Questões de Serviço Social da Universidade da Amazônia (UNAMA)

Lista completa de Questões de Serviço Social da Universidade da Amazônia (UNAMA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

A atuação profissional do assistente social, na área de projetos e ações sociais, junto a grupos e comunidades tem sido ascendente na configuração das demandas para a profissão. Sobre esta modalidade de intervenção profissional é correto afirmar.

1- É condição indispensável, nesta modalidade de intervenção profissional, o pertencimento do profissional à comunidade a ser trabalhada.

2- A compreensão das pautas sócio-culturais típicas do grupo, ou comunidade, donde se processa a intervenção profissional, é indispensável para o dimensionamento de técnicas e instrumentos mais adequados à ação.

3- A dimensão individual presente nas relações sociais na comunidade deve receber atenção de um profissional com outra formação, considerando a natureza específica da individualidade.

4- A percepção entre as diferentes instituições e organizações sociais existentes no entorno da ação profissional, ou dito de outra forma, da rede social, constitui-se numa condição fundamental para o êxito da ação do assistente social.

O correto está somente em

  • A.

    2 e 4.

  • B.

    2 e 3.

  • C.

    1 e 4.

  • D.

    1 e 2.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Pobreza e desigualdade são fenômenos sociais imbricados e mutuamente determinantes. Sobre suas relações na história e conjuntura brasileiras é correto afirmar:

1- O elevado número de pobres, em regiões urbanas e rurais, está associado a características resultantes das miscigenações étnico-raciais ocorridas na história do país, gerando em certos grupos características morais pouco predisponentes ao trabalho.

2- A pobreza rural brasileira está relacionada à desigualdade do acesso à propriedade rural, historicamente concentrada no país.

3- As oportunidades de trabalho e empreendedorismo, em ascensão histórica no país tornam de difícil sustentação a justificativa da pobreza ser resultante da concentração de riquezas nos segmentos mais abastados.

4- A pobreza urbana é explicada pela falência da atuação do Estado nas áreas de políticas agrária e urbana.

O correto está somente em:

  • A.

    1 e 2.

  • B.

    3 e 4.

  • C.

    2 e 4.

  • D.

    1 e 3.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Os estudos sobre o fenômeno da pobreza levaram a explicá-lo de diferentes e antagônicas formas. Sobre estas formas de explicação científica das causas da pobreza é correto afirmar:

  • A.

    A visão malthusiana de pobreza explica que sua expansão se dá em virtude da escassez de empregos e que somente se encontrará solução para este flagelo no crescimento econômico.

  • B.

    A concepção socialista, inspirada em Marx, ancora sua explicação sobre a pobreza nas diferentes aptidões individuais, e também na posição dos indivíduos na hierarquia social.

  • C.

    A classificação dos pobres entre ?pobres dignos? e "pobres indignos" responde pela perspectiva ligada à visão meritocrática de pobreza, cujo fundamento é mais moral do que econômico.

  • D.

    Ainda hoje muitos pensadores marxistas afirmam que o grande problema da pobreza reside na insuficiente produção de alimentos e no excessivo crescimento populacional, especialmente nos países pobres.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No Brasil, a compreensão da existência de um Estado democrático de direito ainda padece de grandes dificuldades, principalmente pela falta de uma cultura política democrática e republicana que favoreça sua estruturação. Sobre a relação entre Estado e direitos sociais considere as seguintes assertivas:

1- A existência de um Estado democrático de direitos implica um aparato de políticas públicas que se dirijam para a justiça social, o que forçosamente tende a interferir na liberdade individual.

2- A visão neoliberal defende uma redução do tamanho do Estado, principalmente porque, quanto maior é o tamanho da intervenção estatal maior é o gasto público, o que leva a desestabilização econômica.

3- A visão social democrata defende um Estado de direito baseado no principio da equidade e da redistributividade de riquezas através de políticas públicas e da garantia de direitos sociais.

4- A ortodoxia liberal se defende do intervencionismo das políticas públicas alegando o sempre presente principio da defesa da propriedade privada.

O correto está em:

  • A.

    1 e 3, apenas.

  • B.

    2, 3 e 4, apenas.

  • C.

    1, 2 e 3, apenas.

  • D.

    1, 2, 3 e 4

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Os teóricos e apologistas do terceiro setor destacam algumas virtudes deste em relação ao setor público estatal. Assinale a alternativa que contempla tais virtudes:

  • A.

    Sua atuação é centralizada; sua estrutura é leve e desburocratizada; estabelece permanente contato com a população-alvo.

  • B.

    Sua atuação é descentralizada; sua estrutura é leve e desburocratizada; não estabelece contato com a população-alvo.

  • C.

    Sua atuação é descentralizada; sua estrutura é leve e desburocratizada; estabelece permanente contato com a população-alvo

  • D.

    Sua atuação é centralizada; sua estrutura é leve, porém burocratizada; estabelece permanente contato com a população-alvo.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Dentre os vários impactos sociais resultantes da reestruturação produtiva, certamente um dos mais deletérios diz respeito aos efeitos provocados na subjetividade da classe trabalhadora, particularmente pelas alterações provocadas em sua organização sócio-política. A crise do sindicalismo, expressão de tais resultados, se traduz nos aspectos a seguir destacados. Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Uma crescente individualização das relações de trabalho; esgotamento dos modelos sindicais vigentes nos países centrais; tendência crescente à democratização.

  • B.

    Uma crescente coletivização das relações de trabalho; esgotamento dos modelos sindicais vigentes nos países centrais; tendência crescente à burocratização.

  • C.

    Uma crescente individualização das relações de trabalho; fortalecimento dos modelos sindicais vigentes nos países centrais; tendência crescente à burocratização.

  • D.

    Uma crescente individualização das relações de trabalho; esgotamento dos modelos sindicais vigentes nos países centrais; tendência crescente à burocratização.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Alguns dos cientistas sociais notáveis afirmam que a acumulação flexível não representa uma ruptura com a ordem capitalista. Esta tese se apóia em quais argumentos?

  • A.

    A acumulação flexível está voltada para o crescimento; este crescimento, em valores reais, se apóia na exploração do trabalho vivo no universo da produção; o capitalismo tem uma intrínseca dinâmica tecnológica e organizacional.

  • B.

    A acumulação flexível está voltada para o crescimento; este crescimento, em valores reais, não se apóia na exploração do trabalho vivo no universo da produção; o capitalismo tem uma intrínseca dinâmica tecnológica e organizacional

  • C.

    A acumulação flexível está voltada para o crescimento; este crescimento, em valores reais, se apóia na exploração do "trabalho morto" no Universo da produção; o capitalismo tem uma intrínseca dinâmica tecnológica e organizacional.

  • D.

    A acumulação flexível não está voltada para crescimento econômico; este crescimento, em valores reais, se apóia na exploração do trabalho vivo no universo da produção; o capitalismo tem uma intrínseca dinâmica tecnológica e organizacional.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Atualmente os estudos nacionais e internacionais sobre pobreza costumam medi-la tomando como parâmetro as categorias de pobreza absoluta e pobreza relativa. A primeira é mais utilizada nos países pobres, e a segunda nos paises desenvolvidos. Sobre estas concepções de pobreza é correto afirmar:

1- A pobreza absoluta refere-se ao contingente populacional que vive abaixo de um padrão minimamente aceitável.

2- A pobreza relativa inclui os indivíduos que vivem em um padrão de vida abaixo da média de um determinado país.

3- Tanto a noção de pobreza absoluta, quanto a relativa, predominantemente, medem a pobreza a partir do referencial de renda.

4- No caso do Brasil, a única modalidade aceitável de mensuração é a relativa, devido ao elevado número de pobres.

O correto está somente em:

  • A.

    1, 2 e 3.

  • B.

    2 e 4.

  • C.

    1 e 4.

  • D.

    4

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A famosa frase "a teoria na prática é outra ..." possui diferentes interpretações, dependendo da perspectiva teórica orientadora. Analise as assertivas abaixo:

1- O conteúdo desta frase se conecta diretamente às analises de esquerda, já que traz implícita uma crítica metodológica à teoria dominante.

2- A separação entre teoria e prática nasce da compreensão positivista, em cuja racionalidade cabe ao sujeito imputar à realidade a sua razão.

3- A separação entre teoria e prática é criticada pela visão fenomenológica porque esta se baseia em uma perspectiva dialética.

4- A crítica marxista a esta frase se assenta no princípio de que a teoria, sendo superior à prática, nunca pode dela se apartar.

O correto está apenas em:

  • A.

    1 e 2.

  • B.

    2 e 4.

  • C.

    2 e 3.

  • D.

    1 e 3.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Numa profissão interventiva, como o Serviço Social, o problema da ideologia está presente de forma permanente, inclusive devido a sua intrínseca dimensão política. Sobre este tema, dependendo da perspectiva teórico-metodológica adotada, podem-se encontrar variadas formas de compreensão. Sobre este tema analise as proposições abaixo:

1- Na perspectiva clássica de Marx, a concepção de ideologia está relacionada exclusivamente à forma de pensar da classe dominante.

2- O Serviço Social, ancorado em uma perspectiva emancipadora, rejeita a convivência com visões ideológicas, por comprometerem a objetividade da ação profissional.

3- No funcionalismo, a ideologia é sempre alvo de combate devido sua profunda relação com a elite dominante da sociedade.

4- A matriz nascida do pensamento marxiano " depois da superação da hegemonia do marxismo- leninismo " entende que as ideologias são inerentes às práticas sociais, considerando que a sociedade capitalista implica, necessariamente, uma intrínseca luta de classes, as quais constroem suas "ideologias" que se chocam permanentemente nas relações sociais.

O correto está apenas em:

  • A.

    1 e 4.

  • B.

    2 e 3.

  • C.

    1 e 3.

  • D.

    4.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...