Questões de Serviço Social da Universidade da Amazônia (UNAMA)

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O Serviço Social, na qualidade de disciplina profissional inscrita na divisão sócio-técnica do trabalho, necessita apoiar-se nos fundamentos das correntes teórico-metodológicos das Ciências Sociais. Sobre estas matrizes de pensamento que influenciam a profissão é correto afirmar:

1- Na visão funcionalista durkheimeana a compreensão dos fenômenos sociais deve se afastar das representações dos sujeitos ou indivíduos, já que o que interessa à Sociologia são os "fatos sociais", vistos de forma objetiva e distante de juízos de valor.

2- A visão marxiana, baseada na regulação natural da sociedade, sustenta, contrariando a visão positivista, que as análises dos fenômenos sociais devem considerar em primeiro lugar a subjetividade dos sujeitos sociais, pois aí reside sua raiz explicativa.

3- Na visão marxiana a compreensão da realidade social é considerada desde a perspectiva da totalidade social, já que, diferentemente da visão funcionalista, entende que a análise das partes isoladas do todo, desistoricizada, não leva à compreensão da essência da realidade.

4- A matriz positivista, contrária à lógica capitalista, critica a perspectiva marxista devido a sua ideologização da apreciação do real, porque esta aposta na superação do capitalismo de forma espontânea.

O correto está apenas em:

  • A.

    1 e 3.

  • B.

    2 e 4.

  • C.

    1 e 4.

  • D.

    2 e 3.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"A relação dos usuários com as instituições são relações complexas, inseridas em relações de forças e que, por sua vez, podem se estruturar em relações de forças em que o assistente social pode exercer vários papéis, inclusive o de aliado dos dominados, contribuindo para reduzir a desigualdade pressuposta nas próprias relações institucionais. É numa complexa rede de dominação/resistência que se condicionam e constroem as estratégias de ação profissional, considerando-se, ao mesmo tempo, as condições objetivas e os recursos e dispositivos de ação dos atores em presença." (FALEIROS, 1997: 35)

Faleiros destaca que um dos maiores desafios do assistente social no espaço institucional é:

1- o desenvolvimento de estratégias e táticas para a gestão da vida cotidiana da população usuária, conforme as prioridades institucionais.

2- a reorientação de seu cotidiano para facilitar o acesso da população usuária ao saber sobre ela mesma, aos recursos disponíveis e ao poder de decisão.

3- a democratização de informações aos usuários, na direção de consolidar direitos.

4- conceber a instituição como espaço unicamente de reprodução das relações sociais e difusão da ideologia dominante.

O correto está apenas em:

  • A.

    1 e 3.

  • B.

    2 e 4.

  • C.

    1 e 4

  • D.

    2 e 3.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O Sistema Único de Assistência Social – SUAS, orienta-se por uma modalidade de gestão social que está preocupada com os resultados do investimento público. Para assegurar a avaliação e o monitoramento de suas ações, o SUAS elege como instrumentos gestão, além do Plano de Assistência Social, os seguintes:

  • A.

    Conferência de Assistência Social; Gestão de informação, monitoramento e avaliação; Relatório Anual de Gestão.

  • B.

    Orçamento da Assistência Social; Conferência de Assistência Social; Relatório Anual de Gestão.

  • C.

    Orçamento de Assistência Social; Gestão de informação, monitoramento e avaliação; Relatório Anual de Gestão.

  • D.

    Orçamento de Assistência Social; Conselho de Assistência Social, Relatório Anual de Gestão.

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Conforme José Paulo Netto (1996), a questão do espaço profissional não pode ser tomada a partir de um ponto de vista corporativo. O surgimento de outros profissionais, que disputam papéis e atribuições em espaços tradicionais de intervenção do Serviço Social, deverá ser compreendido na dinâmica da divisão sócio-técnica do trabalho e este contexto poderá ser enfrentado positivamente com o desenvolvimento de novas competências. Segundo o autor, essas novas competências estão em uma dupla dimensão:

  • A.

    sócio-política e teórico-instrumental.

  • B.

    técnico-operativa e instrumental.

  • C.

    ético-política e técnica.

  • D.

    ideo-política e teórico-cultural.

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Com a aprovação da Norma Operacional Básica da Assistência Social - NOB/SUAS, em julho de 2005, passou a ter lugar, no interior dos Conselhos de Assistência Social, um argumento que questiona as atribuições das Comissões Intergestora Bipartite - CIB e Comissão Intergestora Tripartite, acusando-as de esvaziar a prerrogativa decisória dos Conselhos. Uma leitura atenta da NOB/SUAS, entretanto, verificará que a referida Norma estabeleceu atribuições distintas entre estas instâncias. Neste sentido, de acordo com a NOB/SUAS, as Comissões Intergestoras são instâncias de:

  • A.

    articulação

  • B.

    pactuação.

  • C.

    deliberação.

  • D.

    articulação e pactuação.

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A seguridade social foi, sem dúvida, uma das novidades da nova concepção e institucionalidade das políticas sociais herdeiras da Constituição de 1988. Sobre este conceito é correto afirmar:

  • A.

    A concepção de seguridade social, incorporada na legislação e nas políticas sociais brasileiras, se fundamenta no princípio bismarkano de contributividade em direção à construção de padrões de justiça e bem-estar sociais.

  • B.

    Um inovador princípio de justiça social foi incluído nesta visão de seguridade quando propõe a universalidade da cobertura e do atendimento.

  • C.

    Esta concepção de seguridade social se diferencia da européia por incluir, entre seus princípios, a exclusividade da ação pública-estatal.

  • D.

    A equidade na forma de participação dos custeios é um objetivo que se explica pelo princípio de igualdade, quer dizer, todos devem custear o sistema de forma igualitária.

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A participação social é um importante instrumento da democracia participativa. Nesta perspectiva, o fortalecimento da sociedade civil é condição essencial ao processo de gestão social. Há, contudo, uma diferença substantiva, muitas vezes negligenciada por analistas desatentos, entre democracia participativa e democracia representativa. Assim, é correto afirmar:

1- Democracia participativa valoriza os indivíduos atomizados, enquanto a democracia representativa apóia-se em atores coletivos.

2- A democracia participativa valoriza os atores coletivos, enquanto a democracia representativa apóia-se nos indivíduos atomizados.

3- Tanto a democracia representativa, quanto a democracia participativa, estruturam-se em torno de atores coletivos.

O correto está somente em:

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    2 e 3.

  • D.

    1 e 3.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

A partir do texto e dos seus conhecimentos sobre o fenômeno da violência, é correto afirmar que são diversas as tentativas de explicar as raízes e os motivos desse fenômeno:

1- O trabalho precoce das crianças é apenas uma face da "naturalização" da violência, neste complexo tecido social.

2- Milhares de crianças e adolescentes impossibilitados de viver sua infância, tornando-se precocemente trabalhadores, vítimas, réus. Trata-se da síntese de uma configuração estrutural excludente.

3- Há duas correntes básicas para explicar os motivos da violência, sobretudo, aquela contra criança e adolescente: uma, que coloca ênfase na sociedade e, em particular, na própria família, influenciando o indivíduo; outra corrente procura as causas no próprio indivíduo.

4- Vivemos num clima social que produz e potencializa a violência. Existem milhões de crianças e adolescentes brasileiros que sobrevivem, privados dos direitos inerentes à infância e à juventude, o que representa a expressão mais óbvia e trágica da organização econômica, política e social do Brasil.

Estão corretas as afirmativas:

  • A.

    1 e 2, apenas.

  • B.

    1, 2 e 3, apenas.

  • C.

    3 e 4, apenas.

  • D.

    1, 2, 3 e 4.

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 No  âmbito  da  ciência  política,  a  expressão  participação  política  é  usada  para  designar  uma variedade de atividades. Para alguns teóricos, há pelo menos três formas de participação. São elas:

  • A.

    presença, passiva e ativação.

  • B.

    passiva, ativação e participação.

  • C.

    presença, participação e ativação.

  • D.

    participação, passiva e presença.

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No mundo moderno _ o mundo da sociedade de classes _ é possível identificar quatro modalidades de participação. A participação corporativa, além de ter uma dimensão pré-política, tem as seguintes características:

  • A.

    é de natureza filantrópica e solidária; visa apenas os interesses particulares.

  • B.

    é de natureza filantrópica; não visa apenas os interesses particulares

  • C.

    visa apenas os interesses particulares; realiza-se tendo em vista a organização da vida social como um todo.

  • D.

    é dedicada à defesa de interesses de grupos específicos; trata-se de uma participação fechada em si mesma.

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