Questões de Serviço Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Serviço Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os benefícios eventuais integram o conjunto de proteções da política de assistência social, de caráter suplementar e temporário, para os cidadãos que não têm condições de arcar, por conta própria, com o enfrentamento de contingências sociais, cuja ocorrência provoca riscos e fragiliza a sua manutenção e sobrevivência. Constitui-se como benefício eventual

  • A. a cadeira de roda, a muleta e a bengala para apoio à reabilitação e mobilidade.
  • B. o transporte para tratamento médico fora do domicílio − TFD para garantir o acesso das pessoas em situação de pobreza e o apoio necessário ao atendimento à saúde.
  • C. o leite e as dietas de prescrição especial para garantir a recuperação necessária às pessoas que estão enfrentando alguma situação de saúde e precisam de uma alimentação adequada.
  • D. o auxílio natalidade para atenção necessária ao nascituro, o apoio à mãe no caso de morte do recém-nascido e o apoio à família no caso de morte da mãe.
  • E. o óculos de grau para viabilizar o acesso à melhoria da acuidade visual.

O planejamento se expressa por meio de programa, projeto e plano. É correto afirmar que

  • A. programa é a estratégia mais importante do processo de planejamento por se referir às instâncias macrosocietárias, e a participação da população é concebida como adesão, isto é, a obtenção da participação nos projetos prontos.
  • B. plano é a menor unidade do processo de planejamento e parte da concepção de uma microvisão social localista, estabelecendo formas de participação aparentemente desconectadas dos processos decisórios da sociedade global.
  • C. programa é a menor unidade do processo de planejamento. Trata-se de um instrumento técnico-administrativo de execução de empreendimentos específicos, direcionados para as mais variadas atividades interventivas e de pesquisa no espaço público e no espaço privado.
  • D. plano é o documento mais abrangente e geral, que contém estudos, análises situacionais ou diagnósticos necessários à identificação dos pontos a serem atacados, dos programas e projetos necessários, dos objetivos, estratégias e metas.
  • E. programa é o instrumento que tem maior detalhamento das operações a serem executadas que o plano e este, mais do que o projeto a ser implementado.

Nos dias atuais há premência do assistente social se qualificar para a função de gestão de políticas e serviços sociais, cujo processo de planificação é um de seus importantes componentes. Desse modo, Joaquina Barata Teixeira define Projeto como

  • A. a menor unidade do processo de planejamento. Trata-se de um instrumento técnico-administrativo de execução de empreendimentos específicos, direcionados para as mais variadas atividades interventivas e de pesquisa nos espaços público e privado.
  • B. o documento que indica um conjunto de metodologias, cujos resultados permitem alcançar o objetivo maior de uma política pública.
  • C. o documento mais abrangente e geral, que contém estudos, análises situacionais ou diagnósticos, necessários à identificação dos pontos a serem atacados, dos programas, dos objetivos, estratégias e metas de um governo, de um Ministério, de uma Secretaria ou de uma Unidade.
  • D. uma parte que compõe o complexo do Planejamento, sendo a unidade mais ampla desse processo e a partir do qual se desenvolvem os planos e programas para detalhamento das propostas.
  • E. uma unidade correspondente especificamente ao processo de planejamento estratégico e só pode ser validado se e quando a autoridade responsável pela gestão reconhece sua veracidade e aplicabilidade.

A realização de estudo socioeconômico, definida na atual regulamentação da profissão, é de competência do assistente social. Para o desenvolvimento dessa ação, cabe ao profissional

I. contemplar na sua elaboração, o conhecimento da situação em que o sujeito demandante está implicado e de sua condição de vida.

II. considerar os processos sociais geradores da situação apresentada pelo demandante, o conjunto de relações e determinações sociais que possibilite um conhecimento mais amplo e uma interpretação crítica da respectiva situação.

III. considerar alguns pontos fundamentais na elaboração desse estudo que são o diagnóstico e a solução a ser apresentada para os problemas sociais, como responsabilidade própria dos indivíduos, sujeitos desse processo, os quais receberão os auxílios públicos necessários, de forma temporária, após esgotadas todas as possibilidades de uso dos recursos dos próprios indivíduos e da rede informal de apoio.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I, II e III.

A ideologia neoliberal foi fomentada e patrocinada pelo grande capital com a divulgação maciça de um conjunto ideológico que preconiza

I. concepção de homem considerado atomisticamente como possessivo, competitivo e calculista.

II. concepção de sociedade, tomada como um agregado fortuito, meio de o indivíduo realizar seus propósitos privados.

III. a ideia da natural e necessária desigualdade entre os homens e uma noção rasteira da liberdade, vista como função da liberdade de mercado.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II e III.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I, apenas.

A política pública que visa coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher deve ser realizada por um conjunto articulado de ações não governamentais, constando, dentre suas diretrizes:

I. a integração operacional do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública com as áreas de segurança pública, assistência social, saúde, educação, trabalho e habitação.

II. o respeito, nos meios de comunicação social, aos valores éticos e sociais da pessoa e da família, de forma a coibir os papéis estereotipados que legitimem ou exacerbem a violência doméstica e familiar.

III. o destaque, nos currículos escolares de todos os níveis de ensino, para os conteúdos relativos aos direitos humanos, à equidade de gênero e de raça ou etnia e ao problema da violência doméstica e familiar contra a mulher.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I, II e III.

Segundo Raichelis e Ribeiro (2012), os Conselhos de políticas públicas têm como desafio

  • A. retomar e atualizar o debate sobre a autonomia e os riscos da cooptação no centro da agenda, sem contudo reeditar perspectivas de análise que dicotomizam a esfera da luta social e o âmbito da política institucional.
  • B. propor um único conselho no âmbito das políticas sociais para que este possa favorecer o processo de integração e intersetorialidade, aspecto tido como o maior desafio de gestão.
  • C. desvincular os conselhos gestores de políticas públicas da dimensão política, pois seu aprimoramento só será possível com a competência técnica dos membros desses conselhos, sobretudo, aqueles que representam a sociedade civil organizada.
  • D. recolocar o debate sobre a autonomia no centro da agenda, mas com vistas a ampliar a análise que reforça a perspectiva dicotomizadora da esfera da luta social e do âmbito da política institucional.
  • E. superar definitivamente a articulação da luta por direitos nos espaços próprios da sociedade civil e nos espaços institucionais estatais, pois os conselhos não podem se dedicar a esse tema, predefinido como de competência exclusiva dos movimentos sociais e sindicatos.

A análise da política social, que impacta na formação e atuação do assistente social,

I. associa-se à busca de elucidação da natureza e do papel do Estado, tomado como instância onde se projeta (pressiona e é pressionada por formas e intensidades diferenciadas) a complexidade de interesses societais, com influência nos compromissos de políticas públicas configuradas em cada conjuntura.

II. é resultante do modelo neoliberal e, portanto, não serve como parâmetro e fundamento para a prática profissional que define como seu campo exclusivo de ação os movimentos sociais que requerem políticas sociais mais amplas.

III. considera que Estado e Política Social são tomados como campos, cuja dinâmica e inter-relação com põem um pilar analítico de referência.

Está correto o que se afirma em

  • A. I e II, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. I, II e III, apenas.
  • D. III, apenas.
  • E. I e III, apenas.

O Serviço Social tem ampliado seu escopo na pesquisa e isso impacta no aprimoramento do trabalho profissional, na medida em que amplia as respostas aceitas pela objetividade social. Nesta linha, espaço de pesquisa para o assistente social recai, principalmente, sobre

  • A. aspectos teóricos e metodológicos das ciências sociais.
  • B. análises teóricas comparativas entre diferentes linhas de pensamento − conservadora e estruturalista.
  • C. estudos sobre benefícios e serviços da política de assistência social.
  • D. estudos sobre as expressões da questão social.
  • E. objetos desvinculados da realidade concreta que não permitem uma visão lúcida e científica do fazer profissional.

Em uma instituição previdenciária, foi solicitado ao Assistente Social preparar um programa de pré-aposentadoria. Para tanto, foi necessário elaborar um planejamento estratégico que, segundo Carlos Matus (1996), pode ser definido como

  • A. um instrumento que se destaca por apresentar leitura essencialmente prática cujas ações são planejadas a partir de dados eminentemente mensuráveis, colhidos da realidade social a que se pretende intervir.
  • B. uma ação com compreensão de uma realidade sem conflitos nas dimensões técnico-política. Neste processo de planejar, os sujeitos envolvidos devem comungar sempre do posicionamento de seu líder para que não haja dificuldades no estabelecimento dos objetivos (ponto mais importante do planejamento).
  • C. uma ação que institui diferentes campos de visão e se destaca pelo método de apreender a verdade diante de realidades distintas. No entanto, tal modalidade de planejamento só pode ser aplicada no setor público, dada sua complexidade para aplicar o PES (Planejamento Estratégico Situacional).
  • D. um instrumento teórico com metodologia prática, que busca tratar dos problemas de transformação social; deve ser aplicado de forma sistemática e com rigor no acompanhamento das ações predefinidas, além de considerar os agentes que atuam, por vezes, em cooperação ou em conflito.
  • E. um processo que inclui diferentes etapas, sendo as mais importantes: estudo situacional, aplicação de dados comparativos de caráter quantitativo, execução das ações até sua etapa final e avaliação.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...