Questões de Serviço Social da Universidade da Amazônia (UNAMA)

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

De acordo com as orientações neoliberais, os direitos sociais assegurados pelas políticas sociais de "nova geração" devem pautar-se pelas seguintes diretrizes:

  • A.

    universalizadoras de acessos e participativas.

  • B.

    residuais e focalizados na pobreza extrema.

  • C.

    comprometidos com a cidadania social.

  • D.

    ampla proteção social pública e baixa participação social.

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O texto acima revela uma vez mais a já conhecida realidade da inaceitável desigualdade social brasileira. Sobre esse fenômeno é correto afirmar que:

  • A.

    um dos fatores que mais contribuem para a não-redução do quadro de desigualdade social no país é o elevado gasto público com políticas sociais, porque retira recurso público do investimento produtivo, que é mais gerador de empregos.

  • B.

    a desigualdade social brasileira tem raízes desde o Brasil-Colônia, devido à mistura racial que está na base da formação do povo brasileiro não favorecer a formação de um povo empreendedor e autônomo.

  • C.

    a concentração de renda expressa nos dados acima está diretamente vinculada à concentração de riqueza, porque numa sociedade patrimonialista a tendência é de que os ricos fiquem mais ricos e os pobres, mais pobres.

  • D.

    considerando os princípios de mercado, as desigualdades, embora em altos níveis, favorecem a competitividade, elemento indispensável para o desenvolvimento social mais igualitário.

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LEIA O TEXTO PARA RESPONDER A QUESTÃO A SEGUIR:

O texto revela o grave problema da concentração de pobreza nas grandes cidades e principalmente nas metrópoles. Sobre este fenômeno é correto afirmar que:

  • A.

    é resultante inevitável do processo de industrialização e urbanização, portanto, preço do progresso, sem o qual nos manteríamos no atraso e no subdesenvolvimento.

  • B.

    o modelo de desenvolvimento adotado no país privilegiou a distribuição da propriedade urbana, atraindo assim um excedente populacional que compõem os pobres e miseráveis das cidades.

  • C.

    embora a argumentação da autora seja correta quanto a falta de políticas institucionais para as grandes metrópoles, não se pode deixar de admitir a melhoria de alguns indicadores de qualidade de vida urbana em todo o país como: acesso ao esgotamento sanitário e à água potável.

  • D.

    sem as políticas compensatórias citadas pela autora, os índices de violência, poluição e miséria social certamente aumentariam, piorando o problema da baixa qualidade de vida zonas periféricas das metrópoles.

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O debate que valoriza a participação da sociedade civil, nos processos de formulação e gestão das políticas sociais, apóia seus argumentos mais notáveis no ideal de democracia participativa. Uma diferença irrevogável entre a democracia participativa e a democracia representativa, consiste em que a democracia participativa:

  • A.

    apóia-se nos indivíduos atomizados, enquanto a democracia representativa apóia-se em atores coletivos.

  • B.

    supervaloriza a individualidade enquanto a democracia representativa minimiza o papel do indivíduo.

  • C.

    apóia-se em atores coletivos, enquanto a democracia representativa apóia-se em indivíduos atomizados.

  • D.

    e a democracia representativa fundam-se nos mesmos ideais.

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O reconhecimento do fazer do assistente social, como trabalho, e de sua inserção em uma dinâmica institucional concreta, que se organiza ocupacional e socialmente como parte das estratégias de enfrentamento das expressões cotidianas da questão social, implica uma nova leitura do instrumental técnico-operativo de trabalho desse profissional. Considerando essa nova leitura, o instrumental técnico-operativo, deixa de:

1- ser visto como decorrente das opções teórico-metodológicas e passa a ser definido apenas pela lógica do trabalho institucional.

2- ser visto como mero conjunto de recursos e passa a ser definido tanto pelos aportes teóricometodológicos do profissional quanto pela lógica do trabalho institucional.

3- ter a centralidade que tinha nas perspectivas metodológicas tradicionais e passa a ser uma decorrência exclusiva das opções metodológicas dos profissionais de Serviço Social.

4- ter uma importância central no trabalho profissional e passa a ser definido apenas em função de necessidades essencialmente técnicas.

O correto está em:

  • A.

    1 e 2, apenas.

  • B.

    2, apenas.

  • C.

    1, 2, 3 e 4.

  • D.

    3, apenas.

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A atitude investigativa e a pesquisa são dimensões constitutivas do trabalho do assistente social, que supõe conhecimento da realidade que se pretende alterar, mais além de sua "fotografia descritiva". O trabalho profissional exige captar e reconstruir os processos sociais desencadeadores das situações vividas, em nível individual e/ou familiar, nas suas múltiplas relações e determinações, permitindo sua interpretação crítica. (IAMAMOTO, Marilda: 2004, p.286) A partir do texto e de seus conhecimentos sobre a intervenção do assistente social com famílias, é correto afirmar que, são tendências atuais do trabalho:

1- abranger o conhecimento das trajetórias de vida e de trabalho; das experiências e privações sociais; da formação cultural dos sujeitos e da rede de sociabilidade de que participam.

2- intervir em fragmentos isolados da vida social dos sujeitos.

3- incidir sobre as situações individuais e/ou familiares, que condensam dimensões, simultaneamente, universais, particulares e singulares da vida em sociedade.

4- Atrelar a vida dos indivíduos singulares com as dimensões estruturais e conjunturais que os conformam, desafio que requer formação teórico-metodológica que conduza a análise na perspectiva da totalidade.

O correto está em:

  • A.

    1, 3 e 4, apenas.

  • B.

    2, 3 e 4, apenas.

  • C.

    1, 2, 3 e 4.

  • D.

    1, 2 e 3, apenas.

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Compreendendo a descentralização como processo de redistribuição de poderes e competências institucionais entre os entes federados, é correto afirmar que:

  • A.

    toda descentralização resulta em municipalização.

  • B.

    toda municipalização corresponde à descentralização.

  • C.

    a municipalização não representa descentralização.

  • D.

    a descentralização municipalizadora confisca a soberania municipal.

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Do ponto de vista teórico, a prerrogativa de controle social atribuída à sociedade civil nas políticas de saúde e assistência social, envolve o desenvolvimento e a afirmação de diferentes competências. que são:

  • A.

    Política, Técnica e Ética.

  • B.

    Política, Participativa e Técnica.

  • C.

    Política, Participativa e Técnica.

  • D.

    Participativa, Técnica e Ética.

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Sistema Único de Assistência Social (SUAS) orienta-se pelos princípios da democratização e da diretriz da descentralização, que se concretizam na implantação e fortalecimento das instâncias de articulação, de pactuação e de deliberação. De acordo com a NOB/SUAS estas instâncias são, respectivamente:

  • A.

    Fóruns, Comissões Intergestoras; Conselhos de Assistência Social.

  • B.

    Comissões Intergestoras; Fóruns; Conselhos de Assistência Social.

  • C.

    Conselhos de Assistência Social; Comissões Intergestoras; Fóruns.

  • D.

    Fóruns; Conselhos de Assistência Social; Comissões Intergestoras.

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De acordo com a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social – (NOB/SUAS), os principais instrumentos de gestão, são:

  • A.

    Conferência de Assistência Social; Plano de Assistência Social; Orçamento da Assistência Social; Conselho de Assistência Social.

  • B.

    Plano de Assistência Social; Orçamento da Assistência Social; Gestão da Informação, monitoramento e avaliação; Relatório Anual de Gestão.

  • C.

    Relatório Anual de Gestão; Conselho de Assistência Social; Plano de Assistência Social; Gestão da informação, monitoramento e avaliação.

  • D.

    Conferência da Assistência Social; Relatório Anual de Gestão; Gestão de informação, monitoramento e avaliação; Plano de Assistência Social.

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