Questões de Serviço Social da Universidade da Amazônia (UNAMA)

Lista completa de Questões de Serviço Social da Universidade da Amazônia (UNAMA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No escopo da ampliação dos direitos sociais, trazidos pela Constituição de 1988, salta aos olhos o ema dos direitos do trabalho, incluídos entre os direitos sociais, em torno do qual se elevou uma copiosa legislação trabalhista. Identifique nas assertivas abaixo aquelas relacionadas aos direitos do trabalho:

1- Relação de emprego protegida contra demissão arbitrária ou sem justa causa, que preverá indenização compensatória.

2- Irredutibilidade do salário.

3- Salário mínimo.

4- Direito de greve.

O correto está em:

  • A.

    1, 2 e 4, apenas.

  • B.

    1, 2, 3 e 4.

  • C.

    3 e 4, apenas.

  • D.

    1 e 2, apenas

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

As diretrizes que norteiam o Projeto Ético-Político do Serviço Social, construído na década de 80, encontram-se expressas apenas no:

  • A.

    Código de Ética Profissional do Assistente Social, no Projeto de Formação Social e na Lei Orgânica da Assistência Social.

  • B.

    Código de Ética Profissional do Assistente Social e na Política Nacional de Assistência Social.

  • C.

    Código de Ética Profissional do Assistente Social, na Lei de Regulamentação da Profissão e na nova Proposta de Diretrizes Curriculares para o Curso de Serviço Social.

  • D.

    Código de Ética Profissional e na Lei Orgânica da Assistência Social.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Você é um(a) assistente social recém-contratado(a) pela Secretaria Executiva de Cultura, portanto, deve preocupar-se, de imediato, em:

  • A.

    conhecer o contexto institucional, os núcleos de decisões, a estrutura de funcionamento de sua área de atuação, as normas, os objetivos e finalidades da instituição

  • B.

    conhecer as normas e regulamentos institucionais para atuar como burocrata competente

  • C.

    elaborar uma programação tendo como base a realidade social da instituição.

  • D.

    criar estratégias que possibilitem administrar recursos institucionais, para estimular a prática individualizada.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A ética profissional do assistente social é pautada em fundamentos ontológicos que definem princípios e valores que se referem à qualidade das relações dos homens em cada sociedade. Acerca dos fundamentos ontológicos da ética, é correto afirmar:

1- A ética, enquanto um espaço de reflexão sobre a moral, apresenta como característica principal a constante indagação sobre o significado dos valores, não se contentando com a aparência dos fenômenos.

2- Os fundamentos da ética profissional do assistente social, pautados em princípios ontológicos do ser social, têm como objetivo: ampliar e consolidar a cidadania, através da garantia de direitos civis, políticos e sociais.

3- Como reflexão ontológica, a ética possibilita a elevação dos valores humano-genéricos, mas sua necessária abstração teórica não a isola da práxis.

4- A ética é, também, uma referência para a práxis político-revolucionária, seja como instrumento teórico-crítico, seja como orientação de valor que aponta para o devir.

O correto está em:

  • A.

    2, 3 e 4, apenas

  • B.

    1, 2, 3 e 4.

  • C.

    1 e 2, apenas.

  • D.

    2 e 4, apenas.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A partir do texto e dos seus conhecimentos sobre o assunto é correto afirmar que são dimensões que compõem a ética profissional:

1- a dimensão filosófica fornece as bases teóricas para uma reflexão ética voltada à compreensão dos valores, princípios e modos de ser ético-morais e oferece os fundamentos para uma concepção ética.

2- o modo de ser (ethos) da profissão que diz respeito: à moralidade profissional (consciência moral dos seus agentes objetivada na teleologia profissional), o que reproduz na imagem social e cria determinadas expectativas; ao produto objetivo das ações profissionais individuais e coletivas (conseqüências ético-políticas).

3- a normatização objetivada no Código de Ética Profissional, com suas normas, direitos, deveres e sanções.

4- a normatização objetivada no Código de Ética Profissional, na Lei Orgânica da Assistência Social.

O correto está em:

  • A.

    1, 3 e 4, apenas

  • B.

    1, 2 e 3, apenas

  • C.

    1, 2, 3 e 4.

  • D.

    2 e 4, apenas.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

As políticas sociais se constituíram num avanço civilizatório no qual se instituíram alguns "freios" aos mecanismos de exploração do trabalho sem, no entanto, solucionar o problema estrutural da natureza excludente desta sociedade. Mesmo assim, desde a década de 70 o mundo vem assistindo a uma reação conservadora contra os direitos sociais que fundamentam aquelas políticas. Sobre as mudanças sofridas pelas políticas sociais identifique nas proposições abaixo aquelas de cunho neoliberal.

1- As políticas sociais devem, paulatinamente, ampliar sua base de direitos sociais porque tal ampliação na cobertura social favorece a competitividade no mercado de trabalho capitalista.

2- O mecanismo da descentralização está relacionado às referidas mudanças, já que o neoliberalismo radicaliza no aspecto da democratização da sociedade.

3- Considerando a provada ineficiência da máquina pública e a eficiência da iniciativa privada, é desejável que se enfatize o mundo privado, diminuindo progressivamente a intervenção estatal.

4- Considerando o aspecto mercadológico presente no embasamento destas mudanças, as políticas sociais precisam ser focalizadas nos coletivos que mais necessitam de assistência, evitando-se com isso a geração de "parasitas sociais" que recebem, sem precisar do Estado.

O correto está apenas em:

  • A.

    3 e 4.

  • B.

    2 e 3.

  • C.

    1 e 4.

  • D.

    2 e 4.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A implantação de programas e projetos sociais por assistentes sociais demanda um importante nível de conhecimento e habilidade para sua efetivação: o domínio das práticas de mobilização e organização comunitária. Sobre este nível do processo de trabalho profissional, é correto afirmar que:

  • A.

    a mobilização comunitária no processo de intervenção profissional não se constitui num conjunto de passos preestabelecidos, mas sim pressupõem uma profunda análise teórica para estabelecer os referenciais da ação e uma capacidade do assistente social de definir alternativas para os sujeitos na intrincada trama de correlação de forças sociais.

  • B.

    as decisões sobre o próprio destino dos sujeitos são limitadas pelas relações de classe, raça, gênero e sociabilidade local; constituindo-se em relações contraditórias de poder e poderes que aumentam ou diminuem no enfrentamento entre as forças sociais. Por isso devem ser reconhecidas no campo da negociação dos conflitos e consensos possíveis.

  • C.

    a organização comunitária, mediatizada pela ação do assistente social, necessita considerar a condição dos grupos sociais a serem trabalhados na sua intrínseca condição de únicos representantes das aspirações da população.

  • D.

    a mobilização e a organização social praticada pelos assistentes sociais no âmbito das organizações públicas ou privadas diante das comunidades assistidas deve evitar a identificação pela população do profissional com a instituição por ele representada, favorecendo com isso maior proximidade política entre ambos.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A intervenção profissional do assistente social precisa atentar para inúmeras determinações e mediações complexas presentes na realidade social. Entre tais mediações, figuram a da participação e do controle social. Sobre estas mediações da intervenção profissional, é correto afirmar que:

1- a participação social nas políticas públicas foi concebida na perspectiva do controle social, no sentido de os setores organizados da sociedade participarem desde suas formulações (planos, programas e projetos), inclusive do acompanhamento de suas execuções, definições da alocação de recursos para atender aos interesses da coletividade.

2- para que o controle social se efetive realmente, faz-se necessário controlar os recursos, pois é na alocação destes que se definem as prioridades, principalmente, num contexto em que o fundo público brasileiro vem favorecendo aos interesses da classe dominante por meio do financiamento da acumulação do capital.

3- o controle social necessariamente implica em competência técnica, daí porque se torna indispensável uma burocracia sob controle do assistente social.

4- a intervenção profissional ao se estabelecer no campo relacional entre distintos grupos e forças sociais implica em processos decisórios; por isso deve forçosamente trabalhar com a dimensão da diversidade cultural e sócio-política, evitando com isso a exclusão de importantes atores sociais.

O correto está somente em:

  • A.

    1 e 3.

  • B.

    1 e 4.

  • C.

    1, 2 e 4.

  • D.

    2 e 3.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O texto acima arrola algumas das principais variáveis que compõem os indicadores de qualidade de vida urbana, e que se não forem considerados devidamente comprometem os níveis desejados de desenvolvimento sustentado. Sobre estes indicadores é correto afirmar que:

1- um dos componentes da qualidade de vida urbana é determinado pelo acesso à água potável, aspecto quase completamente atendido nas grandes cidades brasileiras.

2- pobreza urbana não deve ser medida somente pelos níveis de renda, mas também pelo acesso a serviços públicos como por exemplo: transporte público, saúde, educação e assistência social.

3- a facilidade ou dificuldade que os segmentos de menor poder aquisitivo têm de acessar à propriedade do solo e/ou imóvel urbano é fator decisivo para se medir a qualidade da política habitacional.

4- a falta de equipamentos urbanos como praças públicas, ginásios de esportes e piscinas públicas denunciam uma baixa qualidade de vida urbana, porque deixam desatendidas importantes necessidades humano-sociais que interferem na qualidade da convivência e sociabilidade urbanas.

O correto está somente em:

  • A.

    1, 2 e 3.

  • B.

    2 e 4.

  • C.

    3 e 4.

  • D.

    2, 3 e 4.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

As práticas de auxílio mútuo e de mutirão, ao lado de ações filantrópicas de fundo benemérito ou religioso, são formas de participação social que, do ponto de vista analítico, se inscrevem em uma modalidade de participação:

  • A.

    política.

  • B.

    corporativa.

  • C.

    eleitoral.

  • D.

    assistencialista.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...