Lista completa de Questões de Serviço Social da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa que não apresenta uma das condições de realização do trabalho com famílias.
Um quadro de recursos humanos devidamente capacitado e supervisionado para protagonizar essa intervenção.
Um contato e um vínculo efetivo com a família, por meio da mulher, como porta de relação e parceria.
Um sistema de planejamento e gestão capaz de aperfeiçoar e fundamentar a ação, por meio de um constante processo de monitoramento e avaliação.
Um amplo levantamento de serviços, programas, não só socioassistenciais, mas relativos às várias políticas públicas, abrindo caminhos para uma atenção que responda à diversidade e à complexidade das questões comumente trazidas pelas famílias ao programa.
Um amplo conhecimento da realidade familiar e territorial.
Assinale a alternativa que apresenta as relações básicas de que trata o texto.
Relações entre pais e filhos e entre marido e mulher.
Relações de descendência entre pais e filhos, de consaguinidade entre irmãos e de afinidade a partir do casamento.
Relações de amizade, afeto e compaixão.
Relações de descendência entre pais e filhos, de consanguinidade entre irmãos e de convivência familiar.
Relações de ascendência entre filhos e pais, de vínculos entre pares de sexo distinto e de convivência familiar.
Considerando as informações do texto, assinale a alternativa correta.
O conhecimento de dinâmica das famílias, por si só, credita ao assistente social um trabalho adequado às demandas contemporâneas das famílias.
O trabalho com as categorias da totalidade e da integralidade remete ao desafio de enquadrar as famílias em modelo tradicional.
O trabalho com a categoria da totalidade e da integralidade implica conhecimentos sobre os sujeitos da ação profissional, que seriam: as famílias, as instituições e os sujeitos organizados da sociedade civil.
A busca da categoria da totalidade permite-nos compreender as famílias em uma perspectiva transgeracional.
O trabalho com a categoria da totalidade e da integralidade implica não distinguir os objetivos da ação, as formas de abordagem dos sujeitos da ação e dos instrumentos técnico-operativos.
Assinale a alternativa que não apresenta uma das dificuldades enfrentadas pelas adolescentes genitoras.
falta de dinheiro
falta de creche
falta de emprego
falta de preparo para o cuidado das crianças recém-nascidas
difícil retorno à escola
Com relação ao trabalho com as famílias, assinale a alternativa correta.
A estratégia básica de políticas de prevenção da marginalização de adolescentes de famílias em condição de vulnerabilidade social implica um trabalho junto às famílias nas comunidades.
Como medida protetiva, em famílias conflitivas, o educador deve priorizar o recolhimento do adolescente em abrigos, para evitar que ele se envolva com a cultura marginal.
No contexto de vulnerabilidade social, acrescido de situações de violência familiar, uma efetiva política preventiva à marginalização de crianças e adolescentes deve priorizar o afastamento da convivência familiar e comunitária.
Pesquisas junto aos adolescentes em conflito com a lei vêm mostrando que a prática de violência pelos jovens representa uma reprodução da violência vivida na família. Sendo a família um contexto de risco, na medida socioeducativa devem-se evitar contatos com os familiares.
A presença de situações extremas de maus-tratos e abusos significa a ausência de vínculos afetivos entre pais e filhos, sendo, portanto, impossível resgatar a convivência familiar.
A sociedade como um todo, mas, sobretudo, os trabalhadores sociais e gestores de políticas públicas precisam reavaliar o olhar estigmatizante que fatalmente é dirigido às famílias que saem do padrão ideal da família nuclear, legalmente constituída, com o casal parental presente, fundada sobre uma única relação conjugal, com o pai provedor. Ao mesmo tempo, estudos revelam importantes relações entre a delinquência juvenil e a dinâmica familiar, notadamente a falta da figura paterna.
Com relação às famílias contemporâneas e às novas constelações familiares, assinale a alternativa correta.
Encontra-se ainda preservado no imaginário social a respeito da família, nas diferentes classes sociais brasileiras, o padrão da família ideal, mas o cotidiano nos confronta e confronta as próprias famílias com uma realidade bastante diferente do padrão da família ideal.
A presença do pai-provedor em casa representa indicador de garantia da qualidade da convivência familiar aos filhos, como direito fundamental priorizado pelo ECA.
Os novos tipos de família que surgiram a partir do divórcio representam um fator de risco para o desenvolvimento dos filhos pequenos e devem ter sempre a intervenção das instâncias reguladoras.
As famílias monoparentais (chefiadas por mulheres) constituem a grande parte da organização familiar apresentada pelos adolescentes em medida socioeducativa, comprovando, assim, o fracasso deste tipo de desestruturação familiar.
O divórcio revela-se como a causa da atual desestruturação familiar.
Para sentir-se um cidadão, ou seja, para sentir-se sujeito de direitos e se assumir enquanto sujeito de deveres, é fundamental o sentimento de pertencer a uma comunidade. É no sentimento de pertença que se alicerça a autonomia. Assinale a alternativa que não corresponde aos princípios do desenvolvimento do adolescente no contexto sociofamiliar.
A identidade pessoal encontra suas bases primeiras na identidade familiar. A família é a matriz da identidade.
Para as crianças pequenas, a família constitui espaço privilegiado do desenvolvimento humano. No entanto, o papel da família parece menos evidente no desenvolvimento do adolescente.
A origem familiar, o nome de família, a linhagem dos ancestrais, a história transgeracional são os ingredientes que fundam o sentimento de pertença a uma comunidade e que vão permitir ao indivíduo sentir-se participante do tecido social mais amplo face ao qual ele possui direitos e deveres.
Na família, os vínculos afetivos sólidos podem ser um dos responsáveis pelo desenvolvimento de uma criança mais saudável e autônoma.
Cabe o estímulo ao protagonismo das famílias, em favor de seus interesses próprios junto às instituições de políticas públicas, transpondo-se o paradigma de polícia das famílias para o de uma política das famílias.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
À luz das considerações do texto com relação à entrevista social, assinale a alternativa correta.
O ambiente onde ocorrerá a entrevista social precisa ser conhecido antecipadamente pelo profissional, para uma preparação.
O tempo de duração da entrevista social é ilimitado.
Na entrevista social, diferentemente da entrevista jornalística, não é necessário apurar a escuta, desenvolver interesse em saber o que realmente o outro está dizendo.
Na realização da entrevista social, é fundamental especular a respeito dos dados coletados.
Na realização da entrevista social, é dispensável a fundamentação teórico-metodológica.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Uma das categorias centrais no debate a respeito de ética e direitos humanos é a emancipação. Com relação à concepção de emancipação política e humana, segundo a perspectiva marxista, é correto afirmar que
a emancipação humana refere-se à plena realização e expansão dos indivíduos sociais, o que requer autonomia e liberdade.
a emancipação política só é possível em uma sociedade sem classes sociais.
a emancipação humana é uma categoria teórico-abstrata.
a emancipação humana remete à possibilidade de satisfação de parte ou de grande parte das necessidades particulares das classes e dos grupos presentes na sociedade.
a emancipação política refere-se à plena realização e expansão dos indivíduos sociais, o que requer autonomia e liberdade.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
A atuação nesses diferentes níveis de atenção requer o encaminhamento de ações profissionais que se articulam em três grandes processos, denominados
teóricos, políticos e filosóficos.
político-organizativos, de instrumentação das práticas e de planejamento.
político-organizativos, de gestão e planejamento e socioassistenciais.
político-organizativos, de gestão e planejamento e críticos.
de gestão e planejamento, tático-operativos e críticos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...