Lista completa de Questões de Serviço Social da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2016
Segundo Baptista (2000), o conceito da dimensão política do planejamento refere-se
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2016
A respeito do debate sobre os instrumentos e técnicas do Serviço Social, segundo a teoria crítica e as diretrizes ético-políticas da profissão, assinale a alternativa correta.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2016
Assinale a alternativa correta a respeito dos fundamentos históricos e teórico‐metodológicos do Serviço Social.
São fatores de risco social, escolar e pessoal relacionados ao uso de drogas, respectivamente:
Serviço Social - Projeto ético político profissional do Serviço Social - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2011
A instituição do Código de Ética do Assistente Social, de 1993, representa um fato marcante para a consolidação do chamado projeto eticopolítico do serviço social. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
O projeto eticopolítico é um projeto emancipatório das classes subalternizadas referendado no conjunto de seus avanços teórico-práticos construídos no processo de reatualização conservantista.
O projeto eticopolítico funda-se nos valores morais e religiosos da religião cristã e visa à reformulação dos paradigmas profissionais.
O projeto eticopolítico tornou-se o principal referencial teórico-metodológico e técnico-operativo de aspecto positivo do serviço social contemporâneo.
O arcabouço jurídico e normativo do projeto eticopolítico encontra-se na Lei de Regulamentação da Profissão de Serviço Social, de 1993; nas Diretrizes Curriculares, de 1996; e nos anais dos congressos brasileiros de assistentes sociais.
O projeto eticopolítico está referendado na conquista dos dois Códigos de Ética, 1986 e 1993, nas revisões curriculares e no conjunto de seus avanços teórico-práticos construídos no processo de renovação profissional.
No modelo privatista, são identificadas demandas institucionais trazidas ao profissional de serviço social regido por essa lógica de atenção à saúde. Assinale a alternativa que trata de uma demanda institucional pautada no modelo privatista.
Busca de democratização do acesso às unidades e aos serviços de saúde.
Atendimento humanizado.
Estímulo às abordagens individuais.
Incentivo às práticas interdisciplinares.
Promoção do acesso democrático às informações.
Elaine Behring, em sua obra Brasil em contra-reforma: desestruturação do Estado e perda de direitos, ao refletir acerca das mudanças advindas do paradigma pós-moderno, enumera um conjunto de caracteres que compõem esse cenário. Assinale a alternativa que não corresponde a uma das características da pós-modernidade nas políticas públicas.
Desregulamentação do mercado de trabalho.
Dissolução do coletivo e do público em nome da liberdade econômica e do individualismo.
Burocratização do Estado.
Corte dos benefícios sociais.
Degradação dos serviços públicos.
A competência profissional do assistente social está assentada na sua capacidade de dominar conhecimentos e habilidades que possam contribuir com o devido atendimento da população usuária. Em função disso, os profissionais devem ter domínio de conhecimentos para realizar diagnósticos socioeconômicos de municípios, para a leitura e a análise dos orçamentos públicos, identificando seus alvos e compromissos, assim como recursos disponíveis para projetar ações; devem ter conhecimento do processo de planejamento; devem ter competência para o gerenciamento e a avaliação de programas e projetos sociais; devem ser versados no instrumental técnico-operativo, capaz de potencializar as ações nos níveis de assessoria, planejamento, negociação e pesquisa. De acordo com Bravo (2007), a intervenção do assistente social na saúde realizada a partir da lógica ensejada pelo projeto de reforma sanitária compreende
seleção socioeconômica dos usuários.
atuação psicossocial por meio de aconselhamento.
ação fiscalizatória aos usuários dos planos de saúde.
assistencialismo por meio da ideologia do favor.
estratégias de interação da instituição de saúde com a realidade.
A mediação de conflitos emerge como estratégia metodológica do serviço social no campo sociojurídico, organizacional, escolar, entre outros, e apresenta por objetivo a solução e a prevenção de conflitos, além da perspectiva de fortalecimento dos sujeitos envolvidos no processo. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
O local onde é realizada a mediação de conflitos não apresenta necessidades específicas, como privacidade e comodidade.
São regras da mediação: buscar solucionar o problema de forma pacífica; não ofender verbalmente o outro; não interromper, cada parte terá o mesmo tempo para falar; guardar segredo.
A pré-mediação é uma etapa dispensável no processo de mediação.
O mediador apresenta como competência fundante o conhecimento especializado, assegurado por formação superior na área de negociação, arbitragem e resolução de conflitos, psicologia e serviço social.
A não-competitividade é um princípio que rege a mediação, pois garante que apenas as pessoas envolvidas no conflito têm o poder de tomar decisões ao longo do processo de mediação.
Considerando uma situação vivenciada por assistente social de unidade de atenção básica à saúde, foi solicitada a elaboração de laudo social, tendo em vista a necessidade de encaminhamento de um usuário para unidade de proteção social de média complexidade. Assinale a alternativa correta com relação a laudo social.
O laudo social é utilizado como elemento de prova, com a finalidade de dar suporte à decisão com base na área de conhecimento do serviço social.
O laudo social é o processo metodológico específico do serviço social, com a finalidade de conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto de intervenção profissional.
O laudo social é a opinião fundamentada, o estudo dos aspectos de uma lei ou de um caso jurídico.
O laudo social é a descrição ou o relato do que foi possível conhecer por meio do estudo social.
O laudo social é o processo em que um especialista realiza exame de situações sociais, com a finalidade de emitir um parecer.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...