Lista completa de Questões de Serviço Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A partir das décadas de 60/70, ampliou-se a rede de serviços sociais e também a demanda do trabalho do Assistente Social.
Nesse contexto, a intervenção do serviço social refere-se a respostas
justas ao cidadão e às demandas do Serviço Social.
às dificuldades humanas e culturais.
aos processos relacionados à reprodução da vida social.
concretas e corretas às dificuldades da vida da população usuária do serviço social.
que a sociedade e o Estado constroem frente às necessidades sociais dos homens, em suas dimensões materiais e culturais.
No Brasil, nos anos noventa, como parte da estratégia do Estado para a implementação do ajuste neoliberal, há a convergência de um projeto de
Estado máximo que se compromete progressivamente de seu papel garantidor de direitos.
re-significação da participação, com a emergência da chamada participação solidária e a ênfase na responsabilidade social.
valorização nas relações entre o Estado e os setores da sociedade civil com a politização da participação.
redefinição de sociedade civil com forte ênfase na criação de espaços públicos de participação, visando o aprofundamento da democracia.
alargamento de suas responsabilidades sociais com o estabelecimento de parceria com a sociedade civil.
As políticas sociais no Brasil, até os anos 80 possuíam como característica
a descentralização no processo decisório.
a desconcentração financeira para os três entes federativos.
a fragmentação institucional sem coordenação da ação dos diversos órgãos.
o caráter da integralidade e da intersetorialidade.
a participação da sociedade civil do processo de formulação das políticas.
No processo de desenvolvimento do capitalismo, na década de 1990, são notórias as mudanças que ocorrem no mundo do trabalho. A reestruturação produtiva, possui como característica a
regulamentação do mercado com forte intervenção do Estado.
ampliação dos mecanismos de acesso aos direitos sociais do trabalhador.
linha de montagem de forma verticalizada, em série, concentrada, com separação entre quem planeja, pensa, elabora e quem operacionaliza.
criação da Caixas de Assistência aos Trabalhadores como forma de ajuda mútua dos empresários, trabalhadores e sociedade civil.
deterioração da condição de vida e de trabalho da classe trabalhadora e de desproteção social do trabalhador.
A realização da política pública exige e reforça a constituição da esfera pública, que pode ser definida como
lócus construído social e historicamente na interconexão da relação entre Estado e sociedade e, como tal, um campo de conflitos e negociações.
forma de ação estatal que remete à adoção de novos mecanismos de articulação dentro do Estado e no interior de suas esferas.
parte integrante do processo de desenvolvimento social, pela via do fortalecimento do mercado, de forma a inscrever os interesses deste nos processos de decisão política.
implantação de programas, projetos e serviços públicos sob a responsabilidade dos três entes federados, assim como a destinação orçamentária definida pelo Tribunal de Contas da União.
destinação de recursos orçamentários, a título de subvenção social, para as organizações não governamentais, tornandoas do campo governamental.
O conceito de cidadania ativa deve conter a ideia de que
se trata de uma condição essencialmente política, na qual seus protagonistas concebem o mundo como um ambiente de direitos e responsabilidades recíprocas e se realizam neles como sujeitos de vontade.
o usufruto dos direitos independe da inserção dos grupos e indivíduos em circunscrição estatal, pois o direito social deve resguardar a autonomia da sociedade civil até mesmo no provimento de bens e serviços.
a politização das lutas constitui-se em aspecto maléfico para a conquista de direitos, sobretudo os sociais, pois, neste caso, são destinados à população com mais fragilidade política.
os direitos de cidadania são abstratos e, nesta linha, haverá sempre a impossibilidade da luta coletiva, pois numa sociedade de liberdade de expressão dificilmente a consciência e abstrações se convergirão.
as lutas de conquistas cidadãs devem sempre estar desvinculadas dos conflitos sociais e postulações de poder.
A proteção social da assistência social apresenta níveis de atenção diferenciados e pode ser compreendida como proteção social
básica para indivíduos com seus direitos violados, que se encontram em situação de vulnerabilidade decorrentes de abandono, privação e perda de vínculos.
básica que tem por objetivo prevenir situações de risco, através do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
especial com caráter preventivo e processador da inclusão social, cujas ações são referenciadas nos Centros de Referência de Assistência Social e também por uma rede formada por entidades e organizações assistenciais.
especial que se destina à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza e privação, como a ausência de renda e o precário acesso aos serviços públicos, dentre outros, e/ou fragilização de vínculos afetivos.
básica destinada a garantir proteção integral, como moradia, alimentação, higienização e trabalho protegido para famílias e indivíduos com seus direitos violados, que necessitam ser afastados de seu núcleo familiar.
os programas exigem o envolvimento da sociedade civil, pois situam-se no campo das obras de caridade e na responsabilidade social que as empresas capitalistas possuem como dívida social.
são necessárias políticas públicas estruturais e a inclusão de seus protagonistas no processo de desenvolvimento.
o diagnóstico da pobreza está restrito aos limites exclusivos da família para que a intervenção possa alcançar, de forma efetiva, a realidade de exclusão vivenciada pelo núcleo familiar.
o acesso à educação pelas crianças é a principal forma de superação da pobreza e que, associado a programas de transferência de renda, constituem-se como a melhor forma de distribuição de renda.
as medidas emergenciais de acesso à alimentação são suficientes para resolução do problema da fome.
Instruções: Para responder às questões de números 34 a 37, considere a chave a seguir:
(A) Se estiver correto APENAS o que se afirma em I.
(B) Se estiver correto APENAS o que se afirma em II.
(C) Se estiver correto APENAS o que se afirma em III.
(D) Se estiver correto APENAS o que se afirma em I e II.
(E) Se estiver correto o que se afirma em I, II e III.
Ao tratar de modelos de avaliação Figueiredo & Figueiredo (1986) apontam para grupos de política a serem avaliadas. São eles:
I. políticas com propósitos de produção de bens e serviços públicos, cujos objetivos se limitam à distribuição de bens e serviços, sem preocupação específica com qualquer mudança.
II. políticas com propósito de mudança e avaliação de impacto. Trata-se de mudança nas condições sociais, que deve evidenciar o que foi relevante para produzir a mudança.
III. políticas de caráter macroeconômico, com objetivo de quantificar os índices de miserabilidade e apropriação de riqueza.
Se estiver correto APENAS o que se afirma em I.
Se estiver correto APENAS o que se afirma em II.
Se estiver correto APENAS o que se afirma em III.
Se estiver correto APENAS o que se afirma em I e II.
Se estiver correto o que se afirma em I, II e III.
No que se refere à saúde do trabalhador, é correto afirmar:
Houve a inclusão dos trabalhadores brasileiros em trabalho formal no sistema nacional de promoção e proteção da saúde, excetuando-se os trabalhadores informais, que ficaram sob a responsabilidade da seguridade social não contributiva.
Cabe ao Ministério da Saúde a formulação e proposição de diretrizes da inspeção do trabalho, bem como supervisionar e coordenar a execução das atividades relacionadas com a inspeção dos ambientes de trabalho e respectivas condições de trabalho.
É responsabilidade do Ministério da Previdência Social subsidiar a formulação e a proposição de diretrizes e normas relativas à interseção entre as ações de segurança e saúde no trabalho e as ações de fiscalização e reconhecimento dos benefícios previdenciários decorrentes dos riscos ambientais do trabalho.
Compete ao Ministério do Trabalho o fomento à estruturação da atenção integral à saúde dos trabalhadores, envolvendo a promoção de ambientes e processos de trabalho saudáveis, o fortalecimento da vigilância de ambientes, processos e agravos relacionados ao trabalho, reabilitação física e psicossocial.
Configura-se como atividade privativa do Ministério da Saúde a promoção da saúde, a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e a prevenção de acidentes e de danos à saúde advindos, relacionados ao trabalho ou que ocorram no curso dele, por meio da eliminação ou redução dos riscos nos ambientes de trabalho.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...