Questões de Serviço Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Serviço Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As estratégias, objetivos e diretrizes do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária estão fundamentados

  • A.

    no encaminhamento para o processo de adoção.

  • B.

    nas ações concretas e articuladas de responsabilidades do município.

  • C.

    no encaminhamento para instituições de acolhimento.

  • D.

    no retorno ao convívio com a família substituta.

  • E.

    na prevenção ao rompimento dos vínculos familiares.

As mudanças sociais penetram no âmago das relações familiares, provocando inclusive alterações nas leis, mas ainda assim, no bojo da sociedade, de um modo geral, as famílias dos grupos populares tendem a ser

  • A.

    potencializadas e reconhecidas.

  • B.

    compreendidas e acolhidas.

  • C.

    aceitas e respeitadas.

  • D.

    estigmatizadas e culpabilizadas.

  • E.

    compreendidas e tuteladas.

Na atualidade, há várias maneiras de se trabalhar com famílias, haja vista sua heterogeneidade e complexidade. Levando em conta o trabalho com famílias, considere:

I. Deve-se sempre pensar na nossa família, para que possamos atender outras famílias.

II. As famílias são espaços de convívio e de confronto entre gêneros e gerações.

III. As famílias podem ou não ser um lugar seguro para se crescer, isso em todos os segmentos sociais.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    II, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, apenas.

Um dos pressupostos que fundamentam o uso de metodologias qualitativas de pesquisa é

  • A.

    a ênfase no número de pessoas que vai prestar a informação.

  • B.

    o diálogo crítico e criativo com a realidade.

  • C.

    a necessidade de interação entre o sujeito e o objeto do conhecimento.

  • D.

    o modelo experimental e investigativo.

  • E.

    o reconhecimento da importância de se conhecer a experiência social do sujeito.

O lócus onde a prática profissional dos assistentes sociais, sob vínculo empregatício e assalariado, ocorre predominantemente é o das instituições. Com base nisso, considere:

I. Nas instituições, o assistente social se depara com atividades normatizadas, técnico-burocráticas, onde, via de regra, a preocupação está mais voltada para a produção quantitativa, de aparência imediata, do que para resultados qualitativos e duradouros.

II. As instituições têm o monopólio do objeto e dos recursos institucionais e definem o significado objetivo do papel do profissional e a expectativa que existe com relação a ele.

III. É o modo particular, subjetivo, como o profissional elabora a sua situação na instituição, estabelecendo sua própria ordem de relevâncias, que vai dar o sentido do seu trabalho.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    III, apenas.

A vida cotidiana é insuprimível, ou seja, não há sociedade, nem homem, sem vida cotidiana. No entanto, em cada sociedade a cotidianidade é vivida diferentemente em seus hábitos, ritmos, regularidades, não se descolando da história, da qual é um dos níveis constitutivos, de forma que

  • A.

    o homem nunca se eleva acima da cotidianidade para penetrar na esfera do humano-genérico.

  • B.

    a reprodução social se realiza na reprodução dos indivíduos enquanto tais.

  • C.

    a alienação é consequência rara no desenvolvimento dos indivíduos.

  • D.

    a mudança da instituição política e do ordenamento econômico bastam para transformar a vida diária.

  • E.

    o mundo da heterogeneidade não é configurado pelo movimento dos fenômenos e processos.

Construir uma nova prática social e consolidá-la, quando existente, exige dos assistentes sociais que aprendam a visualizá-la a partir de uma perspectiva histórica, reconhecendo- a como

  • A.

    de particularidade, diversidade e dialética.

  • B.

    ontológica, teleológica e pragmática.

  • C.

    de expressão do saber, prática educativa e prática política.

  • D.

    atividade normatizada, prática burocrática e de produção quantitativa.

  • E.

    de superação de endogenias, prática crítica e contraditória.

É correto afirmar que a finalidade última da pesquisa qualitativa é

  • A.

    definir um procedimento operativo para compreensão de uma dada realidade.

  • B.

    dialogar pela via disciplinar e assim melhorar o padrão da qualidade de ação profissional.

  • C.

    dar retorno ao grupo pesquisado sobre o resultado da mesma.

  • D.

    conhecer a experiência do grupo pesquisado e os significados que atribuem a esta experiência.

  • E.

    trabalhar a partir de um distanciamento relativo dos sujeitos pesquisados.

Os capitais financeiros e as chamadas multinacionais condicionam seus empréstimos e seus investimentos produtivos aos ajustes políticos e institucionais dos Estados nacionais. Assim, os Estados nacionais vêm sendo pressionados a aceitar as exigências da globalização, que são essenciais ao desenvolvimento do capitalismo mundial. Destaca-se dentre essas exigências a

  • A.

    regulamentação da entrada e saída de capitais dos países.

  • B.

    regulação das relações de trabalho, proporcionando o pleno emprego, respaldado na prosperidade econômica e na segurança da renda.

  • C.

    universalização dos serviços sociais, visando atingir a todos indistintamente, de forma incondicional.

  • D.

    aquisição de autonomia por parte dos cidadãos, ou seja, a possibilidade de suprirem suas necessidades vitais, especiais, culturais, políticas e sociais.

  • E.

    redução dos gastos públicos, portanto, de serviços públicos.

O trabalho dos assistentes sociais que atuam junto à seção técnica de reavaliação funcional e seção técnica de treinamento e desenvolvimento, é

  • A.

    orientar, preparar e acompanhar funcionários quando da readaptação.

  • B.

    realizar estudos de casos com os servidores que estão afastados por motivo da aposentadoria.

  • C.

    promover estudo, planejamento e intervenção sobre as condições habitacionais do servidor.

  • D.

    avaliar a situação socioeconômica do servidor, tendo em vista o direito ao benefício creche-escola.

  • E.

    promover estudo nos casos de servidores com facilidades no desempenho de suas atribuições.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...