Questões de Serviço Social da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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“Passagem de serviços e encargos por meio da descentralização das ações político-administrativas, com a adequada distribuição de poderes político e financeiro, de forma desburocratizante, participativa, não autoritária, democrática e desconcentradora do poder”. Esse é um conceito de

  • A. universalização.
  • B. parceria.
  • C. municipalização.
  • D. privatização.
  • E. focalização.

O avanço internacional do regime neoliberal provocou a financeirização do Estado, a erosão da democracia e o empobrecimento da cidadania como tendências globais, inclusive em países centrais. Desde 1990, com pretensões de aliviar os casos mais extremos de aflição e pobreza e evitar tensões sociais, os organismos internacionais voltam-se

  • A. à universalização do acesso às políticas sociais básicas.
  • B. ao financiamento maciço pelo capital de programas sociais.
  • C. a mudanças na relação cidadão/Estado que acompanham a hegemonia de critérios sociais.
  • D. ao avanço de novos atores globais que representam os interesses dos trabalhadores.
  • E. a programas dirigidos aos segmentos sociais mais vulneráveis.

Os anos 1990 foram palco de um complexo processo de regressões no âmbito do Estado e da universalização dos direitos, desencadeando novos elementos que se contrapõem ao processo de democratização política, econômica e social em nosso país, no contexto de crise e reorganização do capitalismo em escala internacional. Esse quadro desencadeia profundas transformações societárias, determinadas

I. pela reiteração de velhas formas de enfrentamento da questão social;

II. pelas mudanças na esfera do trabalho;

III. pela reforma gerencial do Estado;

IV. pelas melhorias nas relações público privado;

V. pelos processos de redefinição dos sistemas de proteção social.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A. I, II e III.
  • B. I, III e IV.
  • C. II, III e IV.
  • D. II, III e V.
  • E. III, IV e V.

A fragmentação é uma das características históricas das políticas sociais brasileiras, pois essas políticas são concebidas setorialmente, como se o social fosse a simples somatória de setores da vida, sem articulação, em uma apreensão parcializada da realidade social. Consequentemente, as ações profissionais acabam por se fragmentar,

  • A. assumindo um caráter pontual e localizado.
  • B. necessárias que são em sociedades igualitárias.
  • C. considerando sua característica empírica.
  • D. considerados os contextos de vulnerabilidade social.
  • E. em uma perspectiva emancipadora.

A intersetorialidade pode ser compreendida como a articulação de saberes e experiências para o planejamento, a realização de avaliação de políticas, programas e projetos, cujo fim é alcançar resultados cooperativos em situações complexas. Mais do que justapor ou compor projetos que continuem sendo formulados e realizados setorialmente, a intersetorialidade traz um conjunto de implicações para a ação do Estado, entre as quais se destacam dois aspectos. São os desafios relacionados:

I. a ameaça que a intersetorialidade representa para a preservação de saberes próprios de uma determinada área do conhecimento;

II. a necessária composição dos sujeitos sociais envolvidos na perspectiva da negociação implícita nos encaminhamentos intersetoriais;

III. os desafios relacionados aos resultados e impactos da intervenção;

IV. a sensibilização de uma dada equipe profissional para a incorporação da perspectiva de totalidade com vistas a alcançar objetivos comuns;

V. as políticas focalizadas territorialmente, em segmentos da população.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. III e IV.
  • D. III e V.
  • E. IV e V.

Em contraposição à lógica prevalente dos estudos socioeconômicos desenvolvida sob a chancela do serviço social de caso, outra lógica para o encaminhamento desses estudos foi sendo engendrada, a partir da aproximação do Serviço Social da teoria social de Marx, que permitiu tanto o avanço do debate teórico-metodológico da profissão, quanto a construção de seu projeto ético-político. A partir dessa nova perspectiva paradigmática os estudos socioeconômicos ganham uma nova configuração. Eles passam a ser entendidos como

I. fundamentais no enfrentamento das expressões da questão social;

II. procedimentos possíveis em um cenário de desigualdades sociais geradas pelo capitalismo tardio, no caso brasileiro;

III. ações significativas no processo de efetivação, garantia e ampliação de direitos;

IV. estratégias de enfrentamento do cotidiano profissional repleto de pressões;

V. opção metodológica condizente com o projeto ético- -político do Serviço Social.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e III.
  • D. III e IV.
  • E. IV e V.

Para quê, para quem e como pesquisamos? Essas são as indagações centrais quando reconhecemos o cotidiano como categoria de investigação e vemos a pesquisa como uma dimensão integrante do exercício profissional dos assistentes sociais, como uma condição para se formular respostas capazes de impulsionar a elaboração de propostas profissionais que tenham efetividade e permitam atribuir materialidade aos princípios ético-políticos norteadores do projeto profissional. A postura investigativa em Serviço Social valoriza a pesquisa

  • A. puramente qualitativa, em vista do objeto de intervenção do Serviço Social.
  • B. descritiva, em detrimento à pesquisa objetiva a partir do olhar do pesquisador.
  • C. instrumental, na versão estudo de caso motivada pela identidade com sua prática.
  • D. estatística, como pressuposto fundamental para formulações conceituais.
  • E. na perspectiva qualitativa, em articulação com a pesquisa quantitativa.

Historicamente, orientação e acompanhamento são termos largamente utilizados pelos assistentes sociais, para referenciar um arco bastante grande de ações profissionais, especialmente o atendimento individual. Pode-se dizer que discutir ___________ orientação e acompanhamento, em uma perspectiva sócio-histórica, significa discutir dessas ações, uma vez que interferem diretamente na formação de condutas e subjetividades de sujeitos que frequentam o cotidiano dos diferentes espaços sócio-ocupacionais do Serviço Social.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.

  • A. o aspecto impositivo
  • B. o caráter educativo
  • C. o sentimento nobre
  • D. a busca de consenso
  • E. a marca da simplicidade

A pesquisa faz parte do arsenal metodológico do Serviço Social. Entende-se pesquisa como um processo no qual o pesquisador tem uma atitude e uma prática teórica de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente, pois realiza uma atividade de aproximações sucessivas da realidade, refletindo posições frente a essa realidade. Desse modo, ao considerar a pesquisa qualitativa, todo objeto de estudo apresenta especificidades, pois ele:

I. é a-histórico;

II. apresenta uma identidade com o sujeito;

III. é intrínseca e extrinsecamente ideológico;

IV. é essencialmente qualitativo;

V. exclui o uso de dados quantitativos.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A. I, II e III.
  • B. I, III e IV.
  • C. II, III e IV.
  • D. II, IV e V.
  • E. III, IV e V.

A definição de Serviço Social deve ser entendida em uma perspectiva histórica e teórica, levando em conta o contexto em que foi formulada e seus pressupostos. A articulação entre a ação paliativa, curativa e preventiva fez parte da definição de Serviço Social, tendo como valor a justiça social principalmente fundada na construção de uma profissão cristã. Nessa visão da profissão, predominam as questões da ____________ do sujeito a seu meio, a suas condições de trabalho, aos valores dominantes, ou da ___________ consigo mesmo.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

  • A. identificação ... intervenção
  • B. adaptação ... melhora da satisfação
  • C. inclusão ... recuperação do equilíbrio
  • D. autonomia ... insatisfação
  • E. reintegração ... reflexão
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