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Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
Um dos princípios institucionais da defensoria pública é prestar atendimento interdisciplinar. No entanto, as profissões apresentam diferentes abordagens dos aspectos do real. Nesta linha, para se constituir uma ação interdisciplinar faz-se necessário
uma concepção unitária do saber e, ao mesmo tempo, individualizada em função do aprofundamento científico de cada área de atuação.
compreender que a interdisciplinaridade só se dá no campo da construção do conhecimento e, no âmbito da ação prático-operacional deve-se ter uma concepção unitária do saber.
reconhecer e não eliminar as diferenças, mas ter a clareza de que os diferentes saberes se re-en contram e se complementam.
fazer a clara distinção entre a ciência e a filosofia, pois ambas contraem saberes sob bases epistemológicas diferentes e só esta diferenciação permite o êxito do trabalho interdisciplinar.
entender que a complementaridade entre os diferentes saberes é mais eficaz quando se estabelece a base de hierarquização valorativa entre os mesmos.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
O burocratismo no campo da gestão das políticas sociais traz efeitos considerados como:
formalismo e transparência.
democratismo e competência.
tecnificação e despolitização.
pessoalidade e tecnificação.
democratização e regulamentação.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
Dessa forma, ao analisar os conselhos, é correto afirmar que
têm uma representatividade muito mais política do que social, expressando uma coerência entre a sua composição e o projeto político que o inspirou.
se apropriam de todo o poder de governo e devem usá-lo a favor da proposta de um determinado segmento para o efetivo cumprimento de seu papel executor de uma política pública.
têm representatividade social pelo papel que devem exercer cumprindo os requisitos, estabelecidos na Constituição Federal de 1988, na elaboração, implan tação e execução de determinada política pública.
se constituem em espaços isentos de conflitos nos quais os interesses são comuns na relação Estado sociedade.
são canais importantes de participação coletiva, que possibilitam compreender as propostas apresentadas pelos governos e possuem vínculo de subordinação com estes para que exerçam a fiscalização.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
Os custos sociais têm sido pagos primordialmente pelos países periféricos, mas de modo geral, houve uma piora nos padrões de equidade social herdados do padrão do desenvolvimento do pós-guerra. Dessa forma, pode-se afirmar que:
há equívocos nesta afirmação na medida em que o neoliberalismo foi produzido muito mais nos países centrais e desenvolvidos como a Inglaterra, a França e os Estados Unidos.
as políticas de ajuste e re-estruturação do capitalismo apontam para o caráter de reconstrução da igualdade social e distribuição equitativa dos frutos do processo técnico e dos custos sociais.
houve ajuste social na América Latina a partir da instituição do neoliberalismo, na medida em que houve a ampliação da igualdade social.
o caráter global da modernização neoliberal está dado pelo sentido comum de agravamento das desigualdades e da produção de exclusão.
a modernização neoliberal teve em sua marca a instituição do estado mínimo para o capital e não para o social.
A PNAS − Política Nacional de Assistência Social, bem como várias outras políticas sociais brasileiras, focam suas ações na família. Um dos princípios da PNAS é o da matricialidade familiar. Esse princípio dispõe que nos trabalhos a serem realizados com as famílias DESCONSIDERE- SE
a perspectiva de se centrar não apenas nas vulnerabilidades, mas nas potências e desejos da família e de seus membros.
o levantamento dos serviços e programas relativos às várias políticas públicas.
o conhecimento sistematizado do perfil da população e dos respectivos territórios de incidência das ações.
o quadro de recursos humanos a ser utilizado, capacitado e supervisionado.
a visão de atomização e individualização da família, atribuindo-lhe a solução de seus problemas.
O SUAS, Sistema Único de Assistência Social, é um novo modelo de gestão dos programas da assistência social, com o objetivo de reorganizar o atendimento, agilizar repasse de recursos federais e estabelecer um sistema de parceria e cofinanciamento dos programas envolvendo as três esferas de governo. Seu processo de implementação encontra-se em construção, envolvendo governo e sociedade civil para seu aperfeiçoamento. Parte dos municípios brasileiros, já estão habilitados no SUAS. Esse número, segundo o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em julho de 2008, chegou a
59%
76%
89%
98%
100%
Oferecer proteção integral às famílias e seus membros, prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações são alguns dos objetivos específicos
da proteção social básica, realizada especialmente na rede socioassistencial.
do Programa ProJovem Urbano, integrado à proteção social especial.
da proteção social especial, realizada nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social.
do Programa Bolsa Família, acompanhado pelas Secretarias Municipais de Assistência Social.
do Programa Atenção Integral à Família, desenvolvido nos Centros de Referência de Assistência Social.
No âmbito da PNAS − Política Nacional de Assistência Social, garantir o direito à convivência familiar e comunitária e contribuir para o processo da autonomia e da emancipação social das famílias são alguns dos objetivos específicos
do Programa Bolsa Família.
do Centro de Referência Especializado de Assistência Social.
da proteção social especial.
da proteção social básica.
do pacto de aprimoramento de gestão.
A Conferência Nacional de Saúde, precedida por conferências municipais e estaduais, é o espaço mais importante do mecanismo de participação social na área, e tem por objetivo
integrar os serviços de saúde de forma regionalizada e hierárquica, constituindo um sistema único e formular políticas de saúde.
avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação da política no setor.
incentivar a participação comunitária, abordando questões do debate do movimento sanitário e avaliando as ações em âmbito regional.
acompanhar a universalidade das ações e a descentralização com controle social.
compreender que saúde é um direito de todos e um dever do Estado, deliberando sobre assistências eletivas.
O Serviço Social nas empresas mantém-se reconhecido como uma atividade auxiliar e subsidiária no exercício do controle da força de trabalho, intervindo sobre a vida do trabalhador, por meio dos serviços sociais. A sua função técnica na empresa é
executar programas assistenciais, por meio de ações educativas.
desenvolver projetos educativos na área de produção.
planejar e executar programas tecnológicos.
executar programas sociais para a gerência.
implementar projetos sociais para os trabalhadores estáveis.
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