Questões de Serviço Social da Fundação Universa (FUNIVERSA)

Lista completa de Questões de Serviço Social da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando as informações do texto e o conteúdo expresso no PNSSP, assinale a alternativa que apresenta um dos princípios básicos desse plano.

  • A.

    A transparência na perspectiva de prestar assistência integral resolutiva, contínua e de boa qualidade às necessidades de saúde da população penitenciária.

  • B.

    A qualidade na perspectiva de contribuir para o controle e(ou) a redução dos agravos mais frequentes que acometem a população penitenciária.

  • C.

    A justiça na perspectiva de definir e implementar ações e serviços consoantes com os princípios e as diretrizes do SUS.

  • D.

    A cidadania na perspectiva dos direitos civis, políticos, sociais e republicanos.

  • E.

    Os direitos humanos na perspectiva de contribuir para a democratização do conhecimento do processo saúde/doença, da organização dos serviços e da produção social da saúde.

Considerando que uma assistente social de uma organização pública foi convidada a elaborar um programa de assistência ao dependente químico e prevenção ao uso e ao abuso de drogas e que essa profissional passou por formação especializada e também envolveu equipe multidisciplinar constituída por psicólogo, médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, assinale a alternativa que apresenta uma das estratégias interventivas passível de ser desenhada por essa profissional para o programa em tela.

  • A.

    A prevenção deve ser dirigida a grupos específicos da empresa, pois visa identificar os fatores de risco associados ao uso indevido de álcool e de outras drogas e atuar de forma a atrasar ou impedir seu uso.

  • B.

    A prevenção deve ser planejada principalmente para indivíduos que já apresentam os primeiros sinais de uso abusivo do álcool e de outras drogas. Tem por objetivo prevenir a evolução para um possível quadro de dependência e suas complicações.

  • C.

    Um risco associado ao programa é o de obter menor comprometimento dos trabalhadores nas funções da empresa em favor de um melhor aproveitamento das ações de prevenção.

  • D.

    A redução de danos não se mostra como uma estratégia eficaz na prevenção ao uso de drogas, pois se assenta na abstinência total do usuário.

  • E.

    A redução de danos é uma estratégia que aparece como alternativa aos programas convencionais de assistência ao dependente químico e prevenção ao uso de drogas, embora sua prática, para muitos, pareça estar associada a certa liberalidade de comportamento e de consumo de drogas.

A realização de trabalho com grupos e reuniões no contexto do serviço social tem o potencial de romper com o modelo de atendimento individual fragmentado em favor da aliança entre os usuários, da participação cidadã, da troca de experiências e da socialização dos sujeitos envolvidos. Com relação à apropriação adequada e contemporânea do instrumental técnico-operativo, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Uma reunião que se resuma a bate-papo, conversa de perguntas e respostas, relatos de histórias sem fim e manipulação de comportamentos favorece o alcance de objetivos que incluem os interesses e as necessidades dos usuários.

  • B.

    No trabalho com grupos, há a possibilidade de democratização de informações, conhecimentos e instrumentos de indagação sem qualificação teórico-metodológica e eticopolítica.

  • C.

    No trabalho com grupos, perde-se a dimensão do papel individual na busca de universalização e ampliação dos direitos.

  • D.

    As reuniões são espaços coletivos para serem exercitadas experiências democráticas, com vistas a capacitação, organização, realização do controle social, busca de ampliação e universalização dos direitos.

  • E.

    A realização de reuniões catárticas (principalmente por meio de aplicação de dinâmica de grupo) as quais atravessam a vida das pessoas, sem que elas tenham consciência e controle do que está ocorrendo, caminha na direção politizadora da profissão.

A realização de trabalho com grupos no serviço social contribui para formação de redes, apoio mútuo, construção de identidade, organização política dos sujeitos, ou seja, ações permitidas pela troca de experiências, de orientação social, de vivências, entre outras. Assinale a alternativa correta com relação ao trabalho com grupos em serviço social.

  • A.

    Os momentos de silêncio que permeiam o processo de grupo devem ser evitados para não causar constrangimentos e demonstrar o esgotamento do assunto.

  • B.

    A socialização de informações pelo assistente social representa o conhecimento profissional que deve ser acrescentado ao que já foi produzido a partir dos próprios integrantes do processo, quando este tiver se esgotado.

  • C.

    O uso de analogias entre diferentes situações e de decomposição de uma questão em partes constitui uma estratégia de aproximação da prática profissional a uma conversa informal.

  • D.

    O contrato de trabalho visa aprofundar e estimular o exercício de reflexão pelo usuário.

  • E.

    A sumarização e a devolução de diversas situações e questões têm por finalidade integrar o grupo nas suas relações interpessoais.

A análise qualitativa de dados de pesquisa exige um conjunto de procedimentos que garantam a validade e a confiabilidade das análises. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das etapas dessa análise de acordo com Sampieri, Collado e Lucio (2006).

  • A. Revisão do material, para que esteja pronto para a análise; estabelecimento de um plano inicial de trabalho ou de uma apresentação de análise; codificação dos dados em um primeiro e um segundo planos; interpretação dos dados; descrição de contexto, evento, situação e indivíduos do estudo para encontrar padrões, explicar acontecimentos, fatos, contextos e construção da teoria; garantia da confiabilidade e da validade dos resultados.
  • B.

    Garantia da confiabilidade e da validade dos resultados; revisão do material, para que esteja pronto para a análise; estabelecimento de um plano inicial de trabalho ou de uma apresentação de análise; codificação dos dados em um primeiro e um segundo planos; interpretação dos dados; descrição de contexto, evento, situação e indivíduos do estudo para encontrar padrões, explicar acontecimentos, fatos, contextos e construção da teoria.

  • C.

    Garantia da confiabilidade e da validade dos resultados; revisão do material, para que esteja pronto para a análise; estabelecimento de um plano inicial de trabalho ou de uma apresentação de análise; codificação dos dados em um primeiro e um segundo planos; descrição de contexto, evento, situação e indivíduos do estudo, para encontrar padrões, explicar acontecimentos, fatos, contextos e construção da teoria; interpretação dos dados.

  • D.

    Revisão do material, para que esteja pronto para a análise; estabelecimento de um plano inicial de trabalho ou de uma apresentação de análise; codificação dos dados em um primeiro e um segundo planos; descrição de contexto, evento, situação e indivíduos do estudo, para encontrar padrões, explicar acontecimentos, fatos, contextos e construção da teoria; interpretação dos dados.

  • E.

    Estabelecimento de um plano inicial de trabalho ou de uma apresentação de análise; revisão do material, para que esteja pronto para a análise; codificação dos dados em um primeiro e um segundo planos; descrição de contexto, evento, situação e indivíduos do estudo para encontrar padrões, explicar acontecimentos, fatos e contextos e construção da teoria; interpretação dos dados.

A partir de um determinado momento histórico, estabeleceu-se um vínculo intrínseco entre o código de ética profissional e o atual projeto ético-político profissional do serviço social. Com relação a esse vínculo, é correto afirmar que

  • A.

    foi produto de um processo de decisões da direção do movimento de reconceituação que trouxe legitimidade perante a sociedade; foi produto de processos nem sempre realizadas em concordância, formando um todo coerente; e constituiu-se em uma materialidade e organicidade rumo a uma consciência ética de pertencimento.

  • B.

    foi produto de um processo de decisões coletivas e individuais que ganharam legitimidade da relação entre os indivíduos e a sociedade; foi produto de processos sempre realizadas em concordância, formando uma unidade coerente; e constituiu-se em uma materialidade e organicidade rumo a uma consciência ética de pertencimento.

  • C.

    foi produto de um processo de decisões coletivas e individuais que ganharam legitimidade da relação entre os indivíduos e a sociedade; foi produto de processos nem sempre realizadas em concordância, formando um todo coerente; e constituiu-se em uma materialidade e organicidade rumo a uma consciência ética de pertencimento.

  • D.

    foi produto de um processo de decisões coletivas e individuais que ganharam legitimidade da relação entre os indivíduos e a sociedade; foi produto de processos sempre realizadas em concordância, formando um todo coerente; e constituiu-se em uma materialidade e organicidade rumo a uma consciência ética de pertencimento.

  • E.

    foi produto de um processo de decisões da direção do movimento de reconceituação que trouxe legitimidade perante a sociedade; foi produto de processos nem sempre realizadas em concordância, formando um todo coerente; e constituiu-se em uma materialidade e organicidade rumo a uma consciência ética de pertencimento.

A partir do momento em que a profissão do serviço social se redefine em seu paradigma crítico-dialético, constrói-se simultaneamente seu novo projeto ético-político. Firma-se, então, um novo princípio educativo para lidar com indivíduos submetidos a situações de risco como, por exemplo, o alcoolismo. Nesse sentido, é correto afirmar que esse novo princípio educativo da profissão

  • A.

    passa a contribuir para subverter a maneira de pensar dos homens entendida, como totalidade histórica.

  • B.

    é visto em perspectiva clínica do serviço social.

  • C.

    passa a contribuir para submeter o cliente às funções e aos papéis sociais reconhecidos pela sociedade.

  • D.

    passa a restringir-se ao trabalho profissional de acompanhamento interdisciplinar desses indivíduos.

  • E.

    passa a aperfeiçoar suas estratégias e técnicas de natureza clínica do Serviço Social.

Por deliberação da maioria absoluta da Câmara Legislativa do Distrito Federal, foi instituída uma nova região administrativa no Distrito Federal. Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que a decisão da Câmara tem como objetivo

  • A.

    favorecer a descentralização administrativa.

  • B.

    criar uma nova sede do governo.

  • C.

    assegurar o cumprimento dos objetivos prioritários.

  • D.

    aumentar a participação popular na administração.

  • E.

    diminuir as desigualdades sociais.

No contexto pós-constituinte de 1988, o Estado incorporou o conceito de participação da sociedade civil organizada como princípio operador de várias políticas sociais. Esse processo pode ser observado na incorporação dos conselhos nas diversas políticas sociais vigentes. Considerando a existência desses conselhos prevista em Lei, é correto afirmar que eles

  • A.

    materializam o êxito no processo de mobilização social das políticas públicas.

  • B.

    por concepção, anulam a tendência à burocratização do Estado.

  • C.

    por concepção, passam a ser o instrumento capaz de qualificar o discurso das representações da sociedade civil.

  • D.

    por concepção, são capazes de inviabilizar o processo de cooptação dos usuários à lógica da focalização de acesso aos direitos.

  • E.

    por concepção, não são o único recurso capaz de inibir a tendência à responsabilização do indivíduo por sua própria sobrevivência.

É correto afirmar que a aplicação da assistência social como direito no Brasil

  • A.

    abre para uma parcela enorme da população acesso aos direitos da seguridade social.

  • B.

    orienta-se pelo modelo bismarckiano.

  • C.

    contribui para que o sistema de seguridade social se torne menos híbrido do ponto de vista da lógica do modelo de acesso a direitos.

  • D.

    contribui para que o sistema de seguridade social incorpore a lógica social de direitos não contributivos.

  • E.

    inviabilizou a prática da focalização.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...