Questões de Serviço Social da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

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Uma matriz de custos sociais permite conhecer:

  • A.

    a distribuição de gasto público social, as transferências que acontecem entre os níveis de renda e os benefícios verdadeiros de uma política social.

  • B.

    a distribuição dos custos de um projeto, as transferências que acontecem entre os níveis de renda e os benefícios econômicos entre os beneficiários.

  • C.

    os custos de execução da política social, as transferências entre os diferentes estratos de renda e a maximização dos benefícios do investimento.

  • D.

    a distribuição de gasto público social, as transferências que acontecem entre os níveis de renda e os benefícios para a consolidação do pacto entre estado e sociedade.

São condições para uma boa política social no Brasil:

  • A.

    Seletividade de atendimento, estabelecimento de prioridades, utilização eficiente de recursos, facilitação do acesso, promoção da demanda, realização adequada de diagnósticos, centralização e concentração, aumento da participação dos usuários nos programas e novos parâmetros institucionais.

  • B.

    Seletividade de atendimento, focalização de serviços, estabelecimento de prioridades, utilização eficiente de recursos, facilitação do acesso, promoção da demanda, realização adequada de diagnósticos, descentralização e desconcentração, aumento da participação dos usuários nos programas e novos parâmetros institucionais.

  • C.

    Universalidade igualitária de atendimento, focalização de serviços, estabelecimento de prioridades, utilização eficiente de recursos, facilitação do acesso, promoção da demanda, realização adequada de diagnósticos, descentralização e desconcentração, aumento da participação dos usuários nos programas e manutenção de parâmetros institucionais.

  • D.

    Seletividade de atendimento, focalização de serviços, estabelecimento de prioridades, utilização eficiente de recursos, facilitação do acesso, universalização igualitária da demanda, realização adequada de diagnósticos, centralização e concentração, aumento da participação dos usuários nos programas e novos parâmetros institucionais;

São deficiências gerais das políticas sociais no Brasil:

  • A.

    Expansão segmentada, assistencialismo, excesso de flexibilidade e clientelismo.

  • B.

    Competição insterinstitucional, resistência a mudanças e universalismo igualitário.

  • C.

    Expansão segmentada, universalismo redistributivista, persistência temporal e excesso de sinergia interinstitucional.

  • D.

    Expansão segmentada, não-redistribuição, universalismo aparente, descontinuidade, acesso segmentado, resistência a mudanças, competição interinstitucional e manutenção de programas antigos por inércia.

Eqüidade de uma política social está relacionada:

  • A.

    à quantidade a ser retirada e/ou retribuída em função da produtividade de cada um.

  • B.

    à quantidade universal da contribuição de todos e à quantidade final de distribuição para todos.

  • C.

    à quantidade que deve ser dada ou retirada de uma pessoa e a quanto deve possuir cada um ao final do processo econômico.

  • D.

    à quantidade que deve ser dada ou retirada de uma pessoa em função dos impostos que paga e à quantidade que deve ser retribuída a cada um de acordo com os impostos que foram pagos.

No estabelecimento de parcerias público-privado, visando solucionar problemas da cidade, compete aos agentes públicos garantir:

  • A.

    a flexibilização das atividades em parceria ou cedidas aos agentes privados; estabelecer os objetivos e metas a serem alcançadas; definir as políticas de acompanhamento e de cobrança dos serviços em parceria, em função dos interesses públicos.

  • B.

    a regulamentação e a fiscalização das atividades em parceria ou cedidas aos agentes privados; estabelecer os objetivos e metas a serem alcançadas; definir as políticas de acompanhamento e de cobrança dos serviços em parceria, em função dos interesses públicos.

  • C.

    a desregulamentação das atividades em parceria ou cedidas aos agentes privados; delegar aos agentes privados o estabelecimento dos objetivos e metas a serem alcançadas; definir as políticas de acompanhamento e de cobrança dos serviços em parceria, em função dos interesses públicos.

  • D.

    a regulamentação e a fiscalização das atividades em parceria ou cedidas aos agentes privados; estabelecer os objetivos e metas a serem alcançadas; definir as políticas de acompanhamento e de cobrança dos serviços em parceria, em função dos interesses de mercado.

A garantia dos direitos sociais só pode ser feita pelo Estado de direitos, através de políticas voltadas para as necessidades básicas de saúde, educação, lazer, cultura, meio ambiente, rendas mínimas, com medidas desmercadorizadas, pois o mercado provoca a deteriorização das condições de vida, acentuando a desigualdade e reduzindo a eqüidade. O acesso às políticas sociais básicas, segundo Vicente de Paula Faleiros (1997), tem, hoje, três problemas que precisam ser enfrentados que são a dependência da tutela, a inadequação à pluralidade e a:

  • A.

    renúncia a direitos.

  • B.

    garantia de acesso.

  • C.

    inclusão por dependência.

  • D.

    inclusão pelo tipo de conflito.

São modalidades de amostragem não-probabilística em pesquisa de "survey":

  • A.

    intencional ou por julgamento, cotas e sujeitos/informantes disponíveis.

  • B.

    cotas, sujeitos/informantes disponíveis, estratificada e por conglomerados.

  • C.

    cotas, intencional ou por julgamento, aleatória simples, sistemática e estratificada.

  • D.

    intencional ou por julgamento, cotas, sujeitos/informantes disponíveis, aleatória simples e por conglomerados.

Sobre o erro padrão em uma amostragem, é CORRETO afirmar:

  • A.

    não mantém nenhuma relação com o tamanho da amostra.

  • B.

    é diretamente proporcional à distribuição dos elementos que compõem a amostra.

  • C.

    é uma função direta do tamanho da amostra: quanto mais cresce a amostra, maior é o erro padrão.

  • D.

    é uma função inversa do tamanho da amostra: quanto mais cresce a amostra, menor é o erro padrão e vice-versa.

Para equacionar os impactos advindos da globalização e se articular às redes globais de integração, a gestão local das cidades deve:

  • A.

    concentrar os serviços públicos necessários ao bom funcionamento das cidades; estatizar a infra-estrutura de telemática e logística; qualificar seus recursos humanos; aumentar a eficiência institucional; incentivar a coesão e a participação social.

  • B.

    disponibilizar os serviços públicos necessários ao bom funcionamento das cidades; privatizar a infra-estrutura de telemática e logística; qualificar seus recursos humanos; aumentar a eficiência institucional; incentivar a coesão e a participação social.

  • C.

    disponibilizar os serviços públicos necessários ao bom funcionamento das cidades; qualificar a infra-estrutura de telemática e logística; qualificar seus recursos humanos; incentivar parcerias público-privado; aumentar a eficiência institucional; incentivar a coesão e a participação social.

  • D.

    transferir aos agentes privados os serviços públicos necessários ao bom funcionamento das cidades; qualificar a infra-estrutura de telemática e logística; qualificar seus recursos humanos; aumentar a eficiência institucional; incentivar a coesão e a participação social.

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