Questões de Serviço Social da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Serviço Social da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Refrações da questão social como a violência, preconceitos, discriminações e tantas outras, desafiam os assistentes sociais diariamente, sendo-lhes demandadas questões que, por sua vez, implicam diálogo com profissionais de diversas áreas. No Serviço Social, a interdisciplinaridade pode ser trabalhada como uma possibilidade já a partir da formação profissional, na medida em que há uma profunda articulação do conhecimento advindo de uma formação que se pretende

  • A. tecnicista, que privilegia a instrumentalidade.
  • B. particular, portadora de uma metodologia ampla.
  • C. científica, amparada pela pesquisa motivacional.
  • D. específica, com o predomínio do pensamento racional.
  • E. generalista, voltada para a busca da unidade.

Um dos lócus onde a prática profissional do assistente social predominantemente ocorre, sob vínculo empregatício e assalariado, é o das instituições. Ali, no cotidiano do trabalho, o sujeito se depara com atividades normatizadas, técnico-burocráticas onde, via de regra, a preocupação está mais voltada para a produção quantitativa do que para resultados qualitativos e duradouros. Mesmo reconhecendo que os embates, os desafios que o cotidiano coloca ao profissional frequentemente o obrigam a respostas imediatas, há que se considerar que essas respostas, mesmo as mais imediatas e cotidianas, contêm em si uma

  • A. condicionante profissional.
  • B. requisição necessária.
  • C. referência à consciência.
  • D. solicitação primária.
  • E. tendência axiológica.

Particularmente a partir dos anos 1990, as várias manifestações da questão social, sob a órbita do capital, são acompanhadas pela privatização da política social pública, cuja implementação passa a ser delegada a organismos privados da sociedade civil. Ao mesmo tempo, o pensamento neoliberal opera uma profunda despolitização da questão social ao desqualificá-la como questão pública, política e nacional, estimulando ações voltadas para a

  • A. refilantropização do social.
  • B. ampliação da demanda.
  • C. eficiência dos serviços.
  • D. reivindicação do usuário.
  • E. legitimidade socioassistencial.

A retração do Estado quanto ao enfrentamento da questão social, mediante a transferência de suas responsabilidades para o terceiro setor, interfere na orientação e na funcionalidade das políticas sociais e, por consequência, na profissão que sofre alterações na sua demanda, no seu campo de atuação, na sua modalidade de intervenção e no seu vínculo empregatício. Nesse processo, um aspecto que se destaca refere-se ao espaço profissional- -ocupacional dos assistentes sociais, que passa a ceder lugar às chamadas organizações sociais, imbuídas dos princípios de ajuda e solidariedade e que pode levar

  • A. à reposição técnico-operativa.
  • B. à desprofissionalização do atendimento social.
  • C. à desqualificação do acesso.
  • D. à recomposição prática e instrumental.
  • E. ao esgotamento das ofertas sociais.

No período da ditadura militar no Brasil, a sociedade, mesmo sem estar organizada e sem expressão política plena, combateu o Estado autoritário. No entanto, grupos como a classe operária, os trabalhadores rurais, os jovens da classe média, grupos femininos e feministas, de vizinhança e moradores, etc. ocuparam um lugar subalterno em face do Estado, dados os limites institucionais impostos em relação às suas reivindicações. Em diferentes momentos, os interesses desses grupos, desigualmente atingidos por diversas intervenções do governo ditatorial manifestaram-se

  • A. de forma unívoca, em vista do interesse do bem maior da sociedade.
  • B. pelas evidências do protagonismo de massa, pleno de coragem.
  • C. em favor do Estado, pelas possibilidades históricas abertas.
  • D. como interesses particularistas, sem conexão uns com os outros.
  • E. estrategicamente posicionados em relação ao partido dominante.

Questões relacionadas às políticas estatais de corte social vêm se constituindo em tema cada vez mais presente nas análises e nos estudos de profissionais envolvidos no campo das políticas sociais públicas no país. Uma primeira análise sobre a questão mostra que as políticas sociais no Brasil nascem e se desenvolvem na perspectiva de enfrentamento da questão social. Esse tratamento que o Estado vem dispensando aos segmentos mais pauperizados insere-se no contexto contraditório das mudanças econômicas, sociais e políticas que caracterizam o desenvolvimento capitalista no Brasil, correspondendo a

  • A. uma superação do modelo do Estado de bem estar social.
  • B. uma afirmação assistencialista do Estado moderno.
  • C. um idêntico padrão de política adotado nos países desenvolvidos.
  • D. uma completa supressão de práticas fisiológicas e clientelistas.
  • E. uma modalidade assistencial de fazer política no campo social.

O assistencialismo é uma das atividades sociais que as classes dominantes, historicamente, implementaram para reduzir a miséria que geravam e para perpetuar o sistema de exploração do trabalhador. Essa atividade, em diferentes momentos históricos, adquiriu contornos diversos devido a diferentes influências, constituindo-se uma parte da lógica capitalista. O assistencial torna-se a única face possível do capitalismo a justificar as desigualdades sociais. No entanto, o que determina se a prática assistencial é assistencialista ou não é a

  • A. hierarquização da ação educativa frente ao serviço concreto.
  • B. simples presença do benefício intermediando a ação profissional.
  • C. orientação ideológico-política dessa prática.
  • D. leitura particular e precisa da profissão.
  • E. prestação de serviços assistenciais.

“O parecer social é elaborado a partir de um estudo social e o formaliza, expressando a conclusão profissional sobre a circunstância analisada, tendo como parâmetro os objetivos que originaram a solicitação do estudo. O parecer deve subsidiar a concessão de diversos interesses dos usuários, dentre eles, benefícios sociais, decisões médicas, judiciais, e a sua inclusão em serviços e programas. Ele deve, portanto, garantir direitos, sustentando o compromisso ético-político do profissional com

  • A. o sistema político-econômico vigente.”
  • B. a população atendida.”
  • C. os postulados referentes à humanização do trabalho.”
  • D. a classe burguesa.”
  • E. os valores morais vigentes.”

Na perspectiva sócio-histórica, a prática profissional procura estabelecer a correlação entre as demandas institucionais e as demandas da própria profissão. Quando essa correlação é estabelecida, vislumbra-se o cotidiano profissional nos espaços sócio-ocupacionais e se revela, na rotina diária, que as demandas sociais

  • A. restringem-se aos projetos de redução das desigualdades sociais.
  • B. ampliam os pressupostos de todas as ciências das humanidades.
  • C. sobrepõem-se à atuação interdisciplinar.
  • D. ultrapassam a capacidade de respostas das instituições.
  • E. limitam-se ao contexto de pobreza econômica que caracteriza o país.

Colocada como fundamento e limite do conhecer e do objeto humanizado, a prática social tem validade ao refletir as relações sociais reais que, por esta razão, são consideradas relações históricas, dinâmicas, processuais e transitórias. A prática social pode validar uma teoria em determinadas condições sócio- -históricas, uma vez que a teoria pode ser reconhecida na prática, mas isso não pode ser interpretado como uma passagem direta para as práticas profissionais. Ou seja, quando se trata da relação teórico-metodológica da prática profissional, é necessária a captação dos nexos, das mediações e das particularidades relativas

  • A. ao campo profissional.
  • B. ao resultado esperado.
  • C. à delimitação de objetivos claros.
  • D. à proposta em curso.
  • E. à dinâmica institucional.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...