Lista completa de Questões de Serviço Social da COPEVE/ UFAL para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para Silvia Helena Chuairi (2001, p. 125), a assistência jurídica garantida através de preceito constitucional - exerce papel preponderante como mecanismo de proteção e efetivação dos direitos humanos e do exercício de cidadania dos sujeitos das classes subalternas da população, sendo necessário e importante o trabalho do Serviço Social como prática profissional nessa área. Sobre a atuação interdisciplinar do Serviço Social no campo jurídico, é incorreto afirmar:
embora tenha um campo legítimo de trabalho no âmbito jurídico, a atuação dos assistentes sociais nos serviços de prestação de assistência jurídica não vem se constituindo em uma área de trabalho expressiva, sendo sua participação ainda incipiente.
os assistentes sociais que trabalham nos serviços de assistência judiciária tem sua intervenção necessariamente vinculada ao atendimento de processos.
entre as várias atribuições e requisições que demandam atualmente o trabalho do assistente social nas equipes interdisciplinares do mundo jurídico estão o planejamento e a execução de programas destinados à prevenção e à integração social de pessoas e/ou grupos envolvidos em questões judiciais.
o Serviço Social vem legitimando-se como uma prática fundamental no campo jurídico e a importância de seu trabalho vem ampliando-se com a política de universalização e a crescente discussão dos direitos humanos e sociais da população, bem como com a necessidade de maior compreensão dos processos em que se expressam as práticas e as relações sociais.
há um desconhecimento, por parte dos operadores do Direito e da Justiça, das possibilidades do trabalho do assistente social nessa área.
Para Yazbek, Martinelli e Raichelis (2008), a apreensão do significado social da profissão pode revelar as possibilidades do exercício profissional contidas na realidade, mas para isto, é necessária a apreensão crítica do processo histórico como totalidade. As autoras ainda afirmam que inúmeros desafios interpelam o Assistente Social na atualidade, os quais, ao serem apreendidos e enfrentados, interferem na construção do significado social da profissão. Dados os desafios seguintes,
I. A busca de novas práticas que se esboçam como alternativa ao neoliberalismo é um caminho a ser percorrido coletivamente, considerando as lutas e propostas de resistência na perspectiva da globalização preponderante.
II. A formação profissional e o processo permanente de qualificação dos Assistentes Sociais, assumindo como pontos de discussão na agenda profissional a mercantilização e precarização do ensino; o ensino a distância; e o exame de proficiência.
III. A luta pela ampliação dos postos de trabalho no âmbito do judiciário, da educação e, especialmente, das empresas privadas.
IV. O trabalho com famílias, que vem adquirindo centralidade nas políticas sociais, a exemplo da Política de Assistência Social que aponta a matricialidade sócio-familiar para os atendimentos.
V. A inserção do Assistente Social nos processos de construção de uma sociedade democrática e participativa, ampliando sua participação nos movimentos sociais, nos conselhos de políticas públicas, nos partidos políticos e em outros fóruns de deliberação representados na esfera pública.
qual opção que aponta corretamente tais desafios?
I, III e IV, apenas.
I, II e V, apenas
III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e V, apenas.
Iamamoto (1992) trata sobre a prática profissional, apontando dilemas e falsos dilemas no Serviço Social. Para a autora a compreensão da prática profissional perpassa duas interpretações, aparentemente opostas e excludentes, mas que se encontram profundamente articuladas. Dadas as assertivas abaixo, conforme o pensamento da autora,
I. A prática profissional reduzida a qualquer atividade e a concepção utilitária desta prática são reconhecidas pela autora como falsos dilemas, ou como componentes da mitologia presente na compreensão do exercício profissional.
II. Numa das interpretações, as relações sociais e de poder são naturalizadas e, junto com elas, a prática profissional, nada restando para o profissional fazer a não ser reiterar a vida social.
III. As duas formas de compreender a profissão - mencionadas no enunciado inicial - são consideradas pela autora como verdadeiros dilemas.
IV. Numa das visões, a prática profissional é plenamente revolucionária.
V. As duas interpretações referem-se ao conservadorismo e ao marxismo.
pode-se afirmar que estão corretas
I, II e IV, apenas.
III e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
I, III e V, apenas.
I, II e V, apenas.
De acordo com Faleiros (2006), o significado da profissão depende da inserção do seu objeto de trabalho no contexto e momentos históricos e também da relação institucional econômica e política do Serviço Social, assim como da perspectiva teórica de referência. Nesse sentido, a partir das mudanças da profissão, o autor aponta os diferentes significados do Serviço Social no contexto do desenvolvimento capitalista brasileiro. Relacione as colunas conforme o pensamento de Faleiros (2006) sobre o significado social da profissão.
A sequência correta, de cima para baixo, está na opção
3 6 4 1 2 5
4 2 3 5 6 1
4 6 2 5 3 1
5 4 2 1 6 3
3 4 2 1 6 5
Para Yazbek (2001), a questão social [...] se reformula e se redefine, mas permanece substantivamente a mesma por se tratar de uma questão estrutural, que não se resolve numa formação econômico social por natureza excludente. Dados os itens abaixo sobre a questão social,
I. Privilegia a análise da pobreza e da exclusão social.
II. Assenta que a questão social na atualidade sustenta-se nas mesmas configurações e expressões de sua gênese.
III. Relaciona a questão social com a pobreza, a exclusão e a subalternidade, as quais são expressões das relações sociais vigentes na sociedade capitalista.
IV. Assevera que a reprodução ampliada da questão social e a reprodução ampliada das contradições sociais são antonímias.
V. Despolitiza o reconhecimento da questão social brasileira como expressão de relações de classe, desqualificando-a como questão pública, questão política e questão nacional.
quais não caracterizam a análise da autora?
I, II, III, IV e V.
II, IV e V, apenas.
III e IV, apenas.
II e V, apenas.
I, II e V, apenas.
Considerando as características abaixo sobre a Gestão Social no Brasil, Segundo Alves (2004),
I. Despolitização, pois é convertida em objeto de solidariedade.
II. Sua consonância com a racionalidade do mercado.
III. Ser espaço contraditório de mediação das relações sociais, lócus de luta social, expressão de interesses em confronto.
IV. Estratégia para a legitimação e sustentação do processo de acumulação e concentração de riqueza.
V. Despolitização expressa na polissêmica noção de terceiro setor.
verifica-se que estão corretas
I e IV, apenas.
II e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
II, IV e V, apenas.
I, IV e V, apenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...