Questões de Serviço Social da COPEVE/ UFAL

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Dadas as afirmativas a respeito da funcionalidade da política social no capitalismo monopolista,

I. Equivale, somente, a capacidade de mobilização da classe trabalhadora.

II. Faz parte de um complexo e complicado jogo, do qual protagonistas e demandas são atravessados por contradições do capital x trabalho, além de confrontos e conflitos.

III. É um produto das estratégias antecipadas do Estado em função de uma “tensão bipolar”.

verifica-se que está(ão) correta(s) apenas

  • A. II.
  • B. III.
  • C. I e II.
  • D. I e III.
  • E. II e III.

Sobre o trabalho do Assistente Social em tempo de capital fetiche, Marilda Iamamoto (2007), ao analisar o projeto ético político profissional e o trabalho assalariado dos Assistentes Sociais, defende a tese de que:

I. há, por um lado, uma relativa autonomia dos Assistentes Sociais na condução da sua profissão na sociedade;

II. a autonomia profissional é condicionada pelas lutas hegemônicas em que pese à direção social projetada pelos Assistentes Sociais;

III. o estatuto de trabalho alienado pelo capital põe condicionantes limitativos na autonomia do Assistente Social em seu exercício profissional;

IV. verifica-se um campo de possibilidades prático-teórica entre o projeto profissional e a condição de trabalhador assalariado.

Dos itens, verifica-se que estão corretos apenas

  • A. I e IV.
  • B. II e III.
  • C. III e IV.
  • D. I, II e III.
  • E. I, II e IV.

Sobre o Serviço Social Brasileiro e o exercício profissional mediado pelo Projeto Ético-Político, é correto afirmar:

  • A. desde 1950 o Serviço Social Brasileiro vem passando por grandes transformações no plano teórico-metodológico.
  • B. desde a década de 60 (séc. XX), vem-se institucionalizando um novo projeto de profissão, sintonizado com os diversos interesses sociais da sociedade.
  • C. o projeto profissional defende a superação da democracia burguesa por uma sociedade emancipada, com liberdade e sem exploração do homem pelo homem.
  • D. mais de duas décadas de consolidação do projeto profissional crítico e as respostas às demandas da classe trabalhadora são mediadas pelas indicações desse projeto profissional.
  • E. a partir de 1979 se desenvolve e se consolida um projeto profissional, conquistado por meio de reformas estatais sociais e econômicas, ainda em curso na contemporaneidade.

A atuação do Assistente Social na política de educação na contemporaneidade deve contemplar qual defesa?

  • A. De que a garantia do acesso e da permanência na educação escolar dos diversos segmentos prescinde de uma análise sobre os projetos educacionais em disputa na sociedade.
  • B. Da universalização do acesso à educação pelos programas sociais voltados à educação em interface com outras políticas sociais, dirigidos aos segmentos sociais, particularmente aos que deles necessitam.
  • C. De que a educação é um direito humano-social, materializado por meio da política de educação, de forma a colocar ao alcance de todos os conhecimentos, a cultura e a tecnologia socialmente produzidos.
  • D. De que o termo inclusão social, que atravessa a política de educação, fundamental ao trabalho do Assistente Social, tem contribuído para fomentar uma cultura de igualdade social na escola, por se buscar uma leitura clara e profunda da realidade social.
  • E. De que os discursos construídos no cotidiano escolar e profissional de inclusão, exclusão, parcerias com organizações governamentais e não governamentais, desenvolvimento do altruísmo, educação para todos e responsabilidade social, são, também, princípios do Projeto Ético Profissional do Serviço Social.

O parecer social deve ser elaborado com a observação e a realização do estudo socioeconômico de uma determinada situação social. Sobre o parecer social, é correto afirmar:

  • A. o Assistente Social pode definir a concepção do benefício ou da avaliação médico-pericial.
  • B. deve o parecer permanecer no prontuário do Serviço Social, em arquivo de uso coletivo.
  • C. o Assistente Social deverá perceber em quais situações caberá a realização do parecer social.
  • D. o Assistente Social poderá emitir o parecer social somente mediante demanda apresentada pelas instituições.
  • E. deve exprimir a opinião pessoal sobre a referida situação em consonância com o objetivo que deu causa ao parecer.

Dadas as afirmativas sobre a inserção do Assistente Social na área da educação no Brasil,

I. A presença do Assistente Social na área da educação remonta a década de 30 (séc. XX), portanto, desde a origem da profissão.

II. Foi construído um grupo de estudos, nos anos de 1980, pelo conjunto CFESS/CRESS, abrindo as discussões sobre Educação e Serviço Social, em função da conjuntura brasileira de redemocratização.

III. A partir da década de 90 (séc. XX), verifica-se o amadurecimento teórico-metodológico da profissão e um aumento do Serviço Social na área da educação.

IV. Desde 1995, houve um crescente número de trabalhos inscritos nos congressos brasileiros de Assistentes Sociais, apresentados em grupos temáticos, em Salvador.

verifica-se que está(ão) correta(s) apenas

  • A. IV.
  • B. I e III.
  • C. II e IV.
  • D. I, II e III.
  • E. I, III e IV.

Dadas as afirmativas, sobre o Estado de Bem-estar Social em uma visão conservadora,

I. É altamente eficiente porque impulsiona a competitividade.

II. Constitui-se em uma intromissão no bem-estar e nas liberdades individuais.

III. É produtivo porque diminui a burocracia pública, retirando recurso e capital do setor produtivo.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

A perícia é um instrumento que faz parte da metodologia de trabalho do Assistente Social para trazer à tona o conhecimento do sujeito por meio da dinâmica dos processos sociais. Uma perícia solicitada a um Assistente Social é denominada

  • A. laudo social.
  • B. termo social.
  • C. perícia social.
  • D. parecer social.
  • E. relatório social.

Ao tratar do Estado e da questão social no capitalismo dos monopólios, José Paulo Netto (2001) afirma:

I. é somente no estágio monopolista do capitalismo que a questão social é alvo de uma intervenção contínua e sistemática do Estado mediante políticas sociais;

II. a questão social se põe como objeto de intervenção do Estado, no capitalismo concorrencial, de maneira planejada, para assistir aos trabalhadores em situação de risco social e pessoal;

III. no capitalismo monopolista, é somente o exército industrial de reserva que deve ser objeto de políticas sociais públicas;

IV. tudo que se articula às questões internas e externas para produção capitalista monopolista, está relacionado às funções econômicas e políticas do Estado burguês, incluindo as políticas sociais.

Dos itens, verifica-se que estão corretos

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e IV, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. III e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

A organização e a condução do trabalho do Assistente Social na política de educação, em conformidade com o Projeto Ético Político Profissional, devem pautar-se:

I. na compreensão do significado da política educacional nos processos de reprodução social da força de trabalho;

II. no significado de educação numa perspectiva emancipadora;

III. na identificação dos principais sujeitos políticos e de seus respectivos projetos educacionais em disputa na sociedade e suas expressões nas legislações no âmbito da política de educação;

IV. no reconhecimento das particularidades da política educacional no âmbito em que atua para a construção e no reconhecimento dos limites de um projeto de intervenção eficiente.

Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)

  • A. II, apenas.
  • B. I e IV, apenas.
  • C. III e IV, apenas.
  • D. I, II e III, apenas.
  • E. I, II, III e IV.
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