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Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
O parecer social diz respeito a esclarecimentos e análises, com base em conhecimentos específicos do Serviço Social de questões relacionadas a decisões a serem tomadas. Embasa-se em estudo rigoroso, sendo de caráter conclusivo ou indicativo. Sua fundamentação esgota-se
nos registros, oferecendo elementos de base social para a formação de uma opinião.
num processo que tem por finalidade conhecer uma determinada situação.
na opinião técnica de um ou mais assistentes sociais, sobre uma dada situação.
na teoria, na ética e nas técnicas do Serviço Social.
no diálogo, na observação, na análise e no registro.
Conforme apregoa a LOAS – Lei Orgânica de Assistência Social, em seu art. 4o, a Assistência Social rege-se, entre outros, pelo princípio
do apoio às entidades e organizações de assistência social, pois são elas que abrangem um maior número de usuários atendidos e a serem atendidos nos programas, projetos e serviços.
do enfrentamento à pobreza, garantindo os "mínimos sociais" aos que deles mais necessitarem, selecionando os mais carentes.
da universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas.
do apoio técnico e financeiro aos serviços, programas e projetos de enfrentamento à fome e à desnutrição.
da provisão de transferência de recursos destinados ao pagamento dos benefícios eventuais.
A entrevista em Serviço Social é um encontro entre duas ou mais pessoas, com objetivo determinado. Define-se, como sendo uma relação humana em que o entrevistador (Assistente Social) e o entrevistado (usuário), juntos, tentam refletir e encaminhar as questões apresentadas. A entrevista em Serviço Social é primordialmente
uma coleta subjetiva de dados e fatos.
uma ação interativa e interrelacional.
uma forma valorativa do profissional analisar as qualificações do usuário.
de interesse exclusivo do usuário e necessária à instituição.
uma expressão da compreensão empática.
O valor ético central que norteia toda a prática profissional do Assistente Social, conforme o Código de Ética Profissional, é a
autonomia.
emancipação.
liberdade.
democracia.
cidadania.
A Lei no 9.394, de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional, dispõe, no artigo 9o, que a União incumbir-se-á de
baixar normas gerais sobre cursos de graduação e pós-graduação.
baixar normas complementares para o sistema de ensino.
autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do sistema de ensino.
colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
exercer ação redistributiva em relação às escolas.
Mediações são categorias instrumentais pelas quais se processam a operacionalização da ação profissional. São instâncias de passagem da teoria para a prática. Elas se apóiam sempre
em uma visão de mundo como totalidade, como real concreto em movimento, e de homem como ser histórico-social.
em uma cadeia de vínculos na relação totalidade/ particularidade, tendo em vista a superação da realidade social concreta.
na descrição e na crítica da realidade, em termos de limites e possibilidades da ação profissional.
no conjunto de instrumentos, recursos, técnicas e estratégias pelas quais a ação profissional ganha concretude.
nos eixos: valorativo, metodológico e operativo.
Considere as seguintes proposições:
I. É uma categoria relacional, uma instância de passagem que permite que se realize a trajetória que vai da concepção da ação à sua operacionalização.
II. Constitui um conjunto articulado de conhecimentos, de instrumentos e técnicas que permitem a operacionalização da ação profissional.
III. São exigências essencialmente técnico-burocráticas que acompanham a operacionalização da ação profissional. Delas exclui-se o momento da avaliação.
Em relação ao "instrumental" no Serviço Social, está correto o que se afirma em
I, II e III.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II, apenas.
I, apenas.
Serviço Social - A questão social e o surgimento das políticas sociais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
Historicamente, a "questão social" vincula-se estreitamente à questão da exploração do trabalho, à organização e à mobilização da classe trabalhadora na luta pela apropriação da riqueza social. Ela se expressa
pelo conjunto de desigualdades sociais engendradas pelas relações sociais constitutivas do capitalismo.
pelos mecanismos complementares ao mercado que configuram as políticas sociais.
pelo conjunto de programas de proteção contra a doença, o desemprego, a morte e a velhice, entre outros.
pela substituição de um perfil histórico de proteção social, que tinha como pilar o pleno emprego, pelo pilar do desemprego.
pela acomodação por parte dos que vivem do seu trabalho.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
No Serviço Social, o planejamento se realiza a partir de um processo de aproximações, que tem como centro de interesse a situação delimitada como objeto de intervenção. O processo de reflexão-decisão-ação-reflexão realiza, entre outras aproximações, a
locação de recursos financeiros e humanos.
formulação e escolhas de alternativas.
formulação de hipóteses e recursos financeiros.
formulação e escolhas de hipóteses.
escolha de variáveis e delimitação de objetivos.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
No processo de Planejamento Social, o programa é o documento que detalha, por setor, a política, diretrizes, metas e medidas instrumentais. São elementos básicos do programa, entre outros,
explicitação das medidas administrativas neces sárias para sua implantação e manutenção.
abrangência, ou seja, referência de forma exaustiva a todos os aspectos da estrutura da questão a que se destina.
compatibilidade e coerência em suas relações entre as partes e em suas relações com os outros níveis da programação.
explicitação dos parâmetros predeterminados e das metas definidas em termo de espaço, volume e tempo.
inexistência de projetos específicos dentro de uma perspectiva de coerência interna da organização.
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