direitos para a dimensão privada do dever moral são:
I. O reforço de ações que assumem a cidadania como fonte principal de poder.
II. A ruptura da universalidade dos direitos e da possibilidade de sua reclamação judicial.
III. A continuidade da prestação dos serviços submetidos à decisão pública.
IV. A tendência a aprofundar o traço histórico assistencialista e a regressão dos direitos sociais.
V. O reforço de traços de improvisação e inoperância nas políticas sociais, como também seu funcionamento ambíguo e sua impotência na universalização do acesso aos serviços dela derivados.
Estão corretos os itens
II, III e V, apenas.
I, II e III, apenas.
I e V, apenas.
I e III, apenas.
I, II, IV e V, apenas.
Nos espaços profissionais do assistente social sua atuação poderá se desenvolver na formulação, planejamento e execução de políticas públicas movidos pela perspectiva de defesa e ampliação dos direitos da população. Já na esfera privada, atuam no repasse de serviços, benefícios e organização de atividades vinculadas à produção, circulação e consumo de bens e serviços. Segundo Iamamoto (2009) podem também atuar nos processos de organização e formação política de segmentos diferenciados de trabalhadores. Nesses espaços ocupacionais os assistentes sociais realizam várias ações e atividades, tais como:
I. Atuam em assessorias, consultorias e supervisão técnica.
II. Contribuem na formulação, gestão e avaliação de políticas, programas e projetos sociais.
III. Atuam na instrução de processos sociais, sentenças e decisões, especialmente no campo sóciojuridico.
IV. Elaboram decisões judiciais e implantam sistemas de informação.
V. Realizam estudos socioeconômicos e orientação a indivíduos, grupos e famílias.
Estão corretos os itens
I e III, apenas.
I, II, III e V, apenas.
II, III e V, apenas.
I, IV e V, apenas.
I e V, apenas.
Segundo Iamamoto (2009, p. 19), os assistentes sociais atuam nas manifestações mais contundentes da questão social, tal como se expressam na vida dos indivíduos sociais de distintos segmentos das classes subalternas. A atuação dos assistentes sociais tem lugar em vários espaços ocupacionais. A autora mostra que os espaços ocupacionais encontram-se junto ao/a
Estado, empresas privadas capitalistas, organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, na assessoria a organizações e movimento sociais.
empresas de comunicação, empresas de fundo social, movimentos sociais, fundos privados.
espaço público-estatal, empresas sociais, organizações sociais, movimentos sociais, fundos públicos.
poder público, empresas de fundo sociais e comunitário, movimentos sociais.
empresas privadas, empresas públicas, movimentos sociais, organizações políticas.
Quais os diferentes subsistemas que fazem parte do Sistema de garantia de Direitos e estão relacionados ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE)?
Sistema Escolar, Sistema de Justiça, Sistema de Segurança Pública, Sistema Socioeducativo.
Sistema Municipal de Defesa de Crianças e Adolescentes, Sistema de Justiça, Sistema Único de Saúde (SUS), Sistema Educacional.
Sistema Educacional, Sistema de Justiça e Segurança Pública, Sistema Único de Saúde (SUS), Sistema Único da Assistência Social (SUAS).
Sistema Político, Sistema Social, Sistema Educacional, Sistema de Segurança Pública.
A matricialidade sócio familiar passa a ter papel de destaque no âmbito da Política Nacional de Assistência Social (PNAS/2004). Esta ênfase está ancorada na premissa de que
somente as famílias monoparentais têm direitos a assistência social, como espaço de proteção social.
a centralidade da família é garantida à medida que a Assistência Social se desenvolva como política de cunho focalista.
a Política de Assistência Social não deve inserir-se na articulação intersetorial com outras políticas sociais (Educação, Saúde, Emprego, Habitação, entre outras), uma vez que deve manter a centralidade na família.
a perspectiva de matricialidade sócio-familiar repousa na criação de modelos e formatos de família, negando as contradições inerentes ao sistema capitalista.
a centralidade da família e a superação da focalização, repousam no pressuposto de que para a família prevenir, proteger, promover e incluir seus membros é necessário garantir condições de sustentabilidade para tal.
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