Lista completa de Questões de Serviço Social da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Junto a trabalhadores, O Serviço Social com indivíduos será principalmente, segundo Balbina Ottoni, um serviço de:
atendimento em plantões e encaminhamentos a recursos da comunidade
orientação, aconselhamento e encaminhamento para os recursos da comunidade
O diagnóstico é um processo dialético no qual se constata a realidade através do estudo, analisam-se os dados, os fatos e os eventos, relacionando-os mutuamente e explicando-os com o respaldo de uma teoria, chegando-se, assim, à compreensão da verdadeira natureza da situação social-problema. Essa é uma definição de:
Maria Luíza de Souza
A tentativa para chegar à definição, tão exata quanto possível, de uma situação social em que a investigação inicia o processo, seguida de um exame crítico e compreensão das evidências e, por fim, a interpretação e definição do problema social, Mary Richmond nomeou de:
Segundo Balbina Ottoni Vieira, o método clínico caracteriza-se pela primazia dada à informação e à observação. Por sua influência, a metodologia do trabalho do Serviço Social com indivíduo divide-se em três fases ou momentos, que são:
Em relação à formação de grupos, Gurvitch, citado por Balbina Ottoni, distingue alguns grupos, conforme relacionamos abaixo. Assinale a alternativa em que NÃO se dá essa correspondência:
grupos voluntários (associações econômicas, esportivas)
grupos motivados (não há organização ou regras definidas)
"TODO ESTUDO EM SERVIÇO SOCIAL DE CASO É PSICOSSOCIAL". A afirmativa acima se refere à classificação desses casos conforme o caráter dominante. Nele encontramos algumas categorias. Assinale aquela que NÃO correspondente a essa relação:
Na perspectiva de Gordon Hamilton, um "caso social" é composto de vários fatores. Assinale a opção que NÃO corresponde a essa relação:
Fatores ambientais e emocionais são excedentes no estudo de situações "reais".
Fatores subjetivos: indivíduos e suas experiências sociais.
Na relação Serviço Social/ indivíduo, todo problema é interpessoal e social.
Na interdisciplinaridade, pretende-se a contribuição de cada ciência em sua particularidade, não permitindo a supremacia de uma, em detrimento da outra. Isso se só possível por implicar uma questão de:
No contexto do mundo contemporâneo, é apontado como o maior responsável pela fragmentação do saber e o obstáculo à interdisciplinaridade:
No texto "Dimensões da crise e metamorfose do mundo do trabalho", Ricardo Antunes mostra que, nos Ciclos de Controle de Qualidade (CCQs), modelo de produção que nasce na Toyota, o trabalhador se torna um:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...