Lista completa de Questões de Serviço Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
A leitura do serviço social e as relações de trabalho tratadas por Ana Elizabete Motta e Ângela Amaral (1998) apontam para
os atuais desafios a serem enfrentados pela profissão, os quais não podem e não devem considerar as transformações do mundo do trabalho, pois estas estão em dissonância com a composição dos direitos sociais.
a atual recomposição do ciclo de reprodução do capital, a qual provoca impactos nas práticas sociais que intervêm no processo de reprodução material e espiritual da força de trabalho, onde se inclui a experiência profissional dos assistentes sociais.
as demandas, que são requisições de caráter pautadas no bom senso profissional e devem incorporar os direitos sociais difusos postos pela sociedade atual.
o fato de que as tendências da realidade profissional não são influenciáveis pelas características do mercado de trabalho, pois estes se pautam muito mais pelos avanços no campo de tecnologias informacionais.
as objetivações do trabalho individual, as quais determinam as alterações na prática profissional do serviço social, na medida em que os processos microssociais influem positivamente no conjunto de mudanças nas práticas sociais.
Coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social, são compreendidos como
ações definidas pelo Plano Nacional de Assistência Social.
atribuições estabelecidas pela seguridade social.
atribuições privativas do Assistente Social.
diretrizes de orientação para o Conselho Municipal de Assistência Social.
atribuições estabelecidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Mariângela Belfiore Wanderley, ao tratar do desenho metodológico do trabalho social, afirma que:
I. definir uma metodologia de intervenção significa exercer a difícil arte de transformar os pressupostos teóricos escolhidos em diretrizes operacionais e detalhar processos e técnicas de abordagem no seio das relações sociais que se pretende alterar.
II. significa fazer o caminho inverso, a partir da experimentação, ao colocar em prática esse modelo criado.
III. está fundamentado nos princípios, diretrizes e estratégias que garantam direção política emancipadora à ação.
Está correto o que consta em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
O modelo liberal congrega forças na perspectiva de refilantropizar o Social. Esse modelo
concebe a política social como um importante instrumento de garantia de direitos e, portanto, necessita que sua primazia esteja nas atribuições do Estado com a ajuda suplementar da sociedade civil organizada.
não admite os direitos sociais e opera uma despolitização da questão social ao desqualificá-la como questão pública, política e nacional.
entende a refilantropização como um processo moderno de atenção social que congrega maior responsabilidade ao Estado e menor ao terceiro setor.
entende que a complexificação da vida social implica a ampliação da rede socioassistencial e essa só tem sentido se a sociedade contribuir com sua capacidade de humanização do setor.
reconhece a necessidade de garantir os direitos, pois há possibilidade de evidenciar o caráter político de luta de classes presente na constituição do Estado, enquanto provedor de políticas sociais.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Em pesquisa, a operação técnica segundo a qual os dados são categorizados é denominada de
pré-teste.
codificação.
classificação.
sociometria.
sistematização.
Para Soares (2003), o caráter ortodoxo das ideias e das propostas neoliberais em torno da questão social aflige o mundo contemporâneo, o que pode ser sintetizado com a afirmação que
o direito social substitui a filantropia.
a solidariedade coletiva substitui a ajuda individual.
o permanente substitui o emergencial e o provisório.
as microssoluções ad hoc substituem as políticas públicas.
a lógica do mercado é substituída pela forte intervenção estatal no social.
No Serviço Social, a Assistência Social é qualificada como política pública constitutiva da
Inclusão social.
Prática profissional.
Política social.
Previdência social.
Seguridade social.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Ao processo contínuo que abarca o projeto na sua concepção, implementação e resultados; que embasa a tomada de decisão política quanto a propósitos, ações e alocações de recursos; que permite aos envolvidos a apropriação reflexiva da ação; transparência dos resultados e a construção coletiva, denomina-se
controle social.
intervenção profissional.
avaliação de programas e projetos sociais.
gestão de projetos sociais.
análise conjuntural.
O Conselho Nacional de Assistência Social, aprovou a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, de acordo com os níveis de complexidade do Sistema Único de Assistência Social, a saber:
serviço de proteção e atendimento integral à família e serviço de proteção e atendimento especializado a famílias e indivíduos.
proteção social básica e proteção social especial de média e alta complexidade.
proteção social básica e serviços de proteção social especial de alta e média complexidade.
serviço de proteção social básica no domicilio para pessoas com deficiência e idosas e serviço de proteção especial para pessoas com deficiência, idosos e suas famílias.
serviços de proteção, atendimento integral à família, convivência e fortalecimento de vínculos e proteção social especial de acolhimento institucional.
As tarefas do assistente social em Unidades Prisionais orientam-se para
reinserção social, investigação sócio-familiar, orientação ao assistido e elaboração de relatório.
investigação da vida privada do assistido, acompanhamento do processo de execução, esclarecimento do delito e encaminhamento de processos.
estabelecimento de penas alternativas, assistência religiosa, ética e esclarecimento sobre a vítima.
promoção de cultos religiosos, conscientização do preso, reabilitação social e sistematização das informações.
esclarecimentos sobre os cuidados maternos, orientação ao trabalho penitenciário, higiene e segurança física e produção de relatórios.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...