Questões de Serviço Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Serviço Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O exercício profissional do assistente social no campo sócio-jurídico envolve aspectos que norteiam a direção social da prática cotidiana. São eles os aspectos

  • A.

    ligados às relações sociais.

  • B.

    ético-políticos, teórico-metodológicos e técnicooperativos.

  • C.

    morais para a aplicação de medidas judiciais dispostas na legislação vigente.

  • D.

    singulares, totalizantes e teleológicos.

  • E.

    éticos e filosóficos, relacionados ao agir e sentir.

Os Conselhos de Gestão de políticas sociais são fundados nos conceitos de democracia, cidadania e participação. Os conselhos imprimem uma nova dinâmica à forma de fazer política e à gerência da coisa pública, contribuindo para a construção de uma nova cultura política, em que o sentido de participação torna-se mais amplo, incluindo a dimensão dos direitos de cidadania e de participação na elaboração, definição, gestão e no controle social das políticas públicas. Deste modo podemos afirmar que os conselhos são essencialmente espaços de

  • A.

    fragmentação, setorização e departamentalização das políticas públicas.

  • B.

    disputa de poder e de recursos, motivados por interesses setoriais.

  • C.

    defesa do interesse público, ou seja da coletividade, pautados nos interesses corporativos.

  • D.

    interlocução política, negociação e deliberação.

  • E.

    articulação na defesa da integração das políticas sociais.

... são instâncias de passagem da teoria para a prática, são vias de penetração nas tramas constitutivas da realidade.

 A alternativa que completa corretamente a lacuna é:

  • A.

    As sistematizações

  • B.

    As técnicas

  • C.

    Os recursos

  • D.

    As mediações

  • E.

    As estratégias

Orientar o trabalho profissional nos rumos de efetivar e ampliar os direitos inerentes à condição de cidadania, assim como possibilitar a universalização da democracia, requer um profissional informado, critico e propositivo, que aposte no protagonismo dos sujeitos sociais, mas também um profissional que domine o instrumental técnico operativo, capaz de realizar as ações profissionais em suas mais diversas dimensões e contextos. Responder a esse perfil exige do profissional

  • A.

    uma postura liberal, que estimule a participação dos usuários na formulação, gestão e avaliação de programas e serviços.

  • B.

    um compromisso relativo com a camada da população mais subalternizada.

  • C.

    uma competência crítica que se articule com o messianismo, bem como com o fatalismo.

  • D.

    uma cultura pública democrática onde as exigências de equidade e justiça social se sobreponham às demais categorias.

  • E.

    uma competência crítica que supere o teoricismo estéril, o pragmatismo e o mero militantismo.

Considerando-se um novo olhar para a questão dos instrumentos técnico-operativos em Serviço Social, concebemos que o instrumental é

  • A.

    uma categoria de construção neutra e determinada pelo profissional da área.

  • B.

    uma decorrência isolada do instrumento e da técnica e a qualidade de seu uso reside no profissional.

  • C.

    um conjunto articulado de conhecimentos e estratégias que permitem a operacionalização da ação profissional.

  • D.

    uma expressão do eixo operacional das profissões e abrange não só o campo das técnicas como também dos conhecimentos e habilidades.

  • E.

    uma categoria relacional que permite que se realize a trajetória que vai da concepção da ação à sua reflexão.

A elaboração de projetos acompanha um roteiro predeterminado, o qual é definido de acordo com as necessidades e exigências próprias do órgão de execução e ou financiador. São qualidades desejáveis na elaboração de um projeto:

  • A.

    eficiência, eficácia e efetividade da ação.

  • B.

    objetividade e exatidão nas informações, na terminologia e nas especificações técnicas.

  • C.

    confronto com os parâmetros e metas e análise dos desvios.

  • D.

    sugestões para realimentação do processo de planejamento.

  • E.

    descrição dos dados de antes, durante e depois da intervenção.

No planejamento da ação profissional do Assistente Social, um roteiro de avaliação deve conter como item:

  • A.

    explicitação dos parâmetros predeterminados e das metas definidas em termos de espaço, volume e tempo.

  • B.

    determinação de elementos que permitam justificar a ação sobre as metas.

  • C.

    análise dos instrumentos e técnicas que podem ser operados na ação.

  • D.

    identificação sistemática e contínua de áreas críticas e de necessidades.

  • E.

    configuração do marco de situações acompanhada de análise compreensiva e explicativa de suas determinações.

A atuação do assistente social, em equipe interprofissional, não significa necessariamente que o trabalho a ser desenvolvido por essa equipe será multidisciplinar, interdisciplinar ou transdisciplinar. Algumas características são responsáveis pela confluência dos profissionais que constituem a base de um projeto interdisciplinar.

São elas:

  • A.

    integração de uma metodologia positivista, visão unificada e convergente no âmbito da teoria e dissolução das fronteiras entre as disciplinas.

  • B.

    especialização, convergência em torno do objeto, convergência ético-política, intercorrências do processo histórico e gerenciamento das características subjetivas dos atores envolvidos.

  • C.

    criticidade, cultura, informação e propositivismo.

  • D.

    competências teóricas, técnica e ético-políticas, em que haja uma seleção horizontal entre os atores, com objetivos claros e realmente plurais.

  • E.

    unidade do saber, perda da unidade do saber, dissolução das fronteiras entre as disciplinas e ação pedagógica.

O assistente social tem o seu processo de trabalho tecido por outros atores e determinado por condições econômicas e políticas, diferentes organizações institucionais, peculiaridades geográficas e culturais e pressões exercidas por diferentes expressões da sociedade civil e do Estado. A sua atuação em equipes interprofissionais, dentro da perspectiva da interdisciplinaridade, deve

  • A.

    integrar diferentes níveis de relações entre as disciplinas, com tendência à horizontalização das relações de poder e criação de campos novos de conhecimento.

  • B.

    assegurar a integridade de suas fronteiras, não omitir- se de dar sua contribuição em torno de objetos e, sempre que possível, impor aos demais profissionais respeito a seu espaço.

  • C.

    considerar uma concepção unitária do saber, sendo constituída uma espécie de superciência única, onde o real seja algo intrinsicamente homogêneo e indiferenciado.

  • D.

    adotar, como pressuposto epistemológico, que a verdade completa não ocorre numa ciência isolada, mas ela se constitui num processo de competição de várias disciplinas.

  • E.

    encontrar no trabalho com outros agentes, elementos para a (re)discussão do seu lugar e encontrar nas discussões atualizadas pertinentes ao seu âmbito interventivo, os conteúdos possíveis de atuação interdisciplinar.

Estudos sobre o acolhimento institucional observaram que as famílias de crianças e adolescentes abrigados geralmente não possuem rede familiar extensa ou redes sociais de apoio na comunidade. Estas famílias, predominantemente mono parentais e chefiadas pela mulher, possuem uma história marcada pela exclusão social, migração e ruptura de vínculos afetivos. Para estas famílias, é fundamental para a superação de suas vulnerabilidades o acesso

  • A.

    ao Poder Judiciário.

  • B.

    a uma instituição assistencial.

  • C.

    ao Conselho Tutelar.

  • D.

    a uma rede de serviços potencializada e integrada.

  • E.

    ao Serviço Social de menores.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...