Questões de Serviço Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Serviço Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As compreensões sobre o Estado de bem-estar social são agrupadas como

I. social-democrata, que se caracteriza pelo universalismo e por uma importante redução no papel do mercado no âmbito do bem‐estar social.

II. conservador‐corporativo, que se baseia nos direitos sociais, mas que perpetua uma diferenciação social importante, e que envolve efeitos distributivos mínimos.

III. liberal, que é dominado pela lógica do mercado.

Está correto o que se afirma em

  • A. I e II, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. III, apenas.
  • E. I, II e III.

A legislação nacional tem avançado na busca da garantia de direitos de acesso dos jovens às políticas públicas. Para a sua mobilidade, está prevista a reserva de vagas a jovens de baixa renda nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual com a

  • A. garantia de quatro vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros.
  • B. destinação de duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros e duas vagas com desconto de cinquenta por cento, no mínimo, no valor das passagens, a serem utilizadas depois de esgotadas as vagas gratuitas.
  • C. inclusão na condição de serviço de transporte convencional: os serviços de transporte rodoviário interestadual de passageiros; os serviços de transporte ferroviário interestadual de passageiros, em linhas regulares; os serviços de transporte aquaviário interestadual, abertos ao público, realizados em rios, lagos, lagoas e baías, que operam linhas regulares, inclusive travessias e os serviços de transporte aéreo interestadual.
  • D. destinação desse benefício para os jovens de 13 a 18 anos de idade cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, cuja renda familiar seja de até 3 salários mínimos.
  • E. inclusão no respectivo benefício, das tarifas de utilização dos terminais de pedágio, assim como as despesas necessárias com alimentação durante o período da viagem, a serem custeadas pelas empresas de transporte.

As políticas sociais que se constituem campo prioritário de atuação do Assistente Social são

  • A. incapazes, apenas por sua ação, de superar as contradições da sociedade capitalista. No entanto, através delas há condições de empreender lutas capazes de garantir a reprodução material da classe trabalhadora, tencionando o capital quanto à necessidade de considerar a disputa do excedente econômico.
  • B. resultantes da acomodação de conflitos e incapazes de provocar um campo de disputas dos bens socialmente produzidos pelas massas expropriadas historicamente. Assim, defende-se que as políticas sociais jamais se constituem como campo de contradição e correlação de forças.
  • C. capazes de reduzir as manifestações mais agudas da pobreza, pois se expressam pela oferta de serviços sociais mínimos para a sobrevivência e, portanto, nesses espaços se torna impossível promover qualquer densidade política emancipatória.
  • D. ofertas e serviços que promovem o bem-estar em todos os tipos de sociedade, na medida em que sempre se colocam como superadoras das condições de exploração dos trabalhadores. Desse modo, as políticas sociais respondem aos pressupostos da modernidade, independentemente do modelo econômico, político e social.
  • E. determinadas historicamente sem possibilidade de avanços, mesmo com a análise de seus pontos nodais, pois isso apenas pode ser feito com a construção de categorias conservadoras, implicando uma retomada dos serviços sociais na perspectiva do controle, em detrimento da construção de autonomia.

O Assistente Social, ao ser chamado para desenvolver um trabalho social com famílias, deverá pautar a sua ação profissional

  • A. na habilitação e treinamento destas como elemento chave do processo de inclusão e evitar a ocorrência de agravos de situações de vulnerabilidade e riscos, tornando-as capazes para aproveitar as oportunidades que lhes são oferecidas.
  • B. na relevância da constituição das redes de apoio voluntariado do território em que a família reside para reforçar a ideia da solidariedade entre estas.
  • C. na perspectiva de ultrapassar a noção de subjetividade individual para a dimensão coletiva, promovendo a organização grupal e coletiva destas, possibilitando a construção de novos significados e práticas como sujeitos de direitos.
  • D. na perspectiva normativa que disciplina estas famílias a assumirem o papel social que lhes é atribuído no desempenho da responsabilização das mães no processo de cuidado, zelo e organização do ambiente doméstico.
  • E. no uso de recursos terapêuticos que auxiliem as famílias a superarem a patologia social que as afetam em decorrência do processo de exclusão social vivenciado.

Para a população negra é garantida a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica. Para tanto, compreende-se que

  • A. a discriminação racial ou étnico-racial caracteriza-se pela exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício, em igualdade de condições, de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural, restrita ao campo da vida pública.
  • B. as ações afirmativas são realizadas por meio dos programas e medidas especiais adotados pelo Estado para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades, sendo que a iniciativa privada está isenta desta responsabilidade.
  • C. a desigualdade de gênero e raça ocorre pela simetria existente no âmbito da sociedade, mas que de qualquer forma acentua a distância social entre mulheres negras e os demais segmentos sociais.
  • D. o preconceito traduz uma intolerância aplicada na execução das políticas estatais que se constituem em ações no âmbito da sociedade civil no cumprimento de suas atribuições e responsabilidades cívicas.
  • E. a desigualdade racial é toda situação injustificada de diferenciação de acesso e fruição de bens, serviços e oportunidades, nas esferas pública e privada, em virtude de raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica.

O Assistente Social, ao realizar uma visita domiciliar, identificou na composição familiar a presença de um adolescente de 15 anos de idade, que demonstrou interesse de inserção no mundo do trabalho. A regulamentação nacional permite a este adolescente a realização de trabalho como aprendiz, na atividade, dentre outras, de

  • A. cuidado e vigilância de crianças, de pessoas idosas ou doentes.
  • B. serviço externo, que implique manuseio e porte de valores como office-boy, mensageiro e contínuo.
  • C. rua e outros logradouros públicos como comércio ambulante, guardador de carros, guia turístico, transporte de pessoas ou animais.
  • D. auxiliar de escritório em geral/assistente administrativo.
  • E. industrialização de couros e fabricação de peles e peliças.

O mapa falado é uma das ferramentas para compor o diagnóstico, que permite o conhecimento de determinada realidade territorial. O uso dessa ferramenta possibilita

  • A. a confirmação apenas dos dados quantitativos obtidos no processo de pesquisa.
  • B. o levantamento e a análise do conhecimento coletivo com as percepções das pessoas que residem no local, assim como a participação de outros atores, despertando a discussão sobre problemas e potencialidades da realidade em questão.
  • C. a apreensão sobreposta das percepções dos gestores e técnicos da área sobre a realidade pesquisada.
  • D. a aplicação de um formulário para a obtenção de informações sobre a realidade pesquisada com definição de uma pequena amostragem e com a participação de diferentes atores, que respondem a este instrumento de forma verbal.
  • E. o levantamento de informações com foco sobre a situação problema da realidade em questão para posterior planejamento técnico da ação de enfrentamento e de superação da dificuldade apresentada.

O Assistente Social, ao realizar um estudo socioeconômico como parte da sua ação profissional, deve fazê-lo partindo do entendimento de que

  • A. as informações forneçam subsídio para o profissional realizar julgamentos sobre o modo de vida dos indivíduos e contribuir para a definição de qual auxílio público temporário pode ser concedido, após esgotadas todas as possibilidades de uso dos recursos dos próprios indivíduos.
  • B. o estudo proporcionará a feitura de um diagnóstico socioeconômico que indicará a melhor forma de tratamento para resolução do problema trazido pelo cliente.
  • C. a coleta de informações deve ater-se à aparência física, o que inclui a higiene e vestuário, capacidade mental e habilidades específicas, de modo a garantir a melhoria da qualidade de vida, por meio da sua adaptação aos modos de organização da sociedade.
  • D. tem a finalidade de conhecer, com profundidade e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, sobretudo nos aspectos socioeconômicos e culturais.
  • E. as informações do estudo devem ser exclusivas do ambiente em que vive o indivíduo, tais como o tipo da casa, de emprego, relacionamentos conjugais, por onde passam a resolução dos problemas sociais que se assentam sobre os modos de vida adotados pelo mesmo.

O Assistente Social, em sua prática profissional, faz uso de alguns instrumentais que contribuem com o processo de intervenção social. A observação social é utilizada como forma de

  • A. O Assistente Social, em sua prática profissional, faz uso de alguns instrumentais que contribuem com o processo de intervenção social. A observação social é utilizada como forma de
  • B. investigar a vida do assistido para confirmar se aquilo que foi declarado no prontuário de atendimento corresponde à verdade sobre sua renda e despesas, e como a situação enfrentada pelo usuário afeta a sua vivência político-social, identificando quais as interferências que sofre para o alcance das condições dignas de vida.
  • C. apropriar-se da situação-problema do assistido e necessitado que precisa de ajuda profissional.
  • D. ver tudo da forma como se apresenta na realidade, o que confirma que esta se revela em sua imediaticidade, naquilo que já se apresenta.
  • E. compreender e depurar os diferentes olhares que se pode ter sobre uma mesma situação que tem significados a partir das histórias e trajetórias de vida, de modo que a intervenção profissional possa interferir na qualidade de vida do usuário e no acesso aos direitos fundamentais.

Foi solicitado um parecer sobre a condição de um dos trabalhadores da Assembleia Legislativa ao Assistente Social. Para a realização do parecer é necessária uma pesquisa considerando que

  • A. cabe ao Assistente Social para o caso de aplicação de sanções e demissões, construir um parecer circunstanciado e, em sua maioria, com o posicionamento de diferentes atores como os colegas e chefes, além da família e vizinhança. Esse dossiê constitui-se numa pesquisa de campo.
  • B. somente em casos de maior complexidade é exigido um trato investigativo, pois apenas para problemas mais imbricados de diferentes sujeitos é necessário um estudo aprofundado.
  • C. o Assistente Social só será identificado na equipe de trabalho como profissional com cientificidade comprovada se apresentar e analisar os dados da realidade social dos sujeitos. Essa tem sido historicamente a condição de inserção da divisão do trabalho.
  • D. a investigação comprovará veracidade dos fatos, uma vez que a intervenção planejada proposta no “Método Único” edita do no documento de Teresópolis, não pode prescindir de informações que superem a simples narrativa dos seus usuários.
  • E. não é possível propor intervenções consistentes que não se pautem numa análise crítica da realidade e dos contextos nos quais se inserem sujeitos, grupos, instituições e sociedades.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...