Questões de Serviço Social da Fundação Universa (FUNIVERSA)

Lista completa de Questões de Serviço Social da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A visita domiciliar compõe os instrumentos técnico-operativos utilizados pelos assistentes sociais no contexto da política de educação. Com relação à visita domiciliar, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O assistente social deve, independentemente da anuência da família, proceder à visita e à busca de informações no lar.

  • B.

    Pode acontecer no espaço institucional em que a pessoa trabalha.

  • C.

    Caracteriza-se por ser um processo comunicacional essencialmente verbal.

  • D.

    Exige-se do assistente social, como habilidade para o desenvolvimento da visita domiciliar, a formulação de um roteiro completo, elaborado com base em perguntas estruturadas.

  • E.

    Pode ser definida como técnica de atuação do serviço social que apresenta a particularidade de incluir outras duas técnicas — a observação e a entrevista —, o que facilita a interação dialógica.

A doutrina da situação irregular norteou por muitos anos do século XX as ações realizadas no campo da infância e da adolescência. A literatura do serviço social demonstra a forte presença dos traços dessa concepção na atualidade, em que o paradigma legal pauta-se na doutrina da proteção integral. Assinale a alternativa correta, de acordo com a doutrina da proteção integral.

  • A.

    Prevê o princípio da indivisibilidade dos direitos da criança, ou seja, não se trata de assegurar apenas alguns direitos, e sim, todos.

  • B.

    Centraliza o poder de decisão sobre as questões da infância no juiz.

  • C.

    Divide a infância em duas categorias distintas: as crianças e adolescentes que vivem em suas famílias; e os menores, entendidos como aqueles que estão fora da escola, são órfãos, abandonados, carentes e infratores.

  • D.

    Transforma questões sociais em jurídicas.

  • E.

    Constrói sistematicamente uma semântica eufemística, que condiciona o funcionamento do sistema à não verificação empírica de suas consequências reais.

A perspectiva desenvolvida no serviço social que enfatiza a obrigatoriedade de o processo de trabalho do assistente social estar ancorado em um referencial teórico crítico e analítico é hegemônica na atualidade. Com relação às perspectivas teóricas mais usuais no serviço social, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A perspectiva teórica fenomenológica radica-se nos conceitos de sistema, subsistema, estrutura, função, adaptação, integração, desvio e consenso.

  • B.

    O funcionalismo aposta na análise dos fenômenos estruturais, abordando o conflito, em detrimento do consenso.

  • C.

    A fenomenologia constitui o referencial hegemonicamente adotado no serviço social contemporâneo, o que pode ser comprovado por meio da formatação dos currículos de graduação em serviço social.

  • D.

    O materialismo histórico, desenvolvido por Marx, procura explicar a sociedade de forma abrangente, circundando o objeto do conhecimento pautado na compreensão de todas as suas mediações e das correlações oriundas de uma perspectiva histórica.

  • E.

    O materialismo histórico, desenvolvido por Marx, concebe a categoria mediação como estratégia de relação entre as classes sociais.

Assinale a alternativa que define corretamente um elemento constituinte do processo de pesquisa.

  • A.

    Os objetivos em uma pesquisa delineiam as apreensões teórico-metodológicas, os procedimentos e os instrumentos a serem direcionados para o trabalho de campo.

  • B.

    A metodologia, ao apontar para o que se pretende com o desenvolvimento da referida pesquisa, procura dar uma visão geral em relação ao desejado.

  • C.

    A justificativa de pesquisa serve como orientação para possíveis explicações em relação aos questionamentos traçados.

  • D.

    O problema de pesquisa insinua uma assertiva que deve ser comprovada ou refutada.

  • E.

    O planejamento de um caminho de investigação pela via da pesquisa exige que seja traçado um recorte particular do tema a ser estudado, delineando o objeto de estudo.

A profissão de serviço social alcançou o seu amadurecimento científico a partir da década de 90 do século XX, com a ampliação da produção acadêmica e bibliográfica, a formação de grupos de pesquisa filiados às instituições de fomento, bem como a ampliação dos cursos de pós-graduação strictu sensu. O método que se tornou referência nas produções do serviço social foi a dialética materialista, que constitui um instrumento de análise da realidade. Assinale a alternativa que apresenta uma característica do método citado.

  • A.

    A lógica dialética introduz na compreensão da realidade o princípio da harmonia.

  • B.

    A contradição é algo que ocorre eventualmente na história, fator que explica a transformação social.

  • C.

    A realidade humana deve ser analisada por meio do mergulho na interação interpessoal.

  • D.

    Os fenômenos econômicos são produtos da produção e da reprodução da sociedade pelos sujeitos históricos.

  • E.

    A história dos fatos econômicos e sociais é feita frequentemente sem conexão com a história das ideias.

Para Paulo Freire (1968), a autonomia é compromisso ético que estabelece exigências para educando e educador: dedicação e zelo pela vida acadêmica, disposição de sempre buscar amadurecer e qualificar seus conhecimentos. A autonomia pressupõe uma concepção emancipatória de educação. Assinale a alternativa que corresponde às ideias defendidas pelo autor acerca da pedagogia da autonomia no processo de desenvolvimento do adolescente.

  • A.

    Torna-se autônomo quem constrói em si mesmo a capacidade de fazer e impor a lei.

  • B.

    O sujeito aprende quando passa da heteronomia para a autonomia, isto é, quando se emancipa dos seus pais.

  • C.

    O ato de ensinar propicia ao sujeito a experiência profunda de assumir-se. Essa assunção de nós mesmos, por vezes, implica a exclusão do outro.

  • D.

    Ensinar, na perspectiva emancipatória, é socializar-se, aceitando sem recusas e críticas a autoridade dos superiores.

  • E.

    Educar é investir na formação de um ser humano autônomo, capaz de transformar-se e consciente de que não é possível transformar o mundo.

Paulo Freire lutou para alfabetizar e conscientizar a gente pobre brasileira. Com base nas ideias defendidas por ele com relação ao desenvolvimento da criança e do adolescente, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Paulo Freire acreditava nos homens e na criação de um mundo em que fosse menos difícil amar.

  • B.

    Como cientista da educação, Paulo Freire não se comprometeu com posições de fé.

  • C.

    A luta pela educação do povo pobre renova a tradição da educação libertadora.

  • D.

    É preciso acreditar nos homens oprimidos, pois eles também são capazes de pensar certo.

  • E.

    Paulo Freire afirmava que ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão.

Na perspectiva da mediação de conflitos, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A não violência proposta pela prática da mediação de conflitos é sempre confundida com a passividade diante do mal e da justiça.

  • B.

    Ao mediador, cabe conduzir o processo, centralizando em sua pessoa todos os canais de comunicação.

  • C.

    A ação do mediador de conflitos não tem compromisso com a responsabilização das pessoas pelos atos de violência cometidos. Assim que encontrar as provas necessárias, o mediador deve encaminhar os culpados à justiça para cumprir sentença judicial.

  • D.

    A resolução de conflitos de forma não violenta é um princípio da mediação de conflitos.

  • E.

    Toda a intervenção de mediação precisa ter presente uma autoridade para garantir o encaminhamento da solução do problema.

Assinale a alternativa correta, considerando a conceituação da mediação de conflitos.

  • A.

    Cultura da paz na perspectiva da mediação é conviver com os conflitos ou até provocá-los, se for o caso, para fazer que cada um assuma seus compromissos na efetivação da ordem democrática.

  • B.

    A paz, como bem reforça o senso comum, é a ausência de guerras e a submissão calada à ordem instituída.

  • C.

    Mediar conflitos é fazer calar a parte mais fraca, para garantir a palavra daquele que está com a razão.

  • D.

    Dialogar significa reconhecer a outra pessoa como um ser humano, capaz de pensar, mas o mediador reconhece que as pessoas em conflito são incapazes de fazer acordos e cumpri-los dentro do prazo determinado.

  • E.

    Mediação é, necessariamente, conciliação.

Constitui desafio histórico da Secretaria Especial de Direitos Humanos, que participou na criação do SINASE,

  • A.

    a necessidade de fiscalização e monitoramento dos programas de execução socioeducativo.

  • B.

    a redução dos recursos orçamentários específicos da área, mantendo a otimização dos recursos já existentes.

  • C.

    a inclusão do adolescente em conflito com a lei em programas especializados e independentes das demais políticas públicas e sociais.

  • D.

    a liberação do sistema socioeducativo do compromisso com os egressos.

  • E.

    o reordenamento institucional das unidades de internação pela epidemia do crack.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...