Questões de Serviço Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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Os indicadores sociais utilizados nos processos de planejamento e formulação de políticas sociais, são caracterizados como

  • A.

    elementos de ligação entre a teoria social e a evidência empírica dos fenômenos.

  • B.

    dados brutos recolhidos da observação da realidade social.

  • C.

    informações detalhadas sobre grupos sociais desfavorecidos.

  • D.

    instrumentos operacionais para formar o sistema geral de estatística pública.

  • E.

    informações restritas e relacionadas a dados da dinâmica demográfica do país.

A avaliação de políticas sociais tem sido tratada teórica e metodologicamente sob a ênfase das formas de condução de um conjunto diversificado de técnicas e instrumentos de verificação de processos e de resultados, sem pensar a função das políticas na consolidação do Estado democrático e de direito. Sob um ponto de vista mais crítico, a avaliação das políticas sociais deve se dirigir

  • A.

    à mensuração da relação custo‐benefício de seus programas, projetos e ações.

  • B.

    à verificação da eficácia e eficiência dos programas sociais.

  • C.

    ao conjunto de programas, projetos e ações que universalizaram direitos.

  • D.

    à verificação da efetiva capacidade de cobertura dos mais necessitados pelos programas sociais.

  • E.

    à adequação constante das ações previstas com as metas definidas.

"“Uma instituição contratou uma equipe especializada em avaliação de programas e projetos para a realização de um estudo sobre as ações que realiza a cada ano como parte de suas funções sociais numa determinada área de atuação no campo das políticas sociais. Esse estudo avaliativo deveria identificar a efetividade, a eficiência e a eficácia de suas ações, assim como o impacto das mesmas. Para tanto, a equipe contratada teria que realizar uma avaliação ex-post".”

A partir da situação apresentada identificam-se diferentes tipos de avaliação de políticas e programas. Eles estão classificados, na sequência em que aparecem no texto, respectivamente,

  • A.

    em função dos objetivos, do destinatário da avaliação e da posição de quem a realiza.

  • B.

    em função dos objetivos, da posição de quem realiza e do destinatário.

  • C.

    em função da posição de quem realiza, dos objetivos e do momento em que é realizada.

  • D.

    em razão do momento em que é realizada, do destinatário da avaliação e dos objetivos.

  • E.

    em função da posição de quem realiza, do momento em que é realizada e do alcance.

Os processos de avaliação das políticas, programas e projetos sociais, se organizam a partir das seguintes etapas: I) identificação do problema (construção da agenda com base nas demandas); II) formulação de objetivos relativos ao problema identificado; III) tomada de decisão; IV) execução; V) avaliação de processo e/ou impacto; VI) finalização ou manutenção da política, programa ou projeto em decorrência da avaliação.

Esse modo de conduzir os processos de avaliação tem sido objeto de crítica por deixar de apreender as políticas e, consequentemente, os programas e projetos, em sua perspectiva

  • A.

    financeira.

  • B.

    metodológica.

  • C.

    histórica.

  • D.

    diagnóstica.

  • E.

    técnica.

Uma ONG desenvolveu uma proposta de avaliação das suas ações. A ONG atua em processos de capacitação de conselheiros e na assessoria aos movimentos sociais na área da infância, desenvolvendo também atividades de monitoramento das decisões dos Conselhos Municipais, que, de forma direta ou indireta, tratam das questões relativas à infância. Seu perfil de atuação estava focado numa dimensão essencialmente político‐organizativa. A grande dificuldade encontrada pela equipe foi a de construir os indicadores de avaliação da experiência., porque alguns deles não se coadunavam com os focos de intervenção da ONG. Ao final do processo de elaboração da proposta de avaliação foram construídos cinco indicadores, mas um deles não se relaciona com o perfil das ações da ONG. Assinale‐o.

  • A.

    Participação e controle social democrático.

  • B.

    Articulação com os movimentos sociais.

  • C.

    Relação com os Conselhos Municipais.

  • D.

    Capacitação de representantes da sociedade civil.

  • E.

    Oferta de programas, benefícios e serviços na área da infância.

A política de atendimento ao idoso é realizada por um conjunto de ações governamentais e não‐governamentais. Sobre as linhas de ação dessa política, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Os serviços especiais de prevenção e atendimento às vítimas de negligência e maus‐tratos são organizados pelo Conselho Tutelar do Idoso.

  • B.

    Os programas de assistência social têm um caráter supletivo e serão destinados àqueles que dele necessitam.

  • C.

    A defesa dos direitos dos idosos é prerrogativa do Ministério Público, face a dimensão jurídica das situações.

  • D.

    As entidades governamentais de atendimento ao idoso estão isentas da regulação e do controle dos órgãos competentes.

  • E.

    A assistência religiosa ao idoso deverá ser de responsabilidade exclusiva da família, que deverá ser acionada pelas entidades de atendimento.

O trabalho do Assistente Social na política de atenção à criança e ao adolescente desenvolve ações orientadas por várias políticas sociais. Essa particularidade decorre principalmente

  • A.

    do caráter de financiamento das ações voltadas para este segmento social.

  • B.

    da função social da profissão nestes estabelecimentos de prestação de serviços.

  • C.

    da dimensão intersetorial na organização dos serviços sociais neste campo.

  • D.

    da organização das instâncias de orientação profissional dos assistentes sociais.

  • E.

    da ausência de programas sociais como o recorte da infância e adolescência.

O projeto ético‐político profissional do Serviço Social foi estruturado a partir de uma forte crítica aos valores liberais.

Nesse projeto, a liberdade é historicamente concebida como

  • A.

    expressão máxima da vida em sociedade.

  • B.

    condição básica para o desenvolvimento individual e social.

  • C.

    expressão que torna as pessoas ao mesmo tempo iguais apesar de suas diferenças.

  • D.

    possibilidade de escolha entre alternativas concretas.

  • E.

    constituinte da essência humana.

A Seguridade Social brasileira é considerada um sistema híbrido por se constituir entre a lógica do seguro e o princípio da universalidade. Em razão disso, é correto afirmar que ela é, ao mesmo tempo, um sistema

  • A.

    contributivo e distributivo.

  • B.

    compulsório e securitário.

  • C.

    uniforme e equitativo.

  • D.

    contratual e equivalente.

  • E.

    universal e abrangente.

Em razão das alterações ocorridas na última década, assinale a alternativa que indica a nova atribuição do Assistente Social no âmbito do SUS.

  • A.

    Realizar estudos socioeconômicos para medir as reais condições de vida dos usuários.

  • B.

    Adaptar os usuários e trabalhadores à atual estrutura técnica e organizacional do SUS.

  • C.

    Definir os parâmetros institucionais para o acesso aos programas de corte assistencial.

  • D.

    Acompanhar as instâncias de controle social e de promoção social da saúde.

  • E.

    Operacionalizar e executar serviços sociais para operadoras e planos de saúde.

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