Questões de Serviço Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Existem diferenças entre disciplinas e profissão. A atuação profissional do assistente social pode ser inter/multiprofissional, e isso não se confunde com multidisciplinaridade, que significa a

  • A.

    existência de mais de um profissional envolvido no trabalho.

  • B.

    integração de diferentes níveis de relações entre as disciplinas, com tendência à horizontalização das relações de poder.

  • C.

    existência de disciplinas que abordam o mesmo objeto, mas sem relações.

  • D.

    relação de disciplinas a partir da hierarquia de uma disciplina integradora e coordenadora de disciplinas que recombinam seus elementos internos.

  • E.

    transposição de abordagens paradigmáticas e reducionistas.

O Código de Ética Profissional do Assistente Social de 1993 reafirma a conexão entre o projeto ético-político profissional e projetos societários cuja teleologia comporta uma ética

  • A.

    de ruptura, sendo uma expressão tardia do movimento de reconceituação.

  • B.

    teórica que trata de orientações filosóficas e teóricometodológicas.

  • C.

    de mediação, referindo-se às relações recíprocas, complexas e dinâmicas que se estabelecem na totalidade social.

  • D.

    de emancipação humana, pressupondo a erradicação de todos os processos de exploração, opressão e alienação.

  • E.

    disciplinadora que qualifica ações, objetos e sujeitos sociais.

O projeto da reforma sanitária vem apresentando, como demandas ao assistente social, as seguintes questões:

  • A.

    interdisciplinaridade e ênfase nas abordagens grupais.

  • B.

    ênfase na abordagem individual e participação social.

  • C.

    ação fiscalizatória dos usuários e atendimentos individuais.

  • D.

    seleção socioeconômica e aconselhamento.

  • E.

    disciplinaridade e ênfase na abordagem individual.

No campo sociojurídico, o relatório social é um documento específico, elaborado por um assistente social, que tem como finalidade informar, esclarecer, subsidiar um auto processual, enquanto parte de registros para a elaboração de um laudo social ou parecer social.

Assim, é correto afirmar que o laudo social

  • A.

    e o parecer social são processos metodológicos específicos do Serviço Social, que têm por finalidade conhecer com profundidade e de forma crítica uma determinada situação ou expressão da questão social.

  • B.

    oferece elementos de base social para a formação de um juízo e tomada de decisão. Resulta de um processo de perícia social, apresentando o registro e a análise das informações mais significativas, resultando em um parecer social.

  • C.

    é um estudo social realizado por meio de entrevistas individuais e visitas domiciliares implicando a elaboração de uma perícia social, com a conseqüente emissão de um parecer social.

  • D.

    e o parecer social são instrumentos do assistente social utilizados para a intervenção profissional, sendo embasados tecnicamente por uma postura de neutralidade e subalternização dos sujeitos envolvidos nessa ação.

  • E.

    e o parecer social são estudos sociais realizados com a finalidade de oferecer elementos de base social para a formulação de um relatório social que dará esclarecimentos às análises relacionadas às decisões a serem tomadas.

Ao assistente social, enquanto profissional de um serviço socioassistencial, cabe ações de prevenção e provimento de um conjunto de garantias ou seguranças que cubram, reduzam ou previnam exclusões, riscos e vulnerabilidades sociais. Assim sendo, ao se deparar com o caso de uma criança suspeita de agressão física por parte do pai, sua intervenção profissional imediata será a de

  • A.

    proceder ao estudo da família na qual se registra o possível quadro de violência para definir os desdobramentos que o caso requer.

  • B.

    encaminhar a criança para um abrigo público.

  • C.

    advertir o pai quanto a sua responsabilidade pelo estado da criança.

  • D.

    solicitar ajuda do serviço de saúde.

  • E.

    comunicar o fato à vara da família e da adolescência.

A assessoria desenvolvida por assistentes sociais a profissionais ou equipes de Serviço Social visa qualificar o trabalho profissional. Um dos pressupostos para o trabalho de assessoria é

  • A.

    reconhecer a capacidade profissional dos Assistentes Sociais.

  • B.

    refletir sobre a dimensão pedagógica do exercício profissional.

  • C.

    conhecer sobre os assuntos com os quais trabalham a equipe e o trabalho dos sujeitos a serem assessorados.

  • D.

    analisar a complexidade das ações a serem desenvolvidas.

  • E.

    identificar uma ação que auxilia uma instituição.

Para alguns especialistas, historicamente, o Brasil, nunca se instituiu como um Estado de Bem Estar Social, embora desde os anos 30, ao reconhecer a legitimidade da questão social no âmbito das relações entre capital e trabalho, o governo tenha buscado enquadrá-la, juridicamente. É pela via das políticas sociais e de seus benefícios que o Estado

  • A.

    busca manter a estabilidade diminuindo desigualdades e garantindo direitos sociais.

  • B.

    exerce o controle total da população usuária dessas políticas.

  • C.

    desconsidera a formação e o desenvolvimento da classe operária e seu ingresso no cenário político da sociedade.

  • D.

    gerencia as manifestações da questão social, única e exclusivamente pelo reconhecimento da solidariedade.

  • E.

    dualiza a população usuária entre os pobres e os cidadãos, cabendo aos primeiros as políticas sociais e aos outros a filantropia.

As propostas operacionais do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária estão organizadas em eixos estratégicos entre si. Um dos eixos se refere ao

  • A.

    atendimento.

  • B.

    monitoramento.

  • C.

    enfrentamento.

  • D.

    aperfeiçoamento.

  • E.

    conhecimento.

Uma das estratégias operacionais do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária é a análise da situação e sistemas de informação. Esta estratégia propõe ações que enfatizam

  • A.

    a sistematização e a difusão de metodologias participantes de trabalho com famílias e comunidades.

  • B.

    a ampliação e utilização dos mecanismos de defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

  • C.

    a garantia de recursos financeiros e orçamentários para a realização do Plano Nacional de Proteção.

  • D.

    o aprofundamento do conhecimento em relação à situação das crianças e dos adolescentes em seu contexto sociocultural e econômico, identificando os fatores que favoreçam ou ameaçam a convivência familiar e comunitária.

  • E.

    a articulação dos atores envolvidos na implantação para a consecução dos objetivos propostos nos eixos do plano.

A Política de Saúde do Idoso, parte essencial da Política Nacional do Idoso, objetiva um desenvolvimento saudável, buscando preservar a capacidade funcional, a autonomia e a qualidade de vida do idoso. As diretrizes dessa política enfatizam ações de

  • A.

    asilamento e abrigamento.

  • B.

    promoção e reabilitação.

  • C.

    tratamento e internação.

  • D.

    atendimento e tratamento.

  • E.

    promoção e internação.

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